NASA anuncia a descoberta de “outra Terra”

NASA/JPL-Caltech/T. Pyle

A Terra, à esquerda, comparada ao novo exoplaneta, o Kepler-452b, com um diâmetro cerca de 60% maior

A Terra, à esquerda, comparada ao novo exoplaneta, o Kepler-452b, com um diâmetro cerca de 60% maior

O telescópio espacial Kepler descobriu uma “outra Terra”: um exoplaneta com potenciais condições para abrigar a vida humana, o primeiro a ser descoberto na zona habitável de uma estrela da mesma categoria que o Sol.

O novo planeta Kepler 452b, cuja descoberta foi anunciada pela NASA esta quinta-feira, é muito parecido com a Terra, apesar de ser maior, com cerca de cinco vezes a massa da Terra e o seu equador é maior em cerca de 60%. É também mais antigo, com mais seis mil milhões de anos de idade do que o planeta onde vivemos.

O Kepler 452b, a 1.400 anos-luz de distância, na constelação de Cisne, anda ao redor de uma estrela como o Sol numa órbita de 385 dias e encontra-se naquela que é conhecida como a “zona habitável” da sua estrela, a zona onde a temperatura à superfície do planeta permite que exista água líquida.

Tendo em conta as condições da Terra, a água líquida é um elemento essencial para o surgimento da vida, razão que justifica a importância dada a esse pormenor.

“Os exoplanetas pertenciam, há 21 anos, ao domínio da ficção científica. Hoje, milhares de descobertas depois, os astrónomos estão prestes a encontrar algo com que a população sonha há milhares de anos”, lê-se na nota publicada no site da NASA.

O telescópio Kepler dedica-se à busca de exoplanetas que estejam na zona habitável das suas estrelas, e o Kepler 452b é o 12º planeta a ser encontrado.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. é mas se o novo planeta é 5 vezes a massa da terra isso significa que a vida lá nao é tao possivel assim porque a gravidade la faria um corpo que tem o peso aqui na terra de 50 kilos la tera o peso de cinco vezes mais ou seja 250 kilos

    • …Não será assim “directamente proporcional” por questões de massa, densidade, peso específico e gravidade… Estimulou-me a curiosidade.
      Estudos actuais encontrados na net (perdi-lhes o rasto) admitem que a gravidade (o que nos dá peso) no KLEPER 452b é 2 vezes a da Terra, “embora cálculos de massa para exoplanetas sejam apenas estimativas imprecisas.”

RESPONDER

Carros novos vão ter sistema que "bloqueia" condutores alcoolizados a partir de 2022

A Comissão Europeia vai implementar uma série de medidas de segurança nos automóveis, que serão obrigatórias de forma progressiva a partir de 2022, com objetivo de evitar 25 mil mortes em acidentes rodoviários e 140 …

Iraque condena três franceses a pena de morte por pertencerem ao Estado Islâmico

Três homens de nacionalidade francesa foram este domingo condenados a pena de morte, pelo tribunal de Bagdade, capital do Iraque, por pertenceram ao Estado Islâmico, avança a AFP, que cita o juiz que leu a …

Oposição levou mais gente às ruas do que Bolsonaro

Manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro e da reforma da previdência, o principal objetivo do governo neste ano, moveram milhares de brasileiros em pouco mais de 130 cidades de 26 estados do Brasil. No passado …

Utentes da Soflusa estão “cansados” de constantes supressões

Os utentes da Soflusa mostraram-se esta segunda-feira "cansados" das constantes supressões das ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, que estão hoje a acontecer durante todo o dia devido à falta de mestres. "Já estou a …

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …