Chocolates mais caros porque produtores não chegam para encomendas

Moyan Brenn / Flickr

-

A procura mundial por chocolate está a aumentar ao ritmo mais rápido dos últimos três anos, deixando os maiores produtores na África Ocidental sem capacidade para responder às encomendas, o que torna os chocolates mais caros para os consumidores.

As sementes de cacau, a base dos tradicionais chocolates usados nesta quadra pascal, subiram em março para o preço mais alto dos últimos 30 meses, obrigando os vendedores a reflectir este aumento no preço pago pelos consumidores, de acordo com a consultora Euromonitor International, citada pela agência financeira Bloomberg.

Um exemplo dado pela agência de notícias financeiras encontra-se no Reino Unido, e revela um aumento de preço do chocolate em bruto na ordem dos 18% só nos primeiros quatro meses deste ano, o que resulta num aumento de 50% no preço final pago pelos consumidores britânicos face ao ano passado.

De acordo com as estimativas feitas por 14 analistas contactados pela Bloomberg, o preço do chocolate pode subir 6,3% até ao final do ano, o que seria o valor mais alto desde julho de 2011.

De acordo com a Organização Internacional de Cacau, o preço nos Estados Unidos da América da manteiga de cacau, responsável por cerca de 20% de uma barra típica de chocolate, subiu 86% nos 12 meses terminados em abril, e os outros ingredientes, como o leite, também continuaram a subir nos Estados Unidos e na Europa.

Apesar do aumento da produção global de cacau, o que acontece pela primeira vez em três anos, para 4,104 milhões de toneladas entre setembro de 2013 e setembro deste ano, isso não é suficiente para satisfazer as necessidades dos processadores, que deverão usar 4,178 milhões de toneladas.

“A longo prazo, se realmente continuarmos a ver os grãos de cacau a serem sugados para a Ásia, e se por isso se tornarem mais escassos, então os preços vão inevitavelmente subir”, disse um analista do Exobank, lembrando que o aumento do processamento do chocolate na Ásia anda pelos 4% ao ano, contra 1% na Europa e que, assim sendo, “até pode ser que o cacau se torne outra vez um produto de verdadeiro luxo, como o champanhe”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …