Chile regista cerca de 70 sismos num só dia

Diego Figueroa / EPA

Destroços do tsunami que se seguiu a um terramoto de magnitude 8.3 na escala de Richter no Chile, a 16 de setembro

Destroços do tsunami que se seguiu a um terramoto de magnitude 8.3 na escala de Richter no Chile, a 16 de setembro

Cerca de 70 sismos, com magnitudes entre 3 e 6,7, foram sentidos por milhares de chilenos, esta segunda-feira, nas regiões de Coquimbo, Valparaíso e na zona metropolitana de Santiago.

Este foi o mais elevado número de réplicas concentradas num só dia desde a passada quarta-feira, quando o país foi atingido por um sismo de magnitude 8,4, seguido de um tsunami.

Quatro destes abalos destacaram-se pela sua magnitude e duração, causando preocupação aos habitantes, principalmente àqueles que se encontravam em edifícios elevados.

Segundo o último relatório do Gabinete Nacional de Emergência, 13 pessoas morreram devido ao sismo e posterior tsunami, e de acordo com o vice-ministro do Interior, Mahmud Aleuy quatro ainda estão desaparecidas.

O número de pessoas que ficaram sem casa subiu drasticamente de 3.500, após as autoridades chegarem às vilas remotas da região de Coquimbo (a mais de 260 quilómetros de Santiago, onde foi localizado o epicentro do sismo), para 9.061, com 3.931 casas a registarem danos menores, 1.280 ficaram com danos de elevada dimensão e, por isso, não estão habitáveis, e 656 ficaram mesmo destruídas.

“Esperamos que na sexta-feira tenhamos inquirido todas as pessoas que foram afetadas”, disse Aleuy.

O sismo, na costa, foi o 6º mais forte na história do país, geologicamente volátil, e o mais forte em termos mundiais registado este ano.

O tsunami gerado pelo sismo atingiu a costa minutos depois de cerca de um milhão de pessoas terem sido deslocadas da zona.

O número de mortos foi muito inferior ao de fevereiro de 2010, quando um sismo de magnitude 8,8 e um tsunami terem causado a morte a 500 pessoas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …

Ryanair e Wizz Air multadas por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou nesta quinta-feira uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra low cost, pelo suplemento aplicado à …

Falta de limpeza de terrenos motivou mais de 8 mil autos de contraordenação em 2018

A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou esta sexta-feira que foram levantados 8.425 autos de notícia por contraordenação devido à falta de limpeza de terrenos florestais durante 2018, o que corresponde a uma média de 23 …

Venezuela. Militares disparam contra civis e fazem dois mortos e vários feridos

Confrontos na fronteira entre a Venezuela e o Brasil fizeram um morto e vários feridos esta sexta-feira. A tensão aumentou quando um grupo de cidadãos tentava manter aberta parte da fronteira sul do país. A notícia …

Telecomunicações. Pôr fim a um contrato de fidelização pode ficar mais barato

A Autoridade Nacional de Comunicações quer mudar as regras das fidelizações nos contratos com as operadores de telecomunicações. O regulador pretende que baixem os custos para os clientes. Esta é uma das propostas que a Anacom …

Rio chega à caixa de correio dos portugueses para dizer que tenta fazer diferente ("mas não é fácil")

Rui Rio escreveu uma carta aos portugueses para defender que desde que assumiu o papel de presidente do PSD tem tentado atuar em nome do interesse nacional, mas "não é fácil". "Caro concidadão." É desta forma …

Códigos misteriosos e encontros com políticos. MP passa agenda de Salgado a pente fino

Encontros com políticos, como Sócrates e Passos Coelho, e 40 reuniões com Manuel Pinho, entre códigos secretos que envolvem António Mexia, o presidente da EDP. São alguns dos dados que as agendas de Ricardo Salgado, …