Chuva pode afectar eficácia das máscaras contra a covid-19

Com a chegada do Outono e dos dias de chuva, surge um alerta quanto ao uso de máscaras no combate à covid-19. É que a humidade pode afectar a eficácia na protecção contra o contágio.

O alerta é dado por vários especialistas ouvidos pelo jornal britânico The Times e já foi corroborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A humidade torna as máscaras porosas e, por causa disso, todos os tipos de máscara são vulneráveis num clima húmido“, explica ao The Times o oncologista Karol Sikora, ex-elemento da OMS.

Um máscara molhada ou húmida reduz a capacidade de filtragem do vírus. Um dado que é preocupante numa altura em que voltaram os dias de chuva, com a chegada dos meses de Outono.

“É óbvio que as máscaras ficarão húmidas conforme as pessoas compram e viajam com mau tempo”, destaca ainda no The Times o cardiologista britânico Aseem Malhotra.

Este profissional lamenta que este alerta já devia ter sido emitido há mais tempo. “Não houve nenhuma campanha pública para consciencializar as pessoas de que isso pode tornar as máscaras ineficazes”, queixa-se Aseem Malhotra.

Também o professor Tim Spector do King’s College London, o responsável pela aplicação britânica Covid-19 Symptom Study, considera que “seria útil se fossem emitidos conselhos claros ao público”.

“As máscaras precisam de ser mudadas regularmente e perceber isto é particularmente importante durante o tempo húmido e molhado”, aponta Tim Spector.

A OMS já veio reforçar que as máscaras, sejam descartáveis ou reutilizáveis, devem ser trocadas de imediato quando estejam “molhadas ou visivelmente sujas”.

Em França, onde as máscaras são obrigatórias em várias localidades, as autoridades de saúde já encorajam as pessoas a terem uma segunda máscara guardada, de prevenção, para trocar em caso de a que usam ficar húmida ou molhada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …