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Ministro do Ambiente quer que câmaras possam proibir carros a gasóleo

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Estela Silva / Lusa

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes

O Governo abre a porta à possibilidade de as Câmaras portuguesas poderem vir a proibir, num futuro próximo, a circulação de carros a gasóleo ou que sejam mais poluentes. Quem o diz é o ministro do Ambiente, recusando contudo uma proibição a nível nacional.

Em entrevista à RTP3, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, considera que “faz sentido” que “na próxima legislatura, seja dada por Lei capacidade às autarquias” de poderem proibir ou limitar a circulação de carros a gasóleo.

Estas declarações surgem depois de o governante ter dito que os carros a diesel adquiridos na actualidade, vão perder “valor” dentro de apenas quatro anos. Palavras que levaram a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a criticar o ministro, salientando que este não terá “ponderado o impacto” das mesmas no sector da indústria automóvel que é a “principal exportadora em Portugal“.

Para Matos Fernandes o que importa realçar é que, num futuro próximo, a Lei deverá permitir às autarquias portuguesas tomarem decisões no âmbito da circulação de carros mais poluentes.

“Deve ser dada a uma autarquia a liberdade de poder dizer que o contingente de automóveis que entram na sua cidade é de tanto”, bem como determinar quais entram em função das “emissões que um veículo gera ou, sobretudo, das emissões que um veículo não gera”, referiu o ministro na RTP3.

Como exemplo, Matos Fernandes aponta a Alemanha, onde há cidades que já limitam o acesso a carros a gasóleo. Em França, o ministro da Transição Ecológica, Nicolas Hulot, anunciou que o país pretende retirar de circulação todos os carros a gasóleo até 2040. E as Câmaras Municipais de Madrid e de Bruxelas também estão a estudar proibir a entrada de carros a gasóleo no centro das respectivas cidades.

“A tecnologia eléctrica é cada vez mais banal no transporte individual e colectivo”, destaca Matos Fernandes na RTP3, frisando, contudo, que o Governo português não tem “nenhuma intenção de ter qualquer tipo de proibição”, neste âmbito, a nível nacional.

ZAP //

56 Comments

  1. Sr. Ministro, já que vou deitar fora as duas viaturas a diesel que tenho em casa, e que me custaram quase os olhos da cara, qual a hora mais conveniente para lhe enviar o meu NIB, de modo a que me transferira o valor para poder comprar 2 carros a gasolina ou a pilhas? Muito obrigado.
    Ass: Alguém a quem V.Exª ainda não agradeceu o cargo que ocupa, e que votou no seu partido.

    • Não vejo qual é a paranoia imediada na medida em que muitas viaturas com motores euro 6 já trazem um depósito de ureia que neutraliza o nox e coloca estas viaturas no mesmo patamar das viaturas a gasolina. A ideia é boa, mas, a forma de a executar é que pode ser má…

    • O cobardolas do ministro que que os outros tenham a coragem de impor a proibição que ele, por estratégia política, não o assume.

  2. Nesse caso O Sr Ministro, irá pagar para jogarmos os carros que temos, e irá comprar os carros a gasolina ou “solar” que o pessoal precisa para trabalhar…!

  3. A venda, em si, de NOVOS veiculos podia, perfeitamente, ser proibida já em 2022! A circulação de veiculos com motores inferiores à categoria euro 6 deveria igualmente ser condicionada. No entanto, a proibição de circlulação de veiculos a diesel/ gasolina deveria ser por escalões do tipo: um veiculo comprado em 2019 só poderia circular até 2031 ou 34 (teria portanto uma vida útil de 12 ou 15 anos). Se o governo (seja ele qual for) quiser reduzir o tempo de vida útil basta dar um incentivo ao abate!

  4. Ainda há bem poucos anos esta gentalha divulgava que os carros a gasóleo eram menos poluentes q os da gasolina!! Agora vem c/ esta??? É só SACAR dinheiro ás pessoas, então os carros a diesel sempre foram mais caros que os a gasolina, porque razão por serem MENOS poluentes, certo?? Agora tempos a esta parte é ao contrario??? Esta GENTALHA anda a GIZAR literalmente c/ o ZE POVO que TRABALHA, não é como eles que ROUBAM, nem sabem o que é trabalhar. Paguem o que devem pagar por ENGANAREM o Povo e depois o povo compra os carros que voçês actualmente dizem que são menos poluentes…

  5. Fantástico é COBRAR imposto sobre a aquisição de Automóvel, mais o imposto anual de circulação e depois vir a dizer que as camaras poderão vir a ter o poder de os proibir !!! Em que ficamos ?! Cobra-se e depois proíbe-se ?! Alguma vez se pense antes de se decidir o que seja !!!

  6. Meus amigos…

    Queiram voltar ao Séc. XVIII e XIX onde a principal locomoção era feita por animais. Vamos excluir o vapor que isso emite muito.

    Depois não se queixem dos atrasos, da falta de receita por infrações de excesso de velocidade…

    Querem ver que carros com 20 ou mais anos são mais poluentes que alguns novos, com normas Euro4, 5, ou 6/7?

    E qual o exemplo das principais entidades do Estado na mobilidade? – Bolides de 50mil Euros para cima de alta cilindrada?

    Mais areia para os olhos do Povo, que cala e consente… Se a média de idade dos carros em Portugal supera a média Europeia (e com isso os entendidos concluem aumentam a taxa de poluição relacionada com o transporte), em muito se deve as elevadas cargas fiscais que se imputam aos veiculos, na compra e pós venda, a má política dos transportes públicos, e a gestão danosa que foi empregue em Auto-estradas em detrimentos dos transportes públicos, urbanos, inter-urbanos, regionais e expressos.

    Agora parece que a salvação vem dos híbridos ou dos elétricos (pilhas?!) mas não tarda também esses pecarão pela elevada carga fiscal que lhes irão imputar.

  7. interessante que nem toda a informação passa para ser vista. Principalmente quando se tenta alertar para os erros desta “nova” tecnologia…

  8. Trata-se de mais uma manobra para continuar a sacar dinheiro para alimentar compadrio. Já alguém estudou de onde vem a electricidade para alimentar essa solução milagrosa dos NÃO POLUENTES ELÉCTRICOS ? a maioria é carregado com electricidade produzida por fontes poluentes como centrais a carvão .
    E quanto as autonomias ? este senhor esquecer-se mais uma vez que Portugal não é só centros urbanos, para não falar da rede de carregamentos que não existe .
    Vá-se catar , somos governados por uma cambada de incompetentes lobbistas.

    • Sim e depois pagas os vários aumentos em tudo o que é produto nas lojas, devido ao aumento do preço de transporte! És mesmo inteligente, fónix!

      • Sr. Eu, mais uma vez é uma sua má interpretação. O que eu digo é que se os preços dos combustíveis aumentarem o pessoal não tem dinheiro para andar de carro, logo deixam de circular tantos carros. É simples.

  9. Este ministro, cada cavadela cada minhoca. Este ministro do ambiente Matos Fernandes, desde aconselhar a baixar a potência dos contadores da luz, para vir agora aconselhar a deitar os carros a gasóleo fora, é um espectáculo!!! O Mercedes que o povo paga, anda a gaz… ou painéis solares?…

  10. É para isto que serve a narrativa do CO2 aquecer o planeta. O planeta tem as temperaturas a descer desde 1998 e em 2017 a Europa teve o inverno mais frio em 100 anos. Tudo um esquema para taxar tudo o que tenha carbono e obrigar a comprar novo

    • Ó inteligente! O efeito estufa provoca exactamente essas mudanças climáticas extremas, com invernos cada vez mais frios e verões mais quentes. Como consequência disso teremos cada vez maiores e mais frequentes catástrofes naturais provocadas por tempestades violentas, com graus máximos das actuais escalas de medição! E o nível do mar subirá mais rapidamente e inundará todas as faixas costeiras dos vários continentes e desaparecerão vários arquipélagos insulares.
      Vai lá estudar um bocadinho sobre o assunto antes de dizer palermices, ok?
      O aquecimento global, não quer dizer que vai ficar tudo quentinho! Isso é pensamento com lógica do Trump. Mas, esse tem uma “lógica” muito particular…

      • Que conveniente. Se as temperaturas subirem de um ano para o outro é prova do aquecimento global. Se descerem é prova dos “modelos” e como tal prova do aquecimento global. A realidade é , as temperaturas desde 1998 estão a descer, 0 cidades debaixo de água, e as Maldivas que nos disseram que era o 1o local a ficar debaixo de água as praias aumentaram. O resto é conversa

  11. Ministro Burro! Existe um aparelho que devia ser obrigatória a instalação em todos os carros que é um gerador de hidrogênio, este aparelho além de reduzir significativamente o consumo de combustível faz com que a queima do mesmo no motor de explosão seja potenciada ao ponto da saída de gases tóxicos no escape ser zero só sai vapor de água! além de limpar o motor de resíduos de carbono dando-lhes mais vida! Esses aparelhos já estão homologados em Portugal e até os carros velhos que os tenham podem andar em Lisboa. Dão para todo o tipo de motores gasóleo, gasolina e gpl !

    • “gerador de hidrogénio”?!
      Hahahaaaa!…
      Em 2019 ainda há quem acredite nessa “banha da cobra”, mas claro que o ministro (e os fabricantes dos motores) é que são burros!…

      • Não é banha da cobra eu quando vou à inspecção anual os valores não mentem são zero de gazes toxicos!

      • “Zero”? A sério?!
        Andou a VW a enganar meio mundo e a fazer a maior fraude da industria automóvel de sempre, porque não consegui baixar as emissões e afinal tu tens a solução: basta um “gerador de hidrogénio” e no escape “só sai vapor de água”!…
        Hahahaaaa…
        E eu a pensar que milagres eram só em Fátima…
        (o milagre é, em 2019, ainda haver palermas que acreditam na estorinha de que uma “senhora” apareceu aos pastorinhos em cima de uma árvore)…
        Mas, tu certamente que não te importarás de fazer um teste muito simples: fechas-te numa garagem com o motor do carro a trabalhar durante uma hora, se as emissões forem zero, safas-te; se não, vais ter com os pastorinhos de Fátima!…

      • Não escondo nada e estou aqui para contrapor essa autêntica “burla”!!
        Isso é “banha da cobra” como o Calcitrin, cogumelo do tempo, etc…
        Como alegou que essa “burla” faz isto:
        “reduzir significativamente o consumo de combustível faz com que a queima do mesmo no motor de explosão seja potenciada ao ponto da saída de gases tóxicos no escape ser zero só sai vapor de água!”, eu quero ver os ensaios realizados em laboratórios acreditados que provem essas alegações!!
        Mas digo-lhe já que é cientificamente impossivel, principalmente a parte de só sair vapor de água pelo escape!…

      • Abra o link do semanário expresso veja as entidades envolvidas e vá buscar as respostas eu como disse uso e estou satisfeito quer na redução de consumo quer no facto de se colocar o nariz no tubo de escape não tem qualquer cheiro e sim o oxi hidrogénio que é o gás que entra via filtro de ar no motor depois da explosão sai pelo escape na forma de um suave vapor se estiver a olhar não vê nada mas se colocar a mão ou um vidro condensa água.

      • Se está satisfeito, ainda bem mas isso na prova NADA!!
        Também há que fique satisfeito por ir a Fátima e isso não prova que tenha aparecido lá uma santa em cima de uma árvore!…
        Se só sai água pelo escape, é milagre e quem fez isso vai certamente ganhar o prémio Nobel da Química…

      • Você é uma melga, pica miolos, um fala barato de todo o tamanho, um mast… mental sem experiência do assunto!!!
        Eu tenho o dispositivo e funciona não sai litros de água como quer insinuar em gozo pelo escape o que sai é vapor mas só o detecta se colocar algo que permita a condensação. Se como vem na noticia do expresso o dispositivo for testado e aprovado pelas entidades oficiais, se eu tenho e funciona quer você agora vir contrariar aquilo que é uma evidência no meu dia a dia e nos estudos que as entidades referidas no artigo fizeram? Vá consultar um bom psiquiatra que você a mim não me paga a consulta para eu o aturar!

      • Chame o que quiser mas o seu dispositivo não funciona porque não faz NADA do que aqui anunciou!!
        Para a ciência, a sua experiência pessoal vale ZERO!…
        A noticia do Expresso também vale pouco mais do que ZERO!…
        Quem disse que eu não tenho experiência no assunto?
        Pois…
        Mais uma vez, quero ver testes realizados em laboratórios acreditados que provem estas suas alegações:
        “ao reduzir significativamente o consumo de combustível faz com que a queima do mesmo no motor de explosão seja potenciada ao ponto da saída de gases tóxicos no escape ser zero só sai vapor de água!”
        “SÓ SAI VAPOR DE ÁGUA”! – isto é impossível e qualquer pessoa que tenha completado a escolaridade obrigatória sabe disso!!
        Mas, já lhe disse; quer fazer um teste mesmo fiável: meta-se numa garagem fechada com o motor a trabalhar durante 1 hora e depois venha cá contar o resultado… se só sai vapor de água, não vai ter qualquer problema!…
        Se não…

    • E já foi à inspeção… e já compraste o selo? E o seguro? Não é por andares de carroça que te safas… Estás bem enganado. E espera, que em breve o governo cria o imposto sobre a palha e depois ainda te mete o iva sobre esse imposto.

    • Esses também poluem muito! E se houver um aumento exponencial do seu uso terá de haver um aumento de produção de alimento para os ditos animais o que levará consequentemente a um aumento de poluição a todos os níveis!

  12. Este governo é um daqueles casos em que a realidade supera a ficção. A maioria dos disparates e tentativas de cobrir os disparates roçam o ridículo. Vejam o caso de Tancos. Primeiro estava tudo bem, depois aquilo até já estava obsoleto, depois conseguiram recuperar o material mais uma caixa, afinal não estava nada obsoleto e até dava para rebentar com muita coisa… E este modus operandi já vem do tempo do Domingues e da CGD. O ministro não prometeu nada acerca da declaração de rendimentos; afinal havia uns sms; e no fim o domingues foi à vida dele.
    Mas esta gente anda toda drogada?!

  13. … este ministro saiu do serio, não estará na hora de se aposentar e deixar de ser assalariado dos bens públicos?
    Este não acerta uma.

  14. Interessante, tenho um carro a gasoleo norma Euro6 utiliza Adblu polui menos que muitos que por aí andam a gasolina,e agora vem este cromo meter tudo no mesmo saco…andam histericos.

  15. O Senhor Ministro futuro csndidato á Câmara Municipal do Porto deve pensar que os portugueses ganham bem para cimprar carros acima de 30 mil Euros ( elétricos).
    Tenha tino no que diz e esteja certo que vai buscar muitos votos dos portuenses nessa sua ambiciosa candidatura. Só basófias!

  16. O gasoleo e’ um produto cancerigeno e os motores de Ciclo Diesel emitem particulas em suspensao (particulate matter) que sao danosas para o ambiente e a saude humana.
    Assim, em principio sao positivas as restricoes aos veiculos a gasoleo agora anunciadas.
    Mas para substitui-los a boa solucao nao esta’ nos veiculos electricos, que em Portugal estao a ser brutalmente subsidiados com o dinheiro de todos nos.
    A solucao optima, perfeitamente generalizavel, e’ substituir gradualmente o parque automovel por veiculos a gas natural — com vantagem do ponto de vista microeconomico, macroeconomico e ambiental.
    Para isso e’ o Estado deveria dar os incentivos adequados (inclusive para a instalacao de postos de abastecimento de GN Comprimido e de GN Liquefeito) e aplicar uma politica fiscal favoravel aos VGNs.
    Hoje todas os grandes fabricantes de veiculos do mundo, tanto de pesados como de ligeiros, dispoem de versoes a gas natural.

  17. mais um fanatico fundamentalista ,ainda bem que da ecologia ou andava por ai a fazer mal as pessoas ( fisicamente ) como todos os extremistas nao tem noçao do ridiculo em que caem !

  18. Os carros electricos, é uma tecnologia que morreu à nascença. Continuam a divulga-la e incentivar o seu consumo para alimentar lobbies existentes como sempre existiu o lobby do petroleo. É um engano e um atraso na humanidade investir nesta tecnologia or 3 razões:
    1- O mundo estará praticamente dependente da China para a produção das baterias, visto que são os maiores produtores de minérios utilizados.
    2- A produção e reciclagem de baterias é altamente poluente.
    3- Quando todos começarem a aderir à tecnologia de carros electricos, não vai existir recursos suficientes para produzir tantas baterias e satisfazer tanta gente.

    Este anuncio do Sr. Ministro só demonstra ignorancia e falta de sentido de oportunidade. As cidades vão perder mais do que ganham. A maior percentagem do nosso parque automovel é composto por veiculos a gasoleo. Caso seja proibida a sua utilização nas cidades, as pessoas vão deixar de utilizar os serviços que a cidade oferece.

    Enfim. Este governo toma decisões tão levianas sem ter o verdadeiro conhecimento da realidade, que é mais uma que não provoca grande admiração.

      • … não vejo onde estão escritas as asneiras “Eu”?
        Não sabes o que escreves, nem sabes o que escreves-te.

      • Não vês porque, tal como ele, não percebes nada do assunto!
        Mas podes tentar aprender alguma coisa:
        – As maiores reservas de lítio do mundo estão na América do Sul (no chamado triângulo do lítio – Argentina, Bolívia e Chile)
        – As baterias de lítio não usam metais ou outros químicos nocivos para o ambiente.
        – O lítio represar apenas 2% da bateria.
        – A reciclagem das baterias de lítio, embora cara, está aumentar e não é “altamente poluente” – simplesmente é pouco rentável, embora por exemplo na China (que gasta muito lítio, mas tem pouco!) já é uma realidade,
        Vês, agora já não podes dizer que não aprendes-te nada hoje!!

  19. Portugal é tão engraçado com certas medidas.. Enfim, tive de emigrar, pois, não havia trabalho para MIM, e nestes locais, não existem inspecçoes obrigatórias de veiculos! O imposto automovel é baixo, o suficiente, para o Mercado ir renovando. Alem dislso, os combustiveis, Sao mais baratos que em portugal.. e não é, que servem na mesma, para circular!. Enfim, por não haver inspecçoes, podemos colocar qualquer tamanho de pneus, que caibam.. o escape do meu tdi, era muito restritivo, e foi removido.. egr, desactivada.. reprogramada centralina nos limites de binário qué a caixa velocidades suporta.. muito bom, para entusiastas de automovel! Não temos o assaltos, e essas merdas… O carro nunca é trancado.. já na mota, Yamaha FZ1, tambem foi reprogramada para binário em baixas.. silenciador, fora!, Catalizador, fora!.. agora, é so desfrutar.. ah, existe óleo de aquecimento, qué custa metade do diesel.. e o carro, por enquanto, não se queixa.. isto foi muito importante para MIM, pois gosto de experimentar, optimizar.. já qué tive qué deixar familia, amigos, locais familiares, há qué aproveitar os lados positivos, destes locais..

    • Sim, não faltam palermas ignorantes como tu pelo mundo fora!…
      O que interessa é o teu umbigo, porque o mundo gira toda à tua volta!!

  20. Mais uma ideia de jerico !
    Mais uma ideia socialista.
    Mais uma ideia para sacar dinheiro aos contribuintes.
    Espero que quem tem carro a diesel voto qualquer coisa menos PS.
    Espero que todos os professores não votem PS.
    Espero que todos os enfermeiros não votem PS.
    … ou estamos num país de masoquistas ?!?

    Se o governo quer acabar com o Diesel, proíba a venda desses veículos desde já, mas não ataque os proprietários actuais. Se fizer isso, em poucos anos acabarão os carros a diesel e ninguém será prejudicado. Talvez o Estado, que deixará de poder roubar à descarada.

  21. infelizmente a propria politica ,para ganhar votos ,vai atras de modas que vem do estrangeiro e de paises com politicas antagonicas lol

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