Ciclone Fani a caminho da Índia. Mais de 800 mil pessoas retiradas de casa

É esperado que o ciclone Fani, classificado como “extremamente grave”, chegue esta sexta-feira a território indiano.

“Esperamos terminar hoje a importante tarefa de retirada de cerca de 800 mil pessoas que vivem perto da área que será atingida pelo ciclone”, disse, esta quinta-feira, Bishnupada Sethi, do serviço de emergência do estado costeiro de Odisha, no leste do país.

A mesma fonte adiantou que as autoridades enviaram equipas de resposta rápida das forças de resgate, bem como alertas meteorológicos aos moradores e pescadores da região. As escolas foram encerradas um pouco por toda o estado de Odisha.

O Departamento Meteorológico da Índia indicou, em comunicado, que “é muito provável” que o Fani chegue a terra na sexta-feira, perto da cidade de Puri, em Odisha, com rajadas de vento que podem chegar aos 200 quilómetros por hora.

Esta quarta-feira, o Fani já gerava ventos de 195 quilómetros por hora, o que o coloca na categoria 3 da escala de Saffir-Simpson (uma escala de 1 a 5), capaz de destruir edifícios e causar grandes inundações.

Ao início da manhã desta quinta-feira, o ciclone estava a 450 quilómetros a sudoeste de Puri. De acordo com o departamento, o ciclone também afetará os estados da Baía de Bengala, como Andhra Pradesh e Bengala.

A confirmar-se, a Fani será a tempestade mais forte a atingir o golfo de Bengala nesta altura do ano desde o ciclone Nargis, em 2008, que causou a morte de mais de 100 mil pessoas na Índia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …