Uma investigação levado a cabo por cientistas da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, concluiu que o hábito de mascar chicletes sem açúcar traz benefícios à saúde.
Quem diria que uma chiclete faria bem à saúde? Foi precisamente o que um estudo da Universidade de Tufts concluiu, ao atestar que mascar chicletes sem açúcar está associado à menor ingestão calórica e ao consumo de alimentos mais saudáveis.
Segundo o Science Alert, o estudo analisou informações de cerca de 15 mil pessoas que responderam à Investigação Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES), um questionário fornece informações sobre as condições de saúde e o estado nutricional dos norte-americanos.
De acordo com a análise, os inquiridos que disseram ter mascado chicletes sem açúcar 24 horas antes de responder ao questionário tinham uma alimentação melhor do que as pessoas que não tinham esse hábito.
Além disso, quem mascava chicletes tinha uma dieta com menos alimentos açucarados e também consumia menos lanches entre as refeições.
Mas os benefícios não ficam por aqui e vão além dos relacionados à dieta. “A ação protege o esmalte dos dentes, reduz significativamente a cárie dentária, auxilia no controlo do stress e nas alterações de humor”, detalhou Taylor C. Wallace, professor na Universidade George Washington e na Universidade Tufts.
Por todos estes fatores, Wallace defende que este hábito seja incentivado como estratégia de adesão a comportamentos alimentares mais saudáveis. “Vemos potencial em incentivar o hábito de consumir chicletes e pastilhas sem açúcar para ajudar a construir hábitos de vida mais saudáveis, pois melhores escolhas e dietas mais saudáveis não acontecem simplesmente no vácuo.”
São necessárias mais investigações para entender exatamente por que motivo as chicletes sem açúcar têm todos estes efeitos. No entanto, as implicações são importantes para a comunidade de saúde, os nutricionistas e o público em geral implementarem quer nas práticas profissionais, quer nas pessoais.
O artigo científico foi publicado no Journal of the American Nutrition Association.