Há uma nova solução natural contra a acne que pode mudar a vida de quem sofre deste problema.
Trata-se de vinagre de bambu que contém numerosos compostos orgânicos, mostrando-se assim promissor em cosméticos devido às suas propriedades anti-acne.
De acordo com o SciTechDaily, o processo dá-se através de um sistema refinado de libertação controlada que minimiza a irritação da pele e aumenta os efeitos bacteriostáticos, com potencial para utilizações mais amplas.
O vinagre de bambu é um líquido concentrado, derivado do bambu, através de um processo anaeróbico de alta temperatura. É composto por mais de 200 compostos orgânicos, incluindo ácidos orgânicos, fenóis, cetonas, álcoois e éstreres, sendo o ácido acético o componente principal.
Embora o vinagre de bambu tenha sido aprovado pela China Food and Drug Administration como matéria-prima cosmética, o vinagre de bambu disponível no mercado contém frequentemente impurezas cuja eficácia não é clara e os compostos fenólcios e hidrocarbonetos aromáticos nele contidos podem ser nocivos para os seres humanos.
No entanto, o vinagre de bambu tem potencial anti-acne, especialmente contra o efeito inibidor da Propionibacterium acnes, o microrganismo chave na patogénese da acne.
Embora os antibióticos sejam normalmente utilizados para tratar a acne, as preocupações com a resistência aos medicamentos têm limitado a sua utilização.
Num estudo publicado, em junho, no Journal of Dermatologic Science and Cosmetic Technology, uma equipa de investigadores da Central South University of Forestry and Technology, na China, explorou o mecanismo do sistema de libertação controlada do vinagre de bambu e o seu potencial de aplicação em cosméticos.
“O vinagre de bambu foi refinado através de destilação a pressão reduzida, o que aumentou o teor de ácidos orgânicos, reduziu o teor de alcatrão e melhorou os ingredientes ativos, minimizando os componentes nocivos”, explica Sheng Zhang, autor correspondente.
“Utilizámos carvão de bambu ativado para absorver o vinagre de bambu, permitindo uma libertação gradual durante um período superior a duas horas, demonstrando efetivamente um efeito de libertação lenta”.
Os resultados sugerem que o vinagre de bambu refinado pode ser uma matéria-prima promissora para formulações cosméticas anti-acne. A taxa de libertação do complexo carvão de bambu/vinagre de bambu em água atingiu 70,57% em 15 minutos e depois abrandou para um patamar.
Este comportamento de libertação lenta está de acordo com o modelo Ritger-Peppas, que é vantajoso para reduzir a irritação da pele e prolongar a duração bacterisotática.
“As descobertas apresentam um novo conceito para cosméticos anti-acne e estabelecem as bases para novas pesquisas sobre o uso de sistemas de libertação lenta de vinagre de bambu com carvão de bambu como transportador”, acrescenta Zhang.
“Estudos futuros devem explorar benefícios cosméticos adicionais do vinagre de bambu, tais como a remoção da caspa, efeitos antirrugas, e muito mais”.