Cheirar chocolate em pó é cada vez mais popular entre os jovens norte-americanos

Totalmente legalizada nos Estados Unidos, a moda de aspirar cacau em pó está a gerar dúvidas sobre se é uma conveniente substituta do uso de drogas ou apenas uma prática saudável. 

Ser viciado em chocolate ganhou definitivamente um novo significado, graças à nova moda, cada vez mais popular entre os jovens norte-americanos, de inalar chocolate em pó – prática que já se tinha tornado moda nos  bares e discotecas da Europa.

Assim como as bebidas energéticas e em semelhante à tradição de aspirar substâncias vegetais como estimulantes, o consumo do cacau puro em pó, comercializado sob a marca Coco Loko, tem como objetivo conseguir o que o fabricante chama de “energia eufórica”, e os jovens, de “subidão”.

O produto, além de cacau, leva ginkgo biloba, um estimulante vegetal que estimula a circulação sanguínea; taurina, um dos componentes habituais de bebidas energéticas; e sementes de guaraná, ricas em cafeína.

Apesar de a combinação parecer explosiva, Nick Anderson, de 29 anos, fundador e presidente da Legal Lean, a empresa por trás do novo produto, garantiu que o seu pó de cacau é incapaz de fazer mal e que não tem componentes químicos relacionados a drogas ilegais.

“Encomendamos nossos ingredientes em sites da Internet de grande reputação e que têm relatórios de toxicologia e análise. É desenvolvido para dar um aumento da endorfina e uma libertação de serotonina que te proporcionam euforia e vitalidade, algo extraordinário para aproveitar numa noite de festa, por exemplo”, declarou o especialista à “ABC”, sublinhando que também testa e consume o próprio produto.

Segundo o empresário, aspirar o cacau em pó, que entrou no mercado em junho, também “proporciona tranquilidade”. Os efeitos da inalação do cacau duram de 30 minutos a uma hora e são semelhantes aos de uma bebida energética.

Nick Anderson começou esta aventura com 10 mil dólares, e depois de dois meses de testes com diferentes misturas, a utilizar cacau cru como base, chegou à fórmula final, que produz com uma empresa de suplementos alimentícios.

O pó, que é apresentado como um suplemento vegetal, não tem regulação do governo por não ser alimento, medicamento, nem ser proibido, porque, segundo a agência reguladora americana, a Food and Drug Administration (FDA), não houve “queixas de consumidores ou doenças” associadas ao uso.

Porém, o consumo gerou críticas na comunidade médica, com pessoas a alegar que, embora pareça inofensivo, não quer dizer que seja totalmente inocente.

“A questão é quais são os riscos. Não existem dados e, pelo que sei, ninguém estudou o que acontece quando se inspira chocolate”, declarou nesta semana ao jornal “The Washington Post” o diretor do Centro Sinovial do Hospital Johns Hopkins, Andrew Lane.

O especialista afirmou ser reticente a encher as cavidades sinoviais de cacau sem saber quais os efeitos a longo prazo, mas disse acreditar que o chocolate em pó não vai transformar-se numa droga.

“Quem pretende consumir drogas provavelmente não deve começar com chocolate”, disse.

Ainda que cheirar cacau soe como suspeito, os cientistas consideram que a verdadeira preocupação está no aumento da pressão sanguínea que os estimulantes utilizados nas bebidas energéticas provocam, e cujos efeitos são potencializados quando inalados.

“Inalar algo através da cavidade nasal é um modo mais rápido de o assimilar ao organismo do que ao comer ou beber, que requer uma certa digestão”, declarou à revista “Health” o professor Paul Arciero, que lembra que já houve casos de overdose de cafeína devido ao consumo de bebidas energéticas.

ZAP // EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Manter feliz a população é mau negócio para as farmacêuticas. Uma população feliz também é menos susceptível de poder ser manipulada.

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …