Cientistas confirmam: as estrelas são a fonte de produção de elementos pesados

JPL-Caltech / NASA

Impressão de artista de um buraco negro rodeado por nuvens extremamente densas de gás e poeira.

Impressão de artista de um buraco negro rodeado por nuvens extremamente densas de gás e poeira.

Uma equipa de astrónomos norte-americanos usou novos dados para mostrar que as estrelas são responsáveis pela produção de pó em escalas galácticas.

As galáxias são imaginadas como grandes massas cintilantes com estrelas, mas também contêm muito gás e poeira.

Agora, um grupo de astrónomos da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA, revela que as estrelas são, realmente, responsáveis pela produção de poeira em escalas galácticas – componente chave de planetas rochosos como a Terra.

A professora no departamento de astronomia e física da UCLA, Jean Turner, a estudante Michelle Consiglio, e outros dois colaboradores, observaram uma galáxia que está a cerca de 33 milhões de anos-luz.

Os investigadores concentraram-se na galáxia, chamada “II Zw 40”, porque está a formar estrelas e, portanto, é útil para testar teorias sobre a formação das mesmas.

“Esta galáxia tem uma das maiores regiões formadoras de estrelas no universo local”, explica Turner.

Os cientistas obtiveram imagens da II Zw 40 através do telescópio Atacama Large Millimeter / Submillimeter Array (ALMA). Este telescópio, localizado no deserto do Atacama, no Chile, é composto por um conjunto de 66 telescópios individuais que funcionam como um grande observatório.

De acordo com o estudo publicado na revista Astrophysical Journal Letters, os especialistas observaram a região central da II Zw 40, uma parte da galáxia com dois jovens aglomerados de estrelas, cada um com aproximadamente um milhão de estrelas.

Ao recolher as imagens dos aglomerados de estrelas da galáxia em diferentes comprimentos de onda, foi construído um mapa que permitiu averiguar a poeira da galáxia.

“Se olharmos para a Via Láctea no céu, parece irregular e manchada devido à poeira que bloqueia a luz”, explica Turner.

Os cientistas testaram se a localização da poeira da galáxia era consistente com a localização dos aglomerados de estrelas da galáxia, e descobriram que estava concentrada dentro de uma área de aproximadamente 320 anos-luz dos aglomerados de estrelas.

“A poeira está concentrada perto do aglomerado duplo”, diz Turner.

(dr) S. M. Consiglio et al / UCLA

Na galáxia II Zw 40 (a amarelo) a poeira estelar está perto dos aglomerados de estrelas (laranja)

Na galáxia II Zw 40 (a amarelo) a poeira está perto dos aglomerados de estrelas (laranja)

Há muito tempo que os cientistas defendem que as estrelas produzem poeira ao expulsar os elementos fundidos no seu interior, enriquecendo as suas galáxias hospedeiras com elementos mais pesados que o hidrogénio e o hélio.

No entanto, os dados astronómicos não confirmavam essa teoria, até hoje.

“Procurávamos este enriquecimento em larga escala, mas ainda não o tínhamos visto. Agora, estamos a observar o enriquecimento em escala galáctica e a sua origem”, destaca Turner.

Os cientistas propõem que o enriquecimento de poeira é tão óbvio nos aglomerados de II Zw 40 porque estes contêm um grande número de estrelas maciças que são as produtoras da poeira.

“As escalas de tempo evolutivas delas são curtas o suficiente para que consigamos ver a poeira antes que se disperse”, afirma Turner.

Esses novos resultados motivam os especialistas a observar mais aglomerados de estrelas, de modo a entender melhor a sua evolução e como enriquecem o seu ambiente com a poeira interestelar.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …