Cientistas anunciam plano para “recongelar” o Ártico

Situações desesperados exigem medidas desesperadas. Um grupo de cientistas sugeriu um plano para “recongelar” o Ártico, uma vez que as temperaturas próximas ao Polo Norte estão 20°C mais quentes do que a média do ano passado.

O gelo do mar está a desaparecer do Ártico a um ritmo sem precedentes, o que tem consequências terríveis para o planeta. Por isso, os cientistas propuseram uma ideia que pode resolver este problema – instalar cerca de 10 milhões de bombas eólicas na região, para pulverizar a água do mar na superfície e reabastecer o gelo.

“É uma boa ideia, mas vamos precisar de muito mais do que isto para impedir que o gelo do Ártico desapareça”, disse o físico da Universidade Estadual do Arizona, Steven Desch, ao jornal britânico The Guardian.

As 10 milhões de bombas eólicas poderiam adicionar um metro extra de gelo marinho à camada atual da região, o que ajudaria a proteger o gelo das temperaturas mais elevadas.

“Metade do gelo marinho do Ártico tem uma espessura média anual de apenas 1,5 metros. Adicionar um metro é uma mudança significativa”, afirmaram os cientistas.

No entanto, a área do Oceano Ártico é de cerca de 107 km², o que significa que 10 milhões de bombas apenas iriam cobrir 10% da área. E seriam necessárias 100 milhões de bombas eólicas para cobrir toda a região.

Cada turbina eólica deve ter 3 lâminas de 6 metros de diâmetro, com um peso de 4.000 kg de aço. Para manter a bomba a flutuar, seria preciso uma boia com peso aproximadamente igual. Ou seja, seriam necessários aproximadamente 10.000 kg de aço.

Para 10 milhões de bombas, seriam 10 milhões de toneladas de aço por ano – ou 100 milhões de toneladas para cobrir completamente o mar. A título de comparação, os EUA produzem atualmente “apenas” cerca de 80 milhões de toneladas de aço por ano.

O novo projeto tem um preço estimado de cerca de 500 mil milhões de dólares, o que significa que vários governos de todo o mundo teriam de ajudar a pagar os custos da instalação.

No entanto, é extremamente urgente que seja tomada uma atitude porque com a região a aquecer rapidamente, corremos o risco de perder a maior parte do gelo do Ártico nas próximas décadas – e isso terá efeitos drásticos para o planeta em geral.

Esta não é a primeira vez que os cientistas consideram seriamente usar geoengenharia para inverter as consequências do aquecimento global. Propostas anteriores incluíram o branqueamento artificial do Ártico para ajudar a refletir a radiação solar e a criação de nuvens artificiais que impediriam o calor de chegar à superfície gelada.

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu por acaso não consumo muitas massas, prefiro o arroz ou uma boa batatinha cozida ou quiçá frita … hmmm batatinha cozida com umas lulas guisadas e tudo regado com um bom azeite é um manjar, quero lá saber das massas, consome-as tu!

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …