Chegou o futuro, e vem a voar de automóvel

A FAA, Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, acaba de autorizar o início dos testes em espaço aéreo norte-americano do Terrafugia TF-X, o revolucionário carro voador que vai tornar realidade o mundo de ficção de Os Jetsons.

Chama-se TF-X, e é a realização do sonho de todos os que há décadas imaginam um mundo em que a viagem pelo ar é um meio de transporte pessoal.

Foi desenvolvido pela Terrafugia, empresa fundada por Carl Dietrich, Samuel Schweighart, Alex Min e Anna Mracek Dietrich, engenheiros aero-espaciais do departamento de Aeronáutica do MiT – Massachusetts Institute of Techonology.

Tem capacidade para transportar até quatro pessoas, dois motores híbridos de 600CV, não precisa de pista para levantar voo, e quando recolhe as asas cabe numa garagem normal.

O Terrafugia TF-X ainda está na fase inicial de desenvolvimento, e só deve chegar aos stands dentro de 8 anos, com um preço “semelhante ao de um carro de luxo”, mas a autorização da FAA para o início dos testes é o primeiro dia do resto da história do carro voador.

“Este é um passo muito importante no desenvolvimento do programa TF-X e estamos muito excitados por poder dá-lo”, diz à R&D Magazine o porta-voz da Terrafugia, Dagny Dukach.

Os testes vão realizar-se para já com um protótipo não tripulado, a uma escala 1/10 do automóvel real, que será muito mais do que apenas mais um drone no céu.

O modelo de testes irá voar a mais de 120 metros de altura, a velocidades que poderão atingir os 160 km/h.

A versão final do TF-X deve ser ainda mais rápida, com velocidades até 320 km/h e uma autonomia de 850 km de distância num só voo.

O carro voador mudará o conceito de transporte pessoal no futuro, e pode tornar-se uma opção para pequenas viagens e deslocações regulares, principalmente em países onde a infra-estrutura rodoviária não seja boa.

Mas, depois de recentemente a Toyota ter registado patentes para o seu projecto de carro voador, e de em outubro do ano passado ter sido apresentado o AeroMobil 3.0, o sonho do carro voador parece cada vez mais perto de deixar de ser um sonho.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora para povos sempre de cabeça no ar e maus conductores das suas vidas é que o desastre vai ser completo.Ainda bem que as vacas não têm asas e concedem monopólio de expelir excrementos às pombinhas que nos c….. na cabeça.

  2. Só para referir caro José Costa-Pereira que “conductores” não leva “C”… nem mesmo antes da entrada em vigor do novo acordo.

  3. acho muito bom,por exemplo morar em lisboa e trabalhar em paris, uma tecnologia capaz de mudar toda a dinâmica da sociedade ,para certas industrias como dos bens e serviços ,o turismo, irao ganhar muito.

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …