Cientistas anunciam plano para “recongelar” o Ártico

Situações desesperados exigem medidas desesperadas. Um grupo de cientistas sugeriu um plano para “recongelar” o Ártico, uma vez que as temperaturas próximas ao Polo Norte estão 20°C mais quentes do que a média do ano passado.

O gelo do mar está a desaparecer do Ártico a um ritmo sem precedentes, o que tem consequências terríveis para o planeta. Por isso, os cientistas propuseram uma ideia que pode resolver este problema – instalar cerca de 10 milhões de bombas eólicas na região, para pulverizar a água do mar na superfície e reabastecer o gelo.

“É uma boa ideia, mas vamos precisar de muito mais do que isto para impedir que o gelo do Ártico desapareça”, disse o físico da Universidade Estadual do Arizona, Steven Desch, ao jornal britânico The Guardian.

As 10 milhões de bombas eólicas poderiam adicionar um metro extra de gelo marinho à camada atual da região, o que ajudaria a proteger o gelo das temperaturas mais elevadas.

“Metade do gelo marinho do Ártico tem uma espessura média anual de apenas 1,5 metros. Adicionar um metro é uma mudança significativa”, afirmaram os cientistas.

No entanto, a área do Oceano Ártico é de cerca de 107 km², o que significa que 10 milhões de bombas apenas iriam cobrir 10% da área. E seriam necessárias 100 milhões de bombas eólicas para cobrir toda a região.

Cada turbina eólica deve ter 3 lâminas de 6 metros de diâmetro, com um peso de 4.000 kg de aço. Para manter a bomba a flutuar, seria preciso uma boia com peso aproximadamente igual. Ou seja, seriam necessários aproximadamente 10.000 kg de aço.

Para 10 milhões de bombas, seriam 10 milhões de toneladas de aço por ano – ou 100 milhões de toneladas para cobrir completamente o mar. A título de comparação, os EUA produzem atualmente “apenas” cerca de 80 milhões de toneladas de aço por ano.

O novo projeto tem um preço estimado de cerca de 500 mil milhões de dólares, o que significa que vários governos de todo o mundo teriam de ajudar a pagar os custos da instalação.

No entanto, é extremamente urgente que seja tomada uma atitude porque com a região a aquecer rapidamente, corremos o risco de perder a maior parte do gelo do Ártico nas próximas décadas – e isso terá efeitos drásticos para o planeta em geral.

Esta não é a primeira vez que os cientistas consideram seriamente usar geoengenharia para inverter as consequências do aquecimento global. Propostas anteriores incluíram o branqueamento artificial do Ártico para ajudar a refletir a radiação solar e a criação de nuvens artificiais que impediriam o calor de chegar à superfície gelada.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu por acaso não consumo muitas massas, prefiro o arroz ou uma boa batatinha cozida ou quiçá frita … hmmm batatinha cozida com umas lulas guisadas e tudo regado com um bom azeite é um manjar, quero lá saber das massas, consome-as tu!

  2. … “os cientistas consideram seriamente usar geoengenharia ” …. afinal, a GeoEngenharia Climática sempre existe e é praticada!…
    Neste caso pontual, “a ação através da não-ação” seria o mais eficaz, isto é, bastaria que parasse a Manipulação Climática e o Ártico retomaria o seu gelo normal…
    Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …