Ciclista belga apanhada no primeiro caso de “doping mecânico”

hans905 / Flickr

A ciclista belga Femke Van den Driessche

A ciclista belga Femke Van den Driessche

Caiu uma bomba no ciclismo internacional: a belga Femke Van den Driessche usou um motor para ganhar vantagem em relação aos adversários durante os Mundiais de Ciclocrosse, e foi apanhada. É o primeiro caso de doping tecnológico da história do ciclismo.

A ciclista belga Femke Van der Driessche foi desclassificada do Mundial de Ciclocross depois de ter sido detectado um pequeno motor no quadro da sua bicicleta, anunciou este domingo o presidente da União Ciclista Internacional, Brian Cookson.

“Pensamos claramente que se trata de uma fraude tecnológica, com recurso a um motor escondido. O doping mecânico passou a ser, infelizmente, uma realidade”, revelou o dirigente da UCI, citado pela Cycling News.

“Enviámos este sábado uma mensagem a todos os que querem fazer batota. A nossa tecnologia para detectar este tipo de fraude funciona”, congratulou-se Cookson.

Apesar de já haver suspeitas deste tipo de fraude há muitos anos, só agora foi comprovado o primeiro caso de doping mecânico.

Desde 2010 que há rumores de atletas que procurariam ganhar vantagem com recurso a artefactos mecânicos ocultos nos quadros das bicicletas, subterfúgio que ganhou o nome de doping mecânico.

A partir de 2014, na Volta a Espanha, inspectores os da UCI passaram a realizar sistematicamente exames minuciosos às bicicletas, à procura de motores escondidos, mas até agora nunca tinha sido encontrado qualquer artefacto ilegal.

Na Volta à França 2015, as bicicletas do britânico Chris Froom e do espanhol Alberto Contador tinham já sido também minuciosamente inspeccionadas pelos comissários da prova, sem que fosse encontrada qualquer irregularidade.

Van den Driessche nega

O engenho de Van der Driessche foi apreendido no sábado, durante uma prova do Campeonato Mundial sub-23 de ciclocross, realizado em Zolder, na Bélgica.

A ciclista, uma das favoritas nos Mundiais, tinha ironicamente abandonado a corrida devido a problemas mecânicos.

Femke Van den Driessche nega intenção de cometer qualquer irregularidade

Femke Van den Driessche nega intenção de cometer qualquer irregularidade

Em lágrimas, Van den Driessche defende-se e nega que tenha tido intenção de cometer qualquer irregularidade. “A bicicleta era de um amigo com quem costumo treinar”, garante a ciclista, em entrevista à VRT Sport.

“É muito mau ser acusada de uma coisa desta gravidade, percebo que estou num grande sarilho”, diz a belga. “Penso que a minha carreira acabou, mas tenho esperança numa segunda oportunidade”.

O treinador da seleção belga Rudy De Bie, manifestou-se “chocado” com o caso. “Nunca pensei que isto fosse possível. Femke enganou toda a comitiva e a federação belga”, lamentou o técnico.

A ciclista belga arrisca agora uma suspensão mínima de seis meses e uma multa que pode ir dos 18 mil aos 180 mil euros.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fácil solução. … banida do desporto para sempre … ninguém vai a um mundial com uma bicicleta de um amigo. A mensagem a passar tem de ser forte .. aliás todas a bicicletas deviam passar antes das provas por um RX e terem um selo inviolável de “aprovado” .. também não parece muito difícil de resolver

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …