Cientista revela como é o som do Sol

Já parou para pensar no som das estrelas? Bill Chaplin, professor de Astrofísica na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, explica que estes corpos celestes têm um barulho natural.

Segundo o professor Bill Chaplin, da Universidade de Birmingham, os corpos celestes têm um barulho natural. “O som acontece na camada externa das estrelas, e fica preso,fazendo com que ressoe como um instrumento musical”, diz.

Surpreendentemente, porém, quanto maior a estrela, menor será a intensidade do barulho. “Se temos uma estrela maior do que o Sol, vai inspirar e expirar mais lentamente. Assim, a intensidade de sua ressonância natural – e suas oscilações – é mais baixa”, afirma Chaplin.

“Tomemos como exemplo uma estrela que a missão Kepler, da NASA, observou, que é duas vezes maior que o Sol”, acrescenta. “Ao medirmos as frequências, obtemos informações sobre o tamanho da estrela, mas, principalmente, sobre a sua idade“.

A missão Kepler, da NASA, coordenada por Chaplin, tem como objetivo pesquisar estrelas de tipo solar e encontrar planetas que possam abrigar vida.

A missão que tem o nome do astrónomo Johannes Kepler, importante estudioso do século XVII e que deu muitas contribuições para a Astronomia, ganhou notoriedade pela grande quantidade de exoplanetas que ajudou a encontrar nos últimos anos.

A sonda Kepler deteta os exoplanetas por meio do fenómeno do trânsito planetário, isto é, quando um planeta passa à frente da sua estrela e deixa uma pequena mancha no disco estelar. Fenómeno semelhante ocorre com os planetas Mercúrio e Vénus, quando estes passam à frente do Sol e formam momentaneamente uma pequena mancha negra.

Uma das descobertas mais significativas ocorreu em 2015, quando o planeta nomeado Kepler-452b foi encontrado. Este planeta é rochoso, está a 1400 anos-luz, é cerca de 60% maior que a Terra e está numa zona considerada habitável.

ZAP // BBC / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

BCP começa hoje a cobrar transferências por MB Way

O Millennium BCP começa hoje a cobrar as transferências feitas pelo MB Way. As transferências pela App Millennium têm um custo de 0,50€, enquanto as que forem feitas pela aplicação do MB Way têm um …

Estado gastou milhões de euros em obras sem utilidade

O Estado português investiu milhões de euros em vários obras que hoje não têm qualquer tipo de uso. Muitas delas foram feitas com a ajuda de fundos comunitários. São várias as obras feitas pelo Estado que …

Só uma dúzia de pessoas conhecem as perguntas dos exames nacionais

O primeiro exame nacional é de Filosofia do 11º ano. Quando chegar às mãos dos estudantes, o enunciado da prova já passou por várias fases, desde a elaboração, a impressão e a distribuição, em que …

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …