Málaga. Previsões de chuva podem dificultar resgate de Julen

Alvaro Cabrera / EPA

As equipas de resgate continuam a procurar Julen Jiménez, a criança de dois anos que caiu no domingo num poço em Málaga. Depois de horas de trabalho, as equipas optaram por suspender a construção de um túnel horizontal, anunciando nesta quinta-feira que vão antes construir dois furos verticais.

De acordo com o El País, a equipa de resgate está já a trabalhar na plataforma para escavar dois túneis verticais paralelos, mantendo ainda assim em cima da mesa a opção de um outro poço horizontal. A criança estará a 80 metros de profundidade.

Fontes do dispositivo, citadas pela agência espanhola EFE, garantiram que o poço já está canalizado e que os problemas que surgiram na construção do túnel horizontal devem-se a deslizamentos. Por esse mesmo motivo, e tendo em conta as previsões de chuva para os próximos dias, optaram pelas cavidades verticais. A agência noticiosa nota ainda que as equipas envolvidas nunca enfrentaram uma situação “tão limite” como esta.

“Quanto mais pontos de acesso ao poço melhor”, referiu Ángel García Vidal, coordenador da equipa de resgate. “O importante é chegar ao local [onde está Julen] o mais rápido possível, seja por uma opção ou por outra”, explicou esta quinta-feira o delegado do Colégio de Engenheiros de Minas do Sul em Málaga, Juan López Escobar.

O responsável assumiu que o resgate do menino de dois anos que caiu no domingo num poço em Totalán é uma “questão de dias e não de horas“. Em igual sentido, o jornal espanhol nota que em condições normais a perfuração das cavidades demoraria 12 horas, mas tendo em conta as condições do terreno é impossível estimar um período de tempo.

Tal como nota a BBC, não foram ainda confirmados sinais de vida vindos do poço, tendo sido apenas encontrado um cabelo cuja análise de ADN revelou ser de Julen.

A criança, de dois anos, caiu no domingo num poço junto à necrópole da Tumba Del Moro, local turístico em Málaga, na região da Andaluzia. Uma centena de pessoas participam da operação de resgate da criança desde as 14:00 de domingo, quando o pai do menino e o serviço 112 avisaram a Guarda Civil que ele tinha caído no poço, um buraco para prospeção e busca de água naquela zona de serra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …