/

China. Carne de porco está tão cara que há bancos a oferecê-la a novos clientes

Na China, a febre suína está a levar o preço da carne de porco a subir para níveis históricos. Quase considera um bem de luxo, alguns bancos estão a oferecer porções a novos clientes.

A China é não só a maior produtora de carne de porco do mundo, mas é também a maior consumidora. A harmonia entre produção e consumo do país poderia significar que os chineses fossem autossuficientes no que toca a esta proteína. No entanto, a devastadora febre suína está a dizimar as varas da nação.

O preço da carne de porco subiu de tal maneira que pequenos bancos chineses estão já a oferecer doses desta carne como presente de abertura de uma nova conta. Segundo a Sábado, a carne de porco está tão cara que já quase se tornou num produto de luxo.

Os novos clientes do Linhai Rural Commercial Bank que depositem pelo menos 10 mil yuan (cerca de 1283 euros) numa conta a prazo habilitam-se a receber uma porção entre 500 gramas a alguns quilogramas de carne de porco. Ao fim do dia é feito um sorteio no qual o novo cliente pode receber a carne.

O preço atingiu máximos históricos já que a carne de porco saudável é cada vez mais escassa. O South China Morning Post prevê que o preço da carne de porco tenha um aumento de 70% no seu preço, ultrapassando os preços recorde registados em 2016.

“Simplesmente não há carne suficiente no mercado interno ou global para a China“, disse Ma Chuang, vice-secretário geral da Associação Chinesa de Ciência Animal e Medicina Veterinária em Pequim, citado pela Bloomberg. Em novembro, as previsões apontavam para uma quebra de 50% no consumo deste tipo de carne.

Por enquanto, ainda não há vacina para a febre suína africana, que atingiu fortemente as varas chinesas, afetando drasticamente a sustentabilidade da produção do país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.