Chernobyl vai ter o maior parque de energia solar do mundo

activsolar / Flickr

Parque solar de Mityaevo, na Crimeia

Parque solar de Mityaevo, na Crimeia

O local de um dos maiores desastres nucleares do mundo está agora prestes a tornar-se um marco na produção de energia sustentável.

Em 1986 o mundo sofreu a maior tragédia nuclear da história, o famoso acidente de Chernobyl, na cidade de Pripyat, na Ucrânia. Mais de 300 mil pessoas foram evacuadas da região e até hoje o local é um deserto apenas povoado pelos escombros do que foi deixado para trás.

Até hoje, os danos do acidente ainda se fazem sentir, e são incalculáveis. As terras agrícolas, por exemplo, ainda estão contaminadas – e assim continuarão durante séculos,  impróprias para a agricultura.

Os animais, 30 anos depois do desastre, estão, aos poucos, a começar a repovoar a região e os arredores, embora sejam totalmente proibido o seu consumo – à conta dos seus altos níveis de radiação. Por causa disso, há muito que se procura uma solução para a região – e parece que finalmente foi encontrada.

Pelo menos, é o que pensa um grupo de cientistas, investidores e empresários chineses e alemães que, segundo a Bloomberg, querem transformar o local no maior parque de captação de energia solar do planeta.

De acordo com o projecto, a capacidade do novo parque solar de Chernobyl será de 2 gigawatts de energia – a mesma energia gerada por dois reatores nucleares.

Mas quando pensamos em produção de energia, não podemos pensar apenas nos números de watts gerados – mas em todos os benefícios que rodeiam a energia solar, como por exemplo o facto de ser energia limpa, que não agride a natureza – como acontece com as gigantescas áreas alagadas de uma central hidroeléctrica, que matam todo o ecossistema.

Mais ainda, é necessário considerar os a inexistência de risco de um novo desastre nuclear como o que, mesmo com todo o aumento na segurança após Chernobyl, aconteceu em Fukoshima, no Japão, em 2011.

Além disso, outros 2 pontos interessantes acerca da energia solar chamam a atenção.

O primeiro deles é que, após o investimento inicial, a energia solar tem apenas custo de manutenção – a fonte de energia é inesgotável e garantida para o resto das nossas vidas.

O segundo é que, com o arrendamento da área onde serão instalados os painéis, a Ucrânia, um dos países do Leste Europeu mais devastado pela guerra nos últimos anos, terá um reforço na economia e uma forma de alavancar os índices de desenvolvimento da região.

Duas companhias chinesas sozinhas, a GCL System Integration Technology Co Ltd. e a China National Complete Engineering Corp, planeiam já injectar mil milhões de dólares no projecto – nada mau, para um pequeno país que continua dependente dos caprichos da sua poderosa vizinha Rússia.

Para terminar, um ponto mais emblemático do que palpável: este pode bem ser o primeiro grande passo para que brevemente a energia solar seja definitivamente encarada em todo o mundo como a fonte de energia do futuro.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto com o avanço da investigação melhores e mais eficazes sistemas solares hão de surgir certamente assim os investigadores se empenhem na matéria e que tal pensar em converter o frio em calor impossível não será certamente!.

  2. “O primeiro deles é que, após o investimento inicial, a energia solar tem apenas custo de manutenção – a fonte de energia é inesgotável e garantida para o resto das nossas vidas.”

    A fonte de energia é esgotável, mas não no nosso tempo de vida. Mas o problema está na primeira parte da frase, após o investimento inicial, os paineis têm um tempo de vida útil e portanto “tem apenas custo de manutenção”… até terem de ser substituidos e não para todo o sempre, o que torna, por agora, a energia solar mais cara do que outras fontes.

    Converter frio em calor é converter menos energia, o frio, em mais energia, o calor, o que é certamente impossivel.

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …