Cientistas da NASA criam ventilador de produção rápida em apenas 37 dias

Uma equipa de engenheiros da NASA construiu um ventilador protótipo projetado expressamente para produção em massa rápida e fácil. O dispositivo pode aliviar a escassez de suprimentos nos Estados Unidos e em todo o mundo à medida que a pandemia da covid-19 continua.

“Somos especializados em naves espaciais, não na fabricação de dispositivos médicos”, disse Michael Watkins, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em comunicado. “Mas engenharia excelente, testes rigorosos e prototipagem rápida são algumas das nossas especialidades. Quando as pessoas da JPL perceberam que poderiam ter o que é necessário para apoiar a comunidade médica e a comunidade em geral, sentiram que era seu dever partilhar a sua engenhosidade, experiência e motivação”.

Os seus esforços resultaram num ventilador de alta pressão chamado VITAL, de acordo com o Gizmodo. O dispositivo, desenvolvido em apenas 37 dias, ainda precisa ser de aprovado pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos, mas poderia aliviar a pressão em hospitais e outros estabelecimentos de saúde durante a pandemia de covid-19.

O facto de os ventiladores serem escassos nos Estados Unidos e noutros lugares é frustrante, mas também compreensível. A doença é particularmente brutal nos pulmões, daí a necessidade de mais ventiladores do que estão prontamente disponíveis.

O VITAL pode ajudar a aliviar a escassez, uma vez que pode ser construído e mantido com mais rapidez e facilidade do que os projetos convencionais. Requer menos componentes, muitos dos quais podem ser adquiridos através das cadeias de suprimentos existentes.

O VITAL também possui um formato flexível, o que significa que pode ser adaptado para vários ambientes de assistência médica.

Como outros ventiladores, o VITAL exigirá que os pacientes sejam sedados e um tubo inserido nas suas vias aéreas. Depois, o VITAL fornece ventilação assistida mecanicamente aos pacientes que não conseguem respirar sozinhos ou que têm uma condição grave chamada síndrome do desconforto respiratório agudo.

O VITAL tem uma vida útil limitada e as máquinas não devem ser usadas durante mais de vários meses. Os ventiladores hospitalares tradicionais, em comparação, podem durar anos.

Segundo a NASA, o VITAL é uma solução feita para ajudar com a pandemia do covid-19.

Falta ainda que o dispositivo seja aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), o que a NASA disse que parece provável, uma vez que o dispositivo teve um bom desempenho durante os testes no Laboratório de Simulação Humana do Monte Sinai.

Além disso, a NASA está a usar a rota rápida de emergência, na qual os conceitos podem ser aprovados pelo regulador em dias em vez de anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal acusa comissão promotora de a tentar impedir de participar no desfile do 25 de Abril

A Iniciativa Liberal (IL) acusou, esta terça-feira, a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo …

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …