/

Afinal, obras na ciclovia da Almirante Reis não avançam. Moedas retira proposta para evitar “jogos partidários”

Mário Cruz / Lusa

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, decidiu retirar a proposta para avançar com obras na ciclovia da Avenida Almirante Reis, por considerar que “o tema é demasiado relevante para jogos partidários”.

“Continuo a acreditar que a solução que apresentei é a correcta, mas neste caso é melhor para todos dar um passo ao lado para garantir uma prudente e uma fundamental serenidade nas discussões importantes para a cidade”, defende Carlos Moedas numa nota escrita enviada à Lusa pelo gabinete de comunicação.

“A mobilidade na cidade não pode, nem deve estar condicionada a uma única ciclovia. Foi isso que assumi desde a primeira hora”, reforça ainda Moedas, vincando a sua posição.

A declaração do presidente da Câmara de Lisboa, que governa sem maioria absoluta, surge após ter decidido retirar a sua proposta para “dar continuidade à execução dos trabalhos em curso de acordo com o projecto de execução e cronograma anexos”, relativamente à alteração da pista ciclável da Almirante Reis, iniciativa que já tinha aprovação garantida com a viabilização por parte dos vereadores do PS.

A decisão foi tomada no âmbito da reunião privada, desta quarta-feira, do executivo camarário, em que estava prevista como extra-agenda a discussão e votação das propostas sobre a ciclovia da Almirante Reis, nomeadamente a do presidente da Câmara para que as obras avancem.

Também deveria ser discutida a proposta do Bloco de Esquerda (BE), do Livre e da vereadora independente Paula Marques (eleita pela coligação PS/Livre) para que, “antes de qualquer alteração na configuração do perfil da Avenida”, seja apresentado o projecto de alteração fundamentado para a pista ciclável, abrindo um período de recolha de contributos de, no mínimo, 45 dias.

Fonte do gabinete da vereadora independente Paula Marques refere à Lusa que, após a retirada da iniciativa do presidente da Câmara, a proposta de consulta pública sobre o projecto para a ciclovia da Almirante Reis foi novamente adiada para discussão e votação numa próxima reunião.

O social-democrata Carlos Moedas, na nota escrita enviada pelo seu gabinete, afirma que “chega de manipular e bipolarizar a cidade” e assegura que irá “continuar a trabalhar para repensar uma intervenção na Avenida Almirante Reis para todos””.

“Congratulo-me com o facto de todos os vereadores terem revelado disponibilidade para em conjunto debatermos um projecto de longo prazo para a Almirante Reis, como sempre defendi”, realça ainda o presidente da Câmara de Lisboa.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.