China prende jornalista da Bloomberg News por “colocar em risco a segurança nacional”

(dr) Xinhua

A Bloomberg News anunciou que Haze Fan, uma jornalista que trabalha com o correspondente em Pequim, foi detida pelas autoridades chinesas por suspeita de colocar em risco a segurança nacional.

Haze Fan, uma cidadã chinesa, foi levada do seu apartamento em Pequim por oficiais de segurança à paisana por volta das 11h30 de segunda-feira, refere a Bloomberg News.

“Estamos muito preocupados com Fan, e temos falado ativamente com as autoridades chinesas para entender melhor a situação. Continuamos a fazer tudo o que podemos para apoiá-la enquanto tentamos encontrar mais informações ”, disse um porta-voz da Bloomberg num artigo do site.

Para já ainda não conhecidos detalhes da investigação, mas esta situação ocorre meses depois de haver uma grande deterioração das condições dos media na China, uma vez que vários jornalistas americanos e australianos foram expulsos do país. Neste sentido, também os cidadãos chineses que trabalham com meios de comunicação ocidentais foram avisados pelas autoridades para terem cuidado.

A China não permite que os seus cidadãos trabalhem como jornalistas para organizações de comunicação fora da China, apenas o podem fazer como assistentes de notícias.

Vários assistentes de notícias chineses, que trabalham com os principais meios de comunicação ocidentais, viram as suas credenciais de trabalho ser revogadas este ano, sendo que grande parte destes condicionamentos iniciaram-se depois dos jornalistas se envolverem em investigações sobre o surto do novo coronavírus em Wuhan.

Foi o que aconteceu a Zhang Zhan, depois de publicar uma reportagem nas redes sociais e em contas de streaming sobre os acontecimentos na cidade chinesa, tida como principal foco da covid-19. A jornalista foi acusada de “criar discussões e causar problemas”.

O documento de acusação indicava que a jornalista “aceitou conceder entrevistas aos media estrangeiros e especulou maliciosamente sobre a pandemia de covid-19 em Wuhan”.

Também um cidadão australiano, Cheng Lei, que trabalhava para uma emissora estatal chinesa, foi detido em agosto com o mesmo argumento que foi dado para a prisão de Fan: suspeita de colocar a segurança nacional em risco. Várias semanas depois, dois outros jornalistas australianos fugiram da China, depois das autoridades chinesas afirmarem que estes estavam no país com o propósito de investigar o caso de Cheng.

A detenção de Fan é a mais recente, depois de um ano de grande tensão para os meios de comunicação ocidentais na China.

No início deste ano, Pequim também expulsou jornalistas americanos do The Washington Post, New York Times e Wall Street Journal, em retaliação às novas restrições do governo de Donald Trump aos media chineses.

Fan trabalha para a Bloomberg News em Pequim desde 2017, mas já trabalhou anteriormente na CNBC, Al Jazeera, CBS News e Thomson Reuters, de acordo com o seu perfil no LinkedIn.

Tom Mackenzie, jornalista da TV Bloomberg News de Pequim, classificou a prisão de Fan como “profundamente perturbadora”, através de um post no Twitter.

“Trabalhei ao lado de Haze durante quase dois anos, quando era a nossa produtora de TV na China. Não é exagero dizer que é uma das melhores, mais motivadas e comprometidas jornalistas que já passou por aqui”, escreveu Mackenzie.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Delphi é uma Inteligência Artificial que dá conselhos éticos — mas mostrou ser racista

Delphi é uma Inteligência Artificial que responde a utilizadores, ajudando a resolver dilemas éticos. No entanto, em algumas respostas mostrou ser racista e machista. A vida é um jogo de decisões, em que nem sempre sabemos …

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …