Chuva pode afectar eficácia das máscaras contra a covid-19

Com a chegada do Outono e dos dias de chuva, surge um alerta quanto ao uso de máscaras no combate à covid-19. É que a humidade pode afectar a eficácia na protecção contra o contágio.

O alerta é dado por vários especialistas ouvidos pelo jornal britânico The Times e já foi corroborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A humidade torna as máscaras porosas e, por causa disso, todos os tipos de máscara são vulneráveis num clima húmido“, explica ao The Times o oncologista Karol Sikora, ex-elemento da OMS.

Um máscara molhada ou húmida reduz a capacidade de filtragem do vírus. Um dado que é preocupante numa altura em que voltaram os dias de chuva, com a chegada dos meses de Outono.

“É óbvio que as máscaras ficarão húmidas conforme as pessoas compram e viajam com mau tempo”, destaca ainda no The Times o cardiologista britânico Aseem Malhotra.

Este profissional lamenta que este alerta já devia ter sido emitido há mais tempo. “Não houve nenhuma campanha pública para consciencializar as pessoas de que isso pode tornar as máscaras ineficazes”, queixa-se Aseem Malhotra.

Também o professor Tim Spector do King’s College London, o responsável pela aplicação britânica Covid-19 Symptom Study, considera que “seria útil se fossem emitidos conselhos claros ao público”.

“As máscaras precisam de ser mudadas regularmente e perceber isto é particularmente importante durante o tempo húmido e molhado”, aponta Tim Spector.

A OMS já veio reforçar que as máscaras, sejam descartáveis ou reutilizáveis, devem ser trocadas de imediato quando estejam “molhadas ou visivelmente sujas”.

Em França, onde as máscaras são obrigatórias em várias localidades, as autoridades de saúde já encorajam as pessoas a terem uma segunda máscara guardada, de prevenção, para trocar em caso de a que usam ficar húmida ou molhada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …