CIA avisa ativistas ligados a Jamal Khashoggi sobre ameaça da Arábia Saudita

Erdem Sahin / EPA

Três colegas de trabalho de Jamal Khashoggi foram alertados a respeito de uma possível ameaça e aconselhados a não viajar para países na Europa e na Ásia onde a Arábia Saudita tem particular influência.

Depois da morte de Jamal Khashoggi, a CIA foi muito criticada por não ter avisado o jornalista da ordem de captura que tinha sido emitida em seu nome pelas autoridades sauditas. No entanto, segundo a revista Time, a Agência Central de Inteligência americana está a tentar redimir-se.

Recentemente, três colegas de trabalho do jornalista assassinado foram alertados a respeito de uma possível ameaça e aconselhados a não viajar para países na Europa e na Ásia onde a Arábia Saudita tem particular influência, bem como a retirar familiares de um país específico, a Malásia.

A Time cita fontes de segurança de diferentes países e os próprios ativistas visados: Iyad El-Baghdadi, que vive em Oslo, na Noruega; Omar Abdulaziz, que vive em Montreal, no Canadá; e uma terceira pessoa que se encontra nos Estados Unidos e pediu para não ser identificado.

Os três ativistas trabalhavam com Khashoggi em projetos de direitos humanos na altura em que o jornalista foi assassinado no interior da embaixada saudita na Turquia, em outubro do ano passado. Tal como Jamal Khashoggi, os ativistas são abertamente críticos do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, tendo-o acusado de ter ordenado a morte do jornalista e de pretender fazer o mesmo com outros.

Apesar de não se ter pronunciado acerca do assunto, a CIA afirma que é seu “dever legal avisar potenciais vítimas a respeito de ameaças específicas, incluindo homicídio, roubo e violência”. De acordo com os ativistas, não lhes foi transmitida qualquer informação a respeito da natureza da possível ameaça nem sobre que riscos em concreto eles correm.

À revista Time, Iyad El-Baghdadi, um doas ativistas visados, referiu que foi instruído a adotar várias precauções, incluindo medidas para dificultar o acesso por parte de algum hacker aos seus dispositivos eletrónicos, uma tática que a Arábia Saudita já usou contra um dos ativistas avisados, Omar Abdulaziz, adianta o Expresso.

Nada me disseram sobre a natureza da ameaça, exceto que eu estava marcado e que não deveria viajar, assim como a minha família”, contou El-Baghdadi.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …