China pode proibir crianças de famílias “não confiáveis” de frequentar escolas de elite

(dr) Xinhua

O presidente da China, Xi Jinping, quer construir um sistema baseado no princípio: “Uma vez indigno de confiança, sempre restrito”.

A China pode proibir crianças de famílias apontadas como “indignas de confiança” pelo sistema de crédito social de frequentar escolas de elite. A mesma tecnologia tem sido usada para impedir passageiros de comprar bilhetes de avião ou de comboio pelo período de até um ano.

De acordo com o Independent, os cidadãos listados no sistema de crédito social foram acusados ​​de cometer transgressões financeiras ou legais. Esse sistema de avaliação e penalização está a ser testado na China há cerca de um ano.

Segundo Liu Guixiang, um membro do comité judicial da Suprema Corte do Povo, essas famílias podem enfrentar limites nas escolhas de educação dos seus filhos, o que os restringiria às escolas estaduais comuns.

China proibiu 23 milhões de pessoas de viajar (é o castigo do “crédito social” a funcionar)

Como informou o Daily Mail, se as taxas das escolas de elite forem mais altas do que as das escolas normais, a frequência na mesma é considerada pelo governo chinês um gasto de luxo. Nesse caso, as crianças são impedidas de as frequentar se as propinas forem pagas pela pessoa “desacreditada” no sistema de crédito social.

Liu Guixiang afirmou igualmente que o sistema não puniria ninguém de forma incorreta nem penalizaria membros da família a fim de pressioná-los, considerando que o sistema legal chinês é “muito civilizado”.

A iniciativa para colocar os cidadãos em listas restritas está de acordo com o plano do presidente chinês Xi Jinping de construir um sistema baseado no princípio: “Uma vez indigno de confiança, sempre restrito”.

No ano passado, o vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), Mike Pence, denunciou-o como “um sistema Orwelliano, baseado no controle de praticamente todas as facetas da vida humana”.

As infrações incluem atos como espalhar informações falsas sobre o terrorismo e causar problemas nos voos, usar bilhetes vencidos ou fumar nos comboios. As pessoas podem também ser punidas por não pagar multas ou outras irregularidades financeiras.

A China negou estar a administrar “campos de concentração” na região de Xinjiang, afirmando que se tratam de “colégios internos”. Contudo, ativistas afirmam que mais de um milhão de pessoas, predominantemente muçulmanas, estão detidas em campos de detenção em massa na região.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Torra acusa Estado de "golpe". Milhares protestam contra decisão do Supremo

O presidente inabilitado da Catalunha denunciou, esta segunda-feira, o "golpe arquitetado" pelo Estado com o objetivo de o destituir. Milhares de pessoas saíram às ruas de Barcelona para se manifestar contra a decisão do Supremo. O …

Donald Trump garante ter pagado impostos. Só não apresentou provas

Esta segunda-feira, o Presidente norte-americano afirmou que pagou milhões de dólares ao Tesouro sem, no entanto, ter apresentado qualquer prova. Para se defender da reportagem publicada pelo The New York Times - que revela que o …

Guilhermina Freitas eleita presidente do Tribunal da Relação de Lisboa

A juíza Guilhermina Freitas venceu, esta segunda-feira, com maioria absoluta, as eleições para a presidência do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), cargo que já ocupava interinamente. Fonte do Tribunal da Relação de Lisboa adiantou à …

Liga propõe assistência de mil pessoas no jogo entre Santa Clara e Gil Vicente

A Liga propôs à Direção Regional da Saúde dos Açores que o encontro Santa Clara-Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, tenha uma assistência de mil pessoas, seguindo as normas regionais para a covid-19. A …

Montijo vai mesmo descolar. "Não será uma pandemia a alterar um projeto necessário há mais de 50 anos"

A pandemia de covid-19 não vai alterar um projeto "considerado necessário há mais de 50 anos", sublinhou o primeiro-ministro na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP). Acelerar a recuperação do turismo, um dos setores …

Sérgio Conceição galardoado com Dragão de Ouro para Treinador do Ano

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto recebeu, esta segunda-feira, o Dragão de Ouro para Treinador do Ano, galardão entregue pelo presidente do clube. Sérgio Conceição venceu o prémio pela segunda vez na …

Os quatro negócios da China em Portugal que os EUA querem travar (e porquê)

O embaixador norte-americano George Glass avisou que Portugal "tem de escolher agora" entre a "parceira" China ou os "aliados" EUA em processos como o 5G, a entrada da CCCC na Mota-Engil ou a construção do …

Manchester United faz oferta de 15 milhões por Alex Telles

O Manchester United fez uma primeira oferta pelo lateral-esquerdo brasileiro que ronda os 15 milhões de euros. De acordo com o jornal The Guardian, o Manchester United fez uma oferta a rondar os 15 milhões de …

Os persas "inventaram" o aço inoxidável há mil anos

Uma série de descobertas arqueológicas sugerem que os metalúrgicos persas fizeram uma liga de ferro e crómio - que pode ser considerada o precursor do aço inoxidável moderno - já no segundo milénio. A descoberta, …

Catarina Martins acusa PS de acenar com crise política quando negociações são "mais incómodas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, apontou, na segunda-feira, que “há quem tenha vontade de ter uma crise política”, e que o PS habitualmente utiliza este argumento quando “as negociações são mais …