CIA tentou criar um “drone-pássaro” nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

CIA

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído.

De acordo com documentos recentemente divulgados pela agência de inteligência dos Estados Unidos, o chamado Projeto Aquiline previa a criação de uma frota de 12 pequenos drones, movidos a energia nuclear, que pudessem permanecer no ar durante um mês e serviriam como aviões espiões robóticos e mensageiros de cargas secretas.

A CIA planeou o Aquiline como a primeira plataforma não tripulada de recolha de informações. A missão deste programa secreto era “desenvolver, alcançar e manter uma capacidade operacional para conduzir o reconhecimento secreto em áreas proibidas“.

Aquiline tinha de ser o mais parecido possível com um pássaro. A CIA descreveu-o como um “pequeno veículo sub-reptício parecido com um pássaro com uma secção transversal acústica, visível e de radar suficientemente pequena para permitir que opere no ambiente físico natural de pássaros vivos”.

Assim, de acordo com a Popular Mechanics, radares e sentinelas humanos em locais sensíveis deveriam confundir Aquiline com um pássaro.

A aeronave deveria ter cerca de 152 centímetros de comprimento, cerca de 230 centímetros de largura e um peso de descolagem de cerca de 37 quilos. Um motor silencioso de 3,5 cavalos de potência quatro tempos daria-lhe uma velocidade de 87 a 148 quilómetros por horas e um alcance de 50 horas e mais de 1.900 quilómetros. A altitude máxima de Aquiline foi estimada em cerca de 6.000 metros.

A CIA imaginou que o drone poderia voar muito mais perto dos seus alvos do que uma aeronave tripulada, produzindo fotografias de alta resolução e registando sinais eletromagnéticos mais fortes.

O Aquiline seria controlado por equipas móveis de solo nos estados que fazem fronteira com a União Soviética ou a China, como Taiwan, Turquia ou Noruega. O drone iria transmitir os dados recuperados para uma aeronave de reconhecimento U-2R próxima, de modo a não carregar os seus próprios dispositivos de armazenamento de dados.

No entanto, o projeto foi cancelado, mas não se sabe porquê. A revista especula que terá sido devido à complexidade técnica. Além disso, se Aquiline fosse descoberto, os caças dos soviéticos ou chineses “poderiam facilmente tê-lo derrubado”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …