China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

Stringer / EPA

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da cidade.

Segundo noticiou na quinta-feira a Time, no dia anterior, Pequim registou apenas um novo caso confirmado, após uma campanha agressiva de testes no mercado de Xinfadi, no sudoeste do distrito de Fengtai, onde um novo surto foi detetado a 11 de junho. O surto surgiu após 56 dias sem novas infeções, não tendo originado mortes.

“Pequim deu um exemplo claro de que a China evitará uma nova onda de infeções – domésticas ou importadas – através de uma resposta rápida e refinada no controle de epidemias”, disse à emissora estatal CCTV o diretor de doenças infeciosas do Hospital Huashan, de Xangai, Zhang Wenhong.

Na cidade com 22 milhões, mais de sete milhões foram testados após o surto, enquanto escolas, bares e salões de beleza foram fechados, numa tentativa de conter a propagação do vírus. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Pequim, foram descobertos casos em 47 ruas de 11 distritos da cidade e colocadas em confinamento mais de uma dúzia de residências.

Receando que este surto se deva a uma variação mais contagiosa do vírus, as novas regras na região determinam que qualquer pessoa que tenha tido contacto próximo com alguém infetado fique em quarentena por 28 dias.

Dada a infeciosidade do vírus e ao elevado número de casos assintomáticos, é inevitável que surjam mais surtos na China, disse Ben Cowling, especialista em saúde pública da Universidade de Hong Kong. A situação pode durar “semanas ou meses até descobrirmos uma maneira mais sustentável de lidar” com a mesma, “que não envolva testes em massa e bloqueios”, indicou.

As autoridades chinesas sugeriram que a fonte deste surto pode ter sido o salmão importado da Europa, levando hotéis, restaurantes e supermercados a abandonar os estoques existentes e a cancelar as importações, apesar de os cientistas do governo afirmarem “não ser possível” que o vírus sobreviva no salmão, vivo ou congelado.

A Time indicou que as restrições à importação de salmão são um golpe comercial significativo para o Chile, a Noruega, as Ilhas Faroé, a Austrália e o Canadá, de onde a China importa cerca de 80 mil toneladas de salmão por ano.

Essas proibições também podem ser prejudiciais à saúde pública, pois incentivam os países e a indústria a esconder novos surtos. Em 2005, o Regulamento Sanitário Internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi atualizado para proibir qualquer restrição de comércio em resposta a ameaças de saúde. Nos últimos dias, fábricas de embalagem de carne nos EUA foram acusadas de encobrir surtos por medo do impacto económico.

“Historicamente, esse tem sido um problema muito grande”, apontou Adam Kamradt-Scott, professor especializado em segurança global da saúde na Universidade de Sydney. “A fonte dos surtos precisa ser minuciosamente investigada e os vínculos científicos estabelecidos antes dos países adotarem medidas restritivas”, frisou.

Enquanto as autoridades chinesas parecem ter controlado o surto do mercado de Xinfadi, através de testes e confinamento, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, referiu na quarta-feira que o vírus “simplesmente desapareceria”, num momento em que o país regista um recorde diário de mais de 52 mil novas infeções.

“Acho que o vírus não vai desaparecer”, defendeu Cowling, acrescentando: “Isso não faz sentido. Mas [Trump] finalmente disse que usar máscaras seria útil”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …