Chernobyl vai ter o maior parque de energia solar do mundo

activsolar / Flickr

Parque solar de Mityaevo, na Crimeia

Parque solar de Mityaevo, na Crimeia

O local de um dos maiores desastres nucleares do mundo está agora prestes a tornar-se um marco na produção de energia sustentável.

Em 1986 o mundo sofreu a maior tragédia nuclear da história, o famoso acidente de Chernobyl, na cidade de Pripyat, na Ucrânia. Mais de 300 mil pessoas foram evacuadas da região e até hoje o local é um deserto apenas povoado pelos escombros do que foi deixado para trás.

Até hoje, os danos do acidente ainda se fazem sentir, e são incalculáveis. As terras agrícolas, por exemplo, ainda estão contaminadas – e assim continuarão durante séculos,  impróprias para a agricultura.

Os animais, 30 anos depois do desastre, estão, aos poucos, a começar a repovoar a região e os arredores, embora sejam totalmente proibido o seu consumo – à conta dos seus altos níveis de radiação. Por causa disso, há muito que se procura uma solução para a região – e parece que finalmente foi encontrada.

Pelo menos, é o que pensa um grupo de cientistas, investidores e empresários chineses e alemães que, segundo a Bloomberg, querem transformar o local no maior parque de captação de energia solar do planeta.

De acordo com o projecto, a capacidade do novo parque solar de Chernobyl será de 2 gigawatts de energia – a mesma energia gerada por dois reatores nucleares.

Mas quando pensamos em produção de energia, não podemos pensar apenas nos números de watts gerados – mas em todos os benefícios que rodeiam a energia solar, como por exemplo o facto de ser energia limpa, que não agride a natureza – como acontece com as gigantescas áreas alagadas de uma central hidroeléctrica, que matam todo o ecossistema.

Mais ainda, é necessário considerar os a inexistência de risco de um novo desastre nuclear como o que, mesmo com todo o aumento na segurança após Chernobyl, aconteceu em Fukoshima, no Japão, em 2011.

Além disso, outros 2 pontos interessantes acerca da energia solar chamam a atenção.

O primeiro deles é que, após o investimento inicial, a energia solar tem apenas custo de manutenção – a fonte de energia é inesgotável e garantida para o resto das nossas vidas.

O segundo é que, com o arrendamento da área onde serão instalados os painéis, a Ucrânia, um dos países do Leste Europeu mais devastado pela guerra nos últimos anos, terá um reforço na economia e uma forma de alavancar os índices de desenvolvimento da região.

Duas companhias chinesas sozinhas, a GCL System Integration Technology Co Ltd. e a China National Complete Engineering Corp, planeiam já injectar mil milhões de dólares no projecto – nada mau, para um pequeno país que continua dependente dos caprichos da sua poderosa vizinha Rússia.

Para terminar, um ponto mais emblemático do que palpável: este pode bem ser o primeiro grande passo para que brevemente a energia solar seja definitivamente encarada em todo o mundo como a fonte de energia do futuro.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto com o avanço da investigação melhores e mais eficazes sistemas solares hão de surgir certamente assim os investigadores se empenhem na matéria e que tal pensar em converter o frio em calor impossível não será certamente!.

  2. “O primeiro deles é que, após o investimento inicial, a energia solar tem apenas custo de manutenção – a fonte de energia é inesgotável e garantida para o resto das nossas vidas.”

    A fonte de energia é esgotável, mas não no nosso tempo de vida. Mas o problema está na primeira parte da frase, após o investimento inicial, os paineis têm um tempo de vida útil e portanto “tem apenas custo de manutenção”… até terem de ser substituidos e não para todo o sempre, o que torna, por agora, a energia solar mais cara do que outras fontes.

    Converter frio em calor é converter menos energia, o frio, em mais energia, o calor, o que é certamente impossivel.

RESPONDER

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …