China pode proibir crianças de famílias “não confiáveis” de frequentar escolas de elite

(dr) Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping, quer construir um sistema baseado no princípio: “Uma vez indigno de confiança, sempre restrito”.

A China pode proibir crianças de famílias apontadas como “indignas de confiança” pelo sistema de crédito social de frequentar escolas de elite. A mesma tecnologia tem sido usada para impedir passageiros de comprar bilhetes de avião ou de comboio pelo período de até um ano.

De acordo com o Independent, os cidadãos listados no sistema de crédito social foram acusados ​​de cometer transgressões financeiras ou legais. Esse sistema de avaliação e penalização está a ser testado na China há cerca de um ano.

Segundo Liu Guixiang, um membro do comité judicial da Suprema Corte do Povo, essas famílias podem enfrentar limites nas escolhas de educação dos seus filhos, o que os restringiria às escolas estaduais comuns.

China proibiu 23 milhões de pessoas de viajar (é o castigo do “crédito social” a funcionar)

Como informou o Daily Mail, se as taxas das escolas de elite forem mais altas do que as das escolas normais, a frequência na mesma é considerada pelo governo chinês um gasto de luxo. Nesse caso, as crianças são impedidas de as frequentar se as propinas forem pagas pela pessoa “desacreditada” no sistema de crédito social.

Liu Guixiang afirmou igualmente que o sistema não puniria ninguém de forma incorreta nem penalizaria membros da família a fim de pressioná-los, considerando que o sistema legal chinês é “muito civilizado”.

A iniciativa para colocar os cidadãos em listas restritas está de acordo com o plano do presidente chinês Xi Jinping de construir um sistema baseado no princípio: “Uma vez indigno de confiança, sempre restrito”.

No ano passado, o vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), Mike Pence, denunciou-o como “um sistema Orwelliano, baseado no controle de praticamente todas as facetas da vida humana”.

As infrações incluem atos como espalhar informações falsas sobre o terrorismo e causar problemas nos voos, usar bilhetes vencidos ou fumar nos comboios. As pessoas podem também ser punidas por não pagar multas ou outras irregularidades financeiras.

A China negou estar a administrar “campos de concentração” na região de Xinjiang, afirmando que se tratam de “colégios internos”. Contudo, ativistas afirmam que mais de um milhão de pessoas, predominantemente muçulmanas, estão detidas em campos de detenção em massa na região.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …