China desmantela esquema de pirâmide de 4,6 mil milhões de euros

O alegado cérebro de um esquema que custou milhares de milhões de dólares a investidores chineses vivia num apartamento de luxo, adornado com fontes e pavões, avançou hoje a imprensa local, após difundir a sua confissão.

Descrito como o responsável pela firma Zhongjin Asset Management e suas subsidiárias, Xu Qin consta entre os 35 executivos e funcionários presos na semana passada, de acordo com a televisão estatal Dragon Television.

Funcionários da Zhongjin terão alegadamente burlado milhares de investidores com um gigantesco esquema em pirâmide que terá arrecadado 34.000 milhões de yuan (4.620 milhões de euros).

Xu Qin admitiu que “a empresa pagou juros aos investidores antigos com o dinheiro de novos investidores”, referindo que se tratava “basicamente, de um esquema ‘Ponzi'”.

A mesma reportagem diz que Xu Qin, de 35 anos, gastou em conjunto com a esposa 500 milhões de yuan dos investidores em casas e carros de luxo.

Ambos tinham arrendado um apartamento com 1.200 metros quadrados num dos mais caros condomínios da China, o Tomson Riviera, em Xangai, onde criavam pavões e construíram fontes na sala de estar, revela hoje o jornal oficial Jiefang Daily.

Trata-se do caso mais recente na China envolvendo um suspeito a confessar em direito na televisão estatal antes de ser julgado.

Xu Qin foi detido no mês passado pela polícia no aeroporto quando se preparava para deixar o país rumo a Itália num avião fretado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …