CIA avisa ativistas ligados a Jamal Khashoggi sobre ameaça da Arábia Saudita

Erdem Sahin / EPA

Três colegas de trabalho de Jamal Khashoggi foram alertados a respeito de uma possível ameaça e aconselhados a não viajar para países na Europa e na Ásia onde a Arábia Saudita tem particular influência.

Depois da morte de Jamal Khashoggi, a CIA foi muito criticada por não ter avisado o jornalista da ordem de captura que tinha sido emitida em seu nome pelas autoridades sauditas. No entanto, segundo a revista Time, a Agência Central de Inteligência americana está a tentar redimir-se.

Recentemente, três colegas de trabalho do jornalista assassinado foram alertados a respeito de uma possível ameaça e aconselhados a não viajar para países na Europa e na Ásia onde a Arábia Saudita tem particular influência, bem como a retirar familiares de um país específico, a Malásia.

A Time cita fontes de segurança de diferentes países e os próprios ativistas visados: Iyad El-Baghdadi, que vive em Oslo, na Noruega; Omar Abdulaziz, que vive em Montreal, no Canadá; e uma terceira pessoa que se encontra nos Estados Unidos e pediu para não ser identificado.

Os três ativistas trabalhavam com Khashoggi em projetos de direitos humanos na altura em que o jornalista foi assassinado no interior da embaixada saudita na Turquia, em outubro do ano passado. Tal como Jamal Khashoggi, os ativistas são abertamente críticos do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, tendo-o acusado de ter ordenado a morte do jornalista e de pretender fazer o mesmo com outros.

Apesar de não se ter pronunciado acerca do assunto, a CIA afirma que é seu “dever legal avisar potenciais vítimas a respeito de ameaças específicas, incluindo homicídio, roubo e violência”. De acordo com os ativistas, não lhes foi transmitida qualquer informação a respeito da natureza da possível ameaça nem sobre que riscos em concreto eles correm.

À revista Time, Iyad El-Baghdadi, um doas ativistas visados, referiu que foi instruído a adotar várias precauções, incluindo medidas para dificultar o acesso por parte de algum hacker aos seus dispositivos eletrónicos, uma tática que a Arábia Saudita já usou contra um dos ativistas avisados, Omar Abdulaziz, adianta o Expresso.

Nada me disseram sobre a natureza da ameaça, exceto que eu estava marcado e que não deveria viajar, assim como a minha família”, contou El-Baghdadi.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …