Chocolates mais caros porque produtores não chegam para encomendas

Moyan Brenn / Flickr

-

A procura mundial por chocolate está a aumentar ao ritmo mais rápido dos últimos três anos, deixando os maiores produtores na África Ocidental sem capacidade para responder às encomendas, o que torna os chocolates mais caros para os consumidores.

As sementes de cacau, a base dos tradicionais chocolates usados nesta quadra pascal, subiram em março para o preço mais alto dos últimos 30 meses, obrigando os vendedores a reflectir este aumento no preço pago pelos consumidores, de acordo com a consultora Euromonitor International, citada pela agência financeira Bloomberg.

Um exemplo dado pela agência de notícias financeiras encontra-se no Reino Unido, e revela um aumento de preço do chocolate em bruto na ordem dos 18% só nos primeiros quatro meses deste ano, o que resulta num aumento de 50% no preço final pago pelos consumidores britânicos face ao ano passado.

De acordo com as estimativas feitas por 14 analistas contactados pela Bloomberg, o preço do chocolate pode subir 6,3% até ao final do ano, o que seria o valor mais alto desde julho de 2011.

De acordo com a Organização Internacional de Cacau, o preço nos Estados Unidos da América da manteiga de cacau, responsável por cerca de 20% de uma barra típica de chocolate, subiu 86% nos 12 meses terminados em abril, e os outros ingredientes, como o leite, também continuaram a subir nos Estados Unidos e na Europa.

Apesar do aumento da produção global de cacau, o que acontece pela primeira vez em três anos, para 4,104 milhões de toneladas entre setembro de 2013 e setembro deste ano, isso não é suficiente para satisfazer as necessidades dos processadores, que deverão usar 4,178 milhões de toneladas.

“A longo prazo, se realmente continuarmos a ver os grãos de cacau a serem sugados para a Ásia, e se por isso se tornarem mais escassos, então os preços vão inevitavelmente subir”, disse um analista do Exobank, lembrando que o aumento do processamento do chocolate na Ásia anda pelos 4% ao ano, contra 1% na Europa e que, assim sendo, “até pode ser que o cacau se torne outra vez um produto de verdadeiro luxo, como o champanhe”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …