Cientistas da NASA criam ventilador de produção rápida em apenas 37 dias

Uma equipa de engenheiros da NASA construiu um ventilador protótipo projetado expressamente para produção em massa rápida e fácil. O dispositivo pode aliviar a escassez de suprimentos nos Estados Unidos e em todo o mundo à medida que a pandemia da covid-19 continua.

“Somos especializados em naves espaciais, não na fabricação de dispositivos médicos”, disse Michael Watkins, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em comunicado. “Mas engenharia excelente, testes rigorosos e prototipagem rápida são algumas das nossas especialidades. Quando as pessoas da JPL perceberam que poderiam ter o que é necessário para apoiar a comunidade médica e a comunidade em geral, sentiram que era seu dever partilhar a sua engenhosidade, experiência e motivação”.

Os seus esforços resultaram num ventilador de alta pressão chamado VITAL, de acordo com o Gizmodo. O dispositivo, desenvolvido em apenas 37 dias, ainda precisa ser de aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos, mas poderia aliviar a pressão em hospitais e outros estabelecimentos de saúde durante a pandemia de covid-19.

O facto de os ventiladores serem escassos nos Estados Unidos e noutros lugares é frustrante, mas também compreensível. A doença é particularmente brutal nos pulmões, daí a necessidade de mais ventiladores do que estão prontamente disponíveis.

O VITAL pode ajudar a aliviar a escassez, uma vez que pode ser construído e mantido com mais rapidez e facilidade do que os projetos convencionais. Requer menos componentes, muitos dos quais podem ser adquiridos através das cadeias de suprimentos existentes.

O VITAL também possui um formato flexível, o que significa que pode ser adaptado para vários ambientes de assistência médica.

Como outros ventiladores, o VITAL exigirá que os pacientes sejam sedados e um tubo inserido nas suas vias aéreas. Depois, o VITAL fornece ventilação assistida mecanicamente aos pacientes que não conseguem respirar sozinhos ou que têm uma condição grave chamada síndrome do desconforto respiratório agudo.

O VITAL tem uma vida útil limitada e as máquinas não devem ser usadas durante mais de vários meses. Os ventiladores hospitalares tradicionais, em comparação, podem durar anos.

Segundo a NASA, o VITAL é uma solução feita para ajudar com a pandemia do covid-19.

Falta ainda que o dispositivo seja aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), o que a NASA disse que parece provável, uma vez que o dispositivo teve um bom desempenho durante os testes no Laboratório de Simulação Humana do Monte Sinai.

Além disso, a NASA está a usar a rota rápida de emergência, na qual os conceitos podem ser aprovados pelo regulador em dias em vez de anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …