Cidade italiana proíbe forno a lenha para conter poluição

-

Uma cidade italiana proibiu temporariamente o uso do forno a lenha – uma decisão que afecta fortemente a forma tradicional de preparar um dos pratos típicos da gastronomia do país: a pizza.

O objectivo, segundo as autoridades de San Vitaliano, nos arredores de Nápoles, no sul de Itália, é conter a poluição crescente.

Um decreto assinado pelo presidente da Câmara da cidade proíbe o uso de fornos a lenha em padarias e restaurantes, incluindo pizzarias, a não ser que os proprietários dos estabelecimentos usem filtros especiais para reduzir a emissão de gases.

A medida foi tomada pela “preocupação extrema” com a degradação da qualidade do ar e estará em vigor até 31 de março do ano que vem.

A medida pode vir a ser reintroduzida no futuro, se os sistemas de filtragem do ar se provarem ineficientes para reduzir a poluição, acrescentaram as autoridades.

Segundo a BBC, quem for apanhado a infringir a proibição pode ser multado em até 1.032 euros.

A baixa qualidade do ar é um problema de longa data em San Vitaliano. Segundo o jornal local Il Mattino, a cidade é mais poluída do que Pequim.

Este ano, o nível de poluição em San Vitaliano é 114 vezes superior ao limite tolerado, contra 86 vezes em Milão, outra cidade italiana conhecida por ser extremamente poluída.

Mas nem todos estão convencidos de que os fornos a lenha sejam os verdadeiros culpados pelos altos índices de poluição. Habitantes da cidade e pizzaiolos realizaram no último domingo um protesto em frente à Câmara Municipal da cidade para fazer pressão pelo fim da proibição.

“Não podemos ser acusados pela poluição”, disse ao jornal italiano Corriere della Sera um dos manifestantes.

Nápoles tem mais pizzarias do que San Vitaliano, e não tem o mesmo nível de poluição. É claro que eles não querem revelar a verdadeira causa da poluição”, diz o manifestante.

“Esta lei é um erro e vai-nos custar muito caro”, acrescenta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …