Cientistas desenvolvem teste que deteta Ébola em meia hora

European Commission DG ECHO

Combate ao Ébola na África Ocidental

Combate ao Ébola na África Ocidental

Investigadores da universidade japonesa de Nagasaki desenvolveram um método simples e barato que pode detetar a presença do vírus Ébola em meia hora.

Desenvolvido por cientistas em conjunto com a empresa Eiken, o novo método ajudará a detetar, de forma mais rápida, o vírus, que pode levar à morte e que está a afetar gravemente vários países da África Ocidental, onde já causou mais de 1.500 mortes.

O novo exame, que utiliza uma substância desenvolvida para detetar apenas os genes específicos do vírus, amplificando-os ou aumentando-os, pode ser feito num tubo de ensaio aquecido até 60ºC ou 65ºC.

Para a realização de todo o processo é necessária apenas uma pequena pilha, sendo assim adequado para as regiões afetadas pelo Ébola, disse o responsável pelo Departamento de Doenças Infeciosas da Universidade de Nagasaki, Jiro Yasuda.

O procedimento mais utilizado atualmente, o teste molecular RT-PCR, demora até 24 horas, requer uma equipa dedicada e fornecimento estável de eletricidade, o que torna difícil aplicá-lo nas regiões com escassa infraestrutura energética.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a epidemia do Ébola, que afeta a África Ocidental, é uma das emergências sanitárias mais complexas dos últimos anos, e que são necessários pelo menos 490 milhões de dólares (cerca de 375 milhões de euros) para tentar conter os contágios, que estão a aumentar de forma significativa.

No atual surto, o vírus do Ébola contagiou 3.069 pessoas, das quais 1.552 morreram, de acordo com o mais recente levantamento da OMS.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.