A primeira estrada de painéis solares do mundo foi inaugurada esta quinta-feira na Normandia, no noroeste de França. Trata-se de um projeto ainda em fase de testes que poderá no futuro ser reproduzido em outros países.
Os painéis solares fotovoltaicos foram colocados num troço de um quilómetro à saída da pequena cidade de Tourouvre.
O objetivo é que estes painéis solares, protegidos por uma camada de resina, produzam energia que permita garantir a iluminação pública de uma cidade de cinco mil habitantes, de acordo com a empresa responsável pelo projeto.
O projeto foi desenvolvido pela sociedade Colas, uma filial do grupo francês Bouygues, em parceria com o centro de investigação público CEA Tech.
Os custos do projeto, na ordem dos cinco milhões de euros, foram cobertos com uma subvenção do Estado francês – o que levantou algumas críticas de quem acha que “a estrada é ridiculamente cara“.
“É uma ideia genial, utilizamos um espaço que é usado para outra coisa e não ocupamos terras agrícolas em países densamente povoados”, assegurou Ségolène Royal, ministra do Ambiente francesa, na inauguração do troço.
O projeto foi testado durante vários meses em outros quatro locais em França, sempre em superfícies menores, como parques de estacionamento ou em frente de edifícios públicos.
A estrada, com uma circulação de cerca de 2000 veículos por dia, não é uma via de alta intensidade. Agora, durante um período de testes de dois anos, terá de provar a sua resistência – nomeadamente à sujidade – e capacidade de produzir energia.
ZAP // Bom Dia