CIA tentou criar um “drone-pássaro” nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

CIA

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído.

De acordo com documentos recentemente divulgados pela agência de inteligência dos Estados Unidos, o chamado Projeto Aquiline previa a criação de uma frota de 12 pequenos drones, movidos a energia nuclear, que pudessem permanecer no ar durante um mês e serviriam como aviões espiões robóticos e mensageiros de cargas secretas.

A CIA planeou o Aquiline como a primeira plataforma não tripulada de recolha de informações. A missão deste programa secreto era “desenvolver, alcançar e manter uma capacidade operacional para conduzir o reconhecimento secreto em áreas proibidas“.



Aquiline tinha de ser o mais parecido possível com um pássaro. A CIA descreveu-o como um “pequeno veículo sub-reptício parecido com um pássaro com uma secção transversal acústica, visível e de radar suficientemente pequena para permitir que opere no ambiente físico natural de pássaros vivos”.

Assim, de acordo com a Popular Mechanics, radares e sentinelas humanos em locais sensíveis deveriam confundir Aquiline com um pássaro.

A aeronave deveria ter cerca de 152 centímetros de comprimento, cerca de 230 centímetros de largura e um peso de descolagem de cerca de 37 quilos. Um motor silencioso de 3,5 cavalos de potência quatro tempos daria-lhe uma velocidade de 87 a 148 quilómetros por horas e um alcance de 50 horas e mais de 1.900 quilómetros. A altitude máxima de Aquiline foi estimada em cerca de 6.000 metros.

A CIA imaginou que o drone poderia voar muito mais perto dos seus alvos do que uma aeronave tripulada, produzindo fotografias de alta resolução e registando sinais eletromagnéticos mais fortes.

O Aquiline seria controlado por equipas móveis de solo nos estados que fazem fronteira com a União Soviética ou a China, como Taiwan, Turquia ou Noruega. O drone iria transmitir os dados recuperados para uma aeronave de reconhecimento U-2R próxima, de modo a não carregar os seus próprios dispositivos de armazenamento de dados.

No entanto, o projeto foi cancelado, mas não se sabe porquê. A revista especula que terá sido devido à complexidade técnica. Além disso, se Aquiline fosse descoberto, os caças dos soviéticos ou chineses “poderiam facilmente tê-lo derrubado”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …