Málaga. Previsões de chuva podem dificultar resgate de Julen

Alvaro Cabrera / EPA

As equipas de resgate continuam a procurar Julen Jiménez, a criança de dois anos que caiu no domingo num poço em Málaga. Depois de horas de trabalho, as equipas optaram por suspender a construção de um túnel horizontal, anunciando nesta quinta-feira que vão antes construir dois furos verticais.

De acordo com o El País, a equipa de resgate está já a trabalhar na plataforma para escavar dois túneis verticais paralelos, mantendo ainda assim em cima da mesa a opção de um outro poço horizontal. A criança estará a 80 metros de profundidade.

Fontes do dispositivo, citadas pela agência espanhola EFE, garantiram que o poço já está canalizado e que os problemas que surgiram na construção do túnel horizontal devem-se a deslizamentos. Por esse mesmo motivo, e tendo em conta as previsões de chuva para os próximos dias, optaram pelas cavidades verticais. A agência noticiosa nota ainda que as equipas envolvidas nunca enfrentaram uma situação “tão limite” como esta.

“Quanto mais pontos de acesso ao poço melhor”, referiu Ángel García Vidal, coordenador da equipa de resgate. “O importante é chegar ao local [onde está Julen] o mais rápido possível, seja por uma opção ou por outra”, explicou esta quinta-feira o delegado do Colégio de Engenheiros de Minas do Sul em Málaga, Juan López Escobar.

O responsável assumiu que o resgate do menino de dois anos que caiu no domingo num poço em Totalán é uma “questão de dias e não de horas“. Em igual sentido, o jornal espanhol nota que em condições normais a perfuração das cavidades demoraria 12 horas, mas tendo em conta as condições do terreno é impossível estimar um período de tempo.

Tal como nota a BBC, não foram ainda confirmados sinais de vida vindos do poço, tendo sido apenas encontrado um cabelo cuja análise de ADN revelou ser de Julen.

A criança, de dois anos, caiu no domingo num poço junto à necrópole da Tumba Del Moro, local turístico em Málaga, na região da Andaluzia. Uma centena de pessoas participam da operação de resgate da criança desde as 14:00 de domingo, quando o pai do menino e o serviço 112 avisaram a Guarda Civil que ele tinha caído no poço, um buraco para prospeção e busca de água naquela zona de serra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carros novos vão ter sistema que "bloqueia" condutores alcoolizados a partir de 2022

A Comissão Europeia vai implementar uma série de medidas de segurança nos automóveis, que serão obrigatórias de forma progressiva a partir de 2022, com objetivo de evitar 25 mil mortes em acidentes rodoviários e 140 …

Iraque condena três franceses a pena de morte por pertencerem ao Estado Islâmico

Três homens de nacionalidade francesa foram este domingo condenados a pena de morte, pelo tribunal de Bagdade, capital do Iraque, por pertenceram ao Estado Islâmico, avança a AFP, que cita o juiz que leu a …

Oposição levou mais gente às ruas do que Bolsonaro

Manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro e da reforma da previdência, o principal objetivo do governo neste ano, moveram milhares de brasileiros em pouco mais de 130 cidades de 26 estados do Brasil. No passado …

Utentes da Soflusa estão “cansados” de constantes supressões

Os utentes da Soflusa mostraram-se esta segunda-feira "cansados" das constantes supressões das ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, que estão hoje a acontecer durante todo o dia devido à falta de mestres. "Já estou a …

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …