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China constrói uma autoestrada de painéis solares

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Depois de conquistar o pódio dos países com maior instalação fotovoltaica, a China inaugura agora uma autoestrada feita com painéis solares.

Localizada em Jinan, a capital da província de Shandong, esta autoestrada tem uma extensão de dois quilómetros, com uma área total de 5.875 metros quadrados, e é composta por três camadas: betão transparente em cima, painéis fotovoltaicos no meio e isolamento em baixo.

A estrada chinesa tem duas vias destinadas à circulação normal e uma para emergências, tendo sido desenhada para transportes públicos e para veículos elétricos.

De acordo com o The Greenest Post, a luz solar é convertida em eletricidade que é diretamente direcionada para a rede elétrica. Os mais de cinco mil metros quadrados de painéis solares têm o potencial de gerar um milhão de kWH por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades domésticas de 800 casas.

Esta eletricidade será utilizada para alimentar a iluminação das ruas, o sistema de derretimento de neve e os postos de carga dos carros elétricos. Mas, embora seja um projeto empreendedor, é também um projeto ambicioso.

Cada metro quadrado desta autoestrada tem um custo de 458 dólares, cerca de 377 euros, o que torna esta autoestrada um projeto dispendioso.

Embora possa parecer uma via frágil, Zhang Hongchao, um dos responsáveis do projeto e especialista em Engenharia de Transporte da Universidade de Tongji, afirma que esta autoestrada aguenta dez vezes mais pressão do que o asfalto normal.

A China junta-se assim à França, Holanda e outros países a experimentar este projeto. Uma solução para melhorar a qualidade das rodovias e incorporar nelas um propósito ambiental.

ZAP //

5 Comments

  1. Que grande trapalhada! Ou isto ficou muito mais barato que em Portugal ou há contas mal feitas.
    – Segundo os números apresentados, a largura média desta autoestrada seria inferior a 3 metros, o que é menos de metade da maioria das ruas urbanas. Só assim dá 5.875 m2 em 2 km de extensão!
    – Por outro lado, estes 2 km custaram 2,215 M€ (= 5.875 x 377€), o que dá 1/4 dos valores em Portugal, onde o custo médio de construção duma AE tradicional é de 4,5 M€ por km.
    Se calhar o artigo foi escrito pelo Guterres…

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