Chile regista cerca de 70 sismos num só dia

Diego Figueroa / EPA

Destroços do tsunami que se seguiu a um terramoto de magnitude 8.3 na escala de Richter no Chile, a 16 de setembro

Destroços do tsunami que se seguiu a um terramoto de magnitude 8.3 na escala de Richter no Chile, a 16 de setembro

Cerca de 70 sismos, com magnitudes entre 3 e 6,7, foram sentidos por milhares de chilenos, esta segunda-feira, nas regiões de Coquimbo, Valparaíso e na zona metropolitana de Santiago.

Este foi o mais elevado número de réplicas concentradas num só dia desde a passada quarta-feira, quando o país foi atingido por um sismo de magnitude 8,4, seguido de um tsunami.

Quatro destes abalos destacaram-se pela sua magnitude e duração, causando preocupação aos habitantes, principalmente àqueles que se encontravam em edifícios elevados.

Segundo o último relatório do Gabinete Nacional de Emergência, 13 pessoas morreram devido ao sismo e posterior tsunami, e de acordo com o vice-ministro do Interior, Mahmud Aleuy quatro ainda estão desaparecidas.

O número de pessoas que ficaram sem casa subiu drasticamente de 3.500, após as autoridades chegarem às vilas remotas da região de Coquimbo (a mais de 260 quilómetros de Santiago, onde foi localizado o epicentro do sismo), para 9.061, com 3.931 casas a registarem danos menores, 1.280 ficaram com danos de elevada dimensão e, por isso, não estão habitáveis, e 656 ficaram mesmo destruídas.

“Esperamos que na sexta-feira tenhamos inquirido todas as pessoas que foram afetadas”, disse Aleuy.

O sismo, na costa, foi o 6º mais forte na história do país, geologicamente volátil, e o mais forte em termos mundiais registado este ano.

O tsunami gerado pelo sismo atingiu a costa minutos depois de cerca de um milhão de pessoas terem sido deslocadas da zona.

O número de mortos foi muito inferior ao de fevereiro de 2010, quando um sismo de magnitude 8,8 e um tsunami terem causado a morte a 500 pessoas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Problemas de sono nos adolescentes podem ser resolvidos com menos ecrãs à noite

Os problemas de sono nos adolescentes podem ser revertidos em apenas uma semana limitando a utilização à noite de ecrãs emissores de luz como os dos telemóveis, tablets e computadores, defendeu hoje a Sociedade Europeia …

Suspeitas de dados falsos levam PJ a fazer buscas no Hospital de Cascais

A Procuradoria-Geral da República confirmou esta segunda-feira a realização de diligências de investigação no Hospital de Cascais no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra. “Confirma-se a realização …

Descoberto a obra mais antiga de Michelangelo. Foi desenhada aos 12 anos

O desenho de um homem sentado, possuído por um colecionador britânico, é a obra mais antiga conservada do génio italiano Michelangelo. De acordo com Timothy Clifford, um especialista sobre o Renascimento italiano, que falou com o …

O quilograma mudou e já é igual para humanos ou extraterrestres

Tal como anunciado em novembro passado e em prol da precisão científica, a definição de quilograma foi atualizada nesta segunda-feira, 20 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Metrologia. A alteração …

Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé. É alimentada a biberão

Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM). A cria …

Encher um depósito de gasolina custa mais 10 euros do que em janeiro

Os preços dos combustíveis sobem nesta segunda-feira, numa altura em que encher um depósito de gasolina custa mais 10 do que em janeiro. No caso do gasóleo, a diferença comparativamente ao início do ano é …

Sondagem deixa PS 10 pontos à frente do PSD com vitória em todas as frentes

Se as eleições europeias se tivessem realizado no passado fim-de-semana, o PS teria ganho em todas as frentes, alcançado 33% dos votos válidos, mais dez pontos percentuais do que o PSD, avança o jornal Público …

Grupo de estudantes em greve por uma reforma no ensino

A 25 de março, um estudante da Universidade de Coimbra começou uma greve para reivindicar uma reforma radical no ensino português. Agora, não está sozinho. Já são seis os estudantes que todos os dias úteis se …

Passos voltou, foi recebido em festa e acusou o Governo de ilusionismo

O antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho juntou-se esta segunda-feira à campanha do número um do PSD para as europeias, Paulo Rangel. Recebido em festa em Cascais, o antigo líder social democrata apontou baterias ao Governo …

Está em expansão o mercado para substitutos de ovos

O mercado para substitutos dos ovos vive um momento de clara expansão. O primeiro ovo mexido falso lançado no mercado foi o VeganEgg, fabricado pela Follow Your Heart em 2015. A clara de ovo é universalmente …