Cidade italiana proíbe forno a lenha para conter poluição

-

Uma cidade italiana proibiu temporariamente o uso do forno a lenha – uma decisão que afecta fortemente a forma tradicional de preparar um dos pratos típicos da gastronomia do país: a pizza.

O objectivo, segundo as autoridades de San Vitaliano, nos arredores de Nápoles, no sul de Itália, é conter a poluição crescente.

Um decreto assinado pelo presidente da Câmara da cidade proíbe o uso de fornos a lenha em padarias e restaurantes, incluindo pizzarias, a não ser que os proprietários dos estabelecimentos usem filtros especiais para reduzir a emissão de gases.

A medida foi tomada pela “preocupação extrema” com a degradação da qualidade do ar e estará em vigor até 31 de março do ano que vem.

A medida pode vir a ser reintroduzida no futuro, se os sistemas de filtragem do ar se provarem ineficientes para reduzir a poluição, acrescentaram as autoridades.

Segundo a BBC, quem for apanhado a infringir a proibição pode ser multado em até 1.032 euros.

A baixa qualidade do ar é um problema de longa data em San Vitaliano. Segundo o jornal local Il Mattino, a cidade é mais poluída do que Pequim.

Este ano, o nível de poluição em San Vitaliano é 114 vezes superior ao limite tolerado, contra 86 vezes em Milão, outra cidade italiana conhecida por ser extremamente poluída.

Mas nem todos estão convencidos de que os fornos a lenha sejam os verdadeiros culpados pelos altos índices de poluição. Habitantes da cidade e pizzaiolos realizaram no último domingo um protesto em frente à Câmara Municipal da cidade para fazer pressão pelo fim da proibição.

“Não podemos ser acusados pela poluição”, disse ao jornal italiano Corriere della Sera um dos manifestantes.

Nápoles tem mais pizzarias do que San Vitaliano, e não tem o mesmo nível de poluição. É claro que eles não querem revelar a verdadeira causa da poluição”, diz o manifestante.

“Esta lei é um erro e vai-nos custar muito caro”, acrescenta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Harvey Weinstein perto de chegar a acordo de 22 milhões de euros com vítimas

O produtor, acusado de vários casos de abusos sexuais a atrizes e funcionárias, terá chegado a um acordo de 22 milhões de euros com 30 atrizes que o processaram. O acordo exige a aprovação do tribunal …

"A minha militância é já longa, nunca tive padrinhos" na política, diz Miguel Pinto Luz

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Miguel Pinto Luz, disse que o financiamento para a campanha vem de si próprio e de outros militantes. Afirmou que não recusa apoios de quem quer …

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …