/

Cientistas da NASA criam ventilador de produção rápida em apenas 37 dias

Uma equipa de engenheiros da NASA construiu um ventilador protótipo projetado expressamente para produção em massa rápida e fácil. O dispositivo pode aliviar a escassez de suprimentos nos Estados Unidos e em todo o mundo à medida que a pandemia da covid-19 continua.

“Somos especializados em naves espaciais, não na fabricação de dispositivos médicos”, disse Michael Watkins, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em comunicado. “Mas engenharia excelente, testes rigorosos e prototipagem rápida são algumas das nossas especialidades. Quando as pessoas da JPL perceberam que poderiam ter o que é necessário para apoiar a comunidade médica e a comunidade em geral, sentiram que era seu dever partilhar a sua engenhosidade, experiência e motivação”.

Os seus esforços resultaram num ventilador de alta pressão chamado VITAL, de acordo com o Gizmodo. O dispositivo, desenvolvido em apenas 37 dias, ainda precisa ser de aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos, mas poderia aliviar a pressão em hospitais e outros estabelecimentos de saúde durante a pandemia de covid-19.

O facto de os ventiladores serem escassos nos Estados Unidos e noutros lugares é frustrante, mas também compreensível. A doença é particularmente brutal nos pulmões, daí a necessidade de mais ventiladores do que estão prontamente disponíveis.

O VITAL pode ajudar a aliviar a escassez, uma vez que pode ser construído e mantido com mais rapidez e facilidade do que os projetos convencionais. Requer menos componentes, muitos dos quais podem ser adquiridos através das cadeias de suprimentos existentes.

O VITAL também possui um formato flexível, o que significa que pode ser adaptado para vários ambientes de assistência médica.

Como outros ventiladores, o VITAL exigirá que os pacientes sejam sedados e um tubo inserido nas suas vias aéreas. Depois, o VITAL fornece ventilação assistida mecanicamente aos pacientes que não conseguem respirar sozinhos ou que têm uma condição grave chamada síndrome do desconforto respiratório agudo.

O VITAL tem uma vida útil limitada e as máquinas não devem ser usadas durante mais de vários meses. Os ventiladores hospitalares tradicionais, em comparação, podem durar anos.

Segundo a NASA, o VITAL é uma solução feita para ajudar com a pandemia do covid-19.

Falta ainda que o dispositivo seja aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), o que a NASA disse que parece provável, uma vez que o dispositivo teve um bom desempenho durante os testes no Laboratório de Simulação Humana do Monte Sinai.

Além disso, a NASA está a usar a rota rápida de emergência, na qual os conceitos podem ser aprovados pelo regulador em dias em vez de anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.