/

Ciclone Fani a caminho da Índia. Mais de 800 mil pessoas retiradas de casa

É esperado que o ciclone Fani, classificado como “extremamente grave”, chegue esta sexta-feira a território indiano.

“Esperamos terminar hoje a importante tarefa de retirada de cerca de 800 mil pessoas que vivem perto da área que será atingida pelo ciclone”, disse, esta quinta-feira, Bishnupada Sethi, do serviço de emergência do estado costeiro de Odisha, no leste do país.

A mesma fonte adiantou que as autoridades enviaram equipas de resposta rápida das forças de resgate, bem como alertas meteorológicos aos moradores e pescadores da região. As escolas foram encerradas um pouco por toda o estado de Odisha.

O Departamento Meteorológico da Índia indicou, em comunicado, que “é muito provável” que o Fani chegue a terra na sexta-feira, perto da cidade de Puri, em Odisha, com rajadas de vento que podem chegar aos 200 quilómetros por hora.

Esta quarta-feira, o Fani já gerava ventos de 195 quilómetros por hora, o que o coloca na categoria 3 da escala de Saffir-Simpson (uma escala de 1 a 5), capaz de destruir edifícios e causar grandes inundações.

Ao início da manhã desta quinta-feira, o ciclone estava a 450 quilómetros a sudoeste de Puri. De acordo com o departamento, o ciclone também afetará os estados da Baía de Bengala, como Andhra Pradesh e Bengala.

A confirmar-se, a Fani será a tempestade mais forte a atingir o golfo de Bengala nesta altura do ano desde o ciclone Nargis, em 2008, que causou a morte de mais de 100 mil pessoas na Índia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.