Cientistas confirmam: as estrelas são a fonte de produção de elementos pesados

JPL-Caltech / NASA

Impressão de artista de um buraco negro rodeado por nuvens extremamente densas de gás e poeira.

Impressão de artista de um buraco negro rodeado por nuvens extremamente densas de gás e poeira.

Uma equipa de astrónomos norte-americanos usou novos dados para mostrar que as estrelas são responsáveis pela produção de pó em escalas galácticas.

As galáxias são imaginadas como grandes massas cintilantes com estrelas, mas também contêm muito gás e poeira.

Agora, um grupo de astrónomos da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA, revela que as estrelas são, realmente, responsáveis pela produção de poeira em escalas galácticas – componente chave de planetas rochosos como a Terra.

A professora no departamento de astronomia e física da UCLA, Jean Turner, a estudante Michelle Consiglio, e outros dois colaboradores, observaram uma galáxia que está a cerca de 33 milhões de anos-luz.

Os investigadores concentraram-se na galáxia, chamada “II Zw 40”, porque está a formar estrelas e, portanto, é útil para testar teorias sobre a formação das mesmas.

“Esta galáxia tem uma das maiores regiões formadoras de estrelas no universo local”, explica Turner.

Os cientistas obtiveram imagens da II Zw 40 através do telescópio Atacama Large Millimeter / Submillimeter Array (ALMA). Este telescópio, localizado no deserto do Atacama, no Chile, é composto por um conjunto de 66 telescópios individuais que funcionam como um grande observatório.

De acordo com o estudo publicado na revista Astrophysical Journal Letters, os especialistas observaram a região central da II Zw 40, uma parte da galáxia com dois jovens aglomerados de estrelas, cada um com aproximadamente um milhão de estrelas.

Ao recolher as imagens dos aglomerados de estrelas da galáxia em diferentes comprimentos de onda, foi construído um mapa que permitiu averiguar a poeira da galáxia.

“Se olharmos para a Via Láctea no céu, parece irregular e manchada devido à poeira que bloqueia a luz”, explica Turner.

Os cientistas testaram se a localização da poeira da galáxia era consistente com a localização dos aglomerados de estrelas da galáxia, e descobriram que estava concentrada dentro de uma área de aproximadamente 320 anos-luz dos aglomerados de estrelas.

“A poeira está concentrada perto do aglomerado duplo”, diz Turner.

(dr) S. M. Consiglio et al / UCLA

Na galáxia II Zw 40 (a amarelo) a poeira estelar está perto dos aglomerados de estrelas (laranja)

Na galáxia II Zw 40 (a amarelo) a poeira está perto dos aglomerados de estrelas (laranja)

Há muito tempo que os cientistas defendem que as estrelas produzem poeira ao expulsar os elementos fundidos no seu interior, enriquecendo as suas galáxias hospedeiras com elementos mais pesados que o hidrogénio e o hélio.

No entanto, os dados astronómicos não confirmavam essa teoria, até hoje.

“Procurávamos este enriquecimento em larga escala, mas ainda não o tínhamos visto. Agora, estamos a observar o enriquecimento em escala galáctica e a sua origem”, destaca Turner.

Os cientistas propõem que o enriquecimento de poeira é tão óbvio nos aglomerados de II Zw 40 porque estes contêm um grande número de estrelas maciças que são as produtoras da poeira.

“As escalas de tempo evolutivas delas são curtas o suficiente para que consigamos ver a poeira antes que se disperse”, afirma Turner.

Esses novos resultados motivam os especialistas a observar mais aglomerados de estrelas, de modo a entender melhor a sua evolução e como enriquecem o seu ambiente com a poeira interestelar.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …