China pode proibir crianças de famílias “não confiáveis” de frequentar escolas de elite

(dr) Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping, quer construir um sistema baseado no princípio: “Uma vez indigno de confiança, sempre restrito”.

A China pode proibir crianças de famílias apontadas como “indignas de confiança” pelo sistema de crédito social de frequentar escolas de elite. A mesma tecnologia tem sido usada para impedir passageiros de comprar bilhetes de avião ou de comboio pelo período de até um ano.

De acordo com o Independent, os cidadãos listados no sistema de crédito social foram acusados ​​de cometer transgressões financeiras ou legais. Esse sistema de avaliação e penalização está a ser testado na China há cerca de um ano.

Segundo Liu Guixiang, um membro do comité judicial da Suprema Corte do Povo, essas famílias podem enfrentar limites nas escolhas de educação dos seus filhos, o que os restringiria às escolas estaduais comuns.

China proibiu 23 milhões de pessoas de viajar (é o castigo do “crédito social” a funcionar)

Como informou o Daily Mail, se as taxas das escolas de elite forem mais altas do que as das escolas normais, a frequência na mesma é considerada pelo governo chinês um gasto de luxo. Nesse caso, as crianças são impedidas de as frequentar se as propinas forem pagas pela pessoa “desacreditada” no sistema de crédito social.

Liu Guixiang afirmou igualmente que o sistema não puniria ninguém de forma incorreta nem penalizaria membros da família a fim de pressioná-los, considerando que o sistema legal chinês é “muito civilizado”.

A iniciativa para colocar os cidadãos em listas restritas está de acordo com o plano do presidente chinês Xi Jinping de construir um sistema baseado no princípio: “Uma vez indigno de confiança, sempre restrito”.

No ano passado, o vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), Mike Pence, denunciou-o como “um sistema Orwelliano, baseado no controle de praticamente todas as facetas da vida humana”.

As infrações incluem atos como espalhar informações falsas sobre o terrorismo e causar problemas nos voos, usar bilhetes vencidos ou fumar nos comboios. As pessoas podem também ser punidas por não pagar multas ou outras irregularidades financeiras.

A China negou estar a administrar “campos de concentração” na região de Xinjiang, afirmando que se tratam de “colégios internos”. Contudo, ativistas afirmam que mais de um milhão de pessoas, predominantemente muçulmanas, estão detidas em campos de detenção em massa na região.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …