Chineses vão ficar a mandar no DN, JN e TSF

detengase / Flickr

-

O grupo chinês KNJ Investment Limited está a preparar-se para assumir o controle do grupo Global Media, que detém os jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias e a rádio TSF.

A notícia é avançada pelo Expresso, que salienta que as “reuniões nos últimos dias deixam o negócio encaminhado” e que “a operação deverá ser formalizada nos próximos meses, provavelmente já em 2017“.

O grupo com sede em Macau tem à frente o empresário Kevin Ho, que é sobrinho do ex-chefe do governo de Macau, Edmund Ho.

A KNJ vai ficar com “uma participação de cerca de 30% do capital da Global Media“, num negócio que vai rondar entre os 15 milhões e os 20 milhões de euros, de acordo com o semanário.

O Expresso esclarece que este processo vai consumar-se “através de um aumento de capital e da compra de pequenas parcelas (2,5%) das participações de 15% actualmente detidas no grupo pelo BCP e pelo Novo Banco“.

O jornal ainda salienta que o capital que está na posse de António Mosquito (27,5%), Joaquim Oliveira (27,5%) e Luís Montez (15%) “será reduzido na mesma proporção, para valores na ordem dos 20% e 10%, respectivamente”.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • Cara leitora,
      Obrigada pelo seu reparo.
      De acordo com o dicionário que usamos (Priberam), os termos “controlo” e “controle“, ambos com origem no francês “contrôle”, são sinónimos e ambos corretos em português de Portugal.

  1. Zap, o dicionário não foi justo consigo. “Controle” é galicismo e a verdadeira palavra para português é só “controlo”. Com a quantidade de anglicismos e outros “ismos” que por aí abundam, sempre que possível, vamos pugnar pela pureza da língua!

    • Cara leitora,
      O dicionário não é justo, mas é o dicionário.
      Se alguém tem que pugnar pela “pureza da língua” (e até, se existir sequer a “pureza da língua”, saber o que essa “pureza” é), é o dicionário, não é o ZAP.
      Ora, de acordo com o dicionário que usamos (por reputarmos de bom), tal como explicamos no comentário anterior, ambos os sinónimos “controlo” e “controle“ têm origem no francês “contrôle”. São ambos galicismos — tal como um sem número de palavras portuguesas (repare, “portuguesas”) que são galicismos e que são português “puro”, se tal existe.
      Mas como no ZAP temos jornalistas, não especialistas em linguística, não vamos sequer discutir se faz sentido falar da “pureza” de uma língua cujas palavras (presumivelmente, todas elas) têm origem ou no latim, ou no grego, ou no francês, ou no germânico, ou no inglês. Deixamos essa discussão para os especialistas, noutros fora, e ficamo-nos pelo Priberam para nos esclarecer as dúvidas ocasionais que nos surjam.

  2. Zap, um sem número de palavras francesas( e de outras línguas) que se adaptaram à nossa língua como: bicicleta, bobina, equipa, omoleta, cabina, gabardina etc., às quais chamamos neologismos, e que se pronunciadas e escritas à maneira francesa não soariam também. Por isso se importarmos a palavra “controle” e o aportuguesarmos também ficará muito melhor! Peço desculpa pela minha teimosia, não era minha intenção melindrar.

  3. Vendam, vendam aos chineses que é a melhor maneira que nós, portugueses, temos de de deixar de ler essas m** . Aliás, a imprensa escrita e alguma outra que o não é estão a caminho da extinção total. Que alívio! Viva o que é nacional, o que é Lusitano, o que é ibérico. Porque não vão a Pequim ver quantas rádios e imprensa escrita de língua portuguesa lá existem?

  4. Infelizmente estamos a ser colonizados pelos chineses. Antigamente a colonização fazia se com armas, hoje faz se com dinheiro. Mas as consequências ou o efeito é exactamente o mesmo. Aos colonizadores deste tipo, interessa no final apenas o proveito económico, mas pelo meio vai o poder político, e esta necessita do poder dos média. Está tudo controlado. Estamos entregues aos chineses. E a corrupção impera.

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …