Chegou o futuro, e vem a voar de automóvel

A FAA, Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, acaba de autorizar o início dos testes em espaço aéreo norte-americano do Terrafugia TF-X, o revolucionário carro voador que vai tornar realidade o mundo de ficção de Os Jetsons.

Chama-se TF-X, e é a realização do sonho de todos os que há décadas imaginam um mundo em que a viagem pelo ar é um meio de transporte pessoal.

Foi desenvolvido pela Terrafugia, empresa fundada por Carl Dietrich, Samuel Schweighart, Alex Min e Anna Mracek Dietrich, engenheiros aero-espaciais do departamento de Aeronáutica do MiT – Massachusetts Institute of Techonology.

Tem capacidade para transportar até quatro pessoas, dois motores híbridos de 600CV, não precisa de pista para levantar voo, e quando recolhe as asas cabe numa garagem normal.

O Terrafugia TF-X ainda está na fase inicial de desenvolvimento, e só deve chegar aos stands dentro de 8 anos, com um preço “semelhante ao de um carro de luxo”, mas a autorização da FAA para o início dos testes é o primeiro dia do resto da história do carro voador.

“Este é um passo muito importante no desenvolvimento do programa TF-X e estamos muito excitados por poder dá-lo”, diz à R&D Magazine o porta-voz da Terrafugia, Dagny Dukach.

Os testes vão realizar-se para já com um protótipo não tripulado, a uma escala 1/10 do automóvel real, que será muito mais do que apenas mais um drone no céu.

O modelo de testes irá voar a mais de 120 metros de altura, a velocidades que poderão atingir os 160 km/h.

A versão final do TF-X deve ser ainda mais rápida, com velocidades até 320 km/h e uma autonomia de 850 km de distância num só voo.

O carro voador mudará o conceito de transporte pessoal no futuro, e pode tornar-se uma opção para pequenas viagens e deslocações regulares, principalmente em países onde a infra-estrutura rodoviária não seja boa.

Mas, depois de recentemente a Toyota ter registado patentes para o seu projecto de carro voador, e de em outubro do ano passado ter sido apresentado o AeroMobil 3.0, o sonho do carro voador parece cada vez mais perto de deixar de ser um sonho.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora para povos sempre de cabeça no ar e maus conductores das suas vidas é que o desastre vai ser completo.Ainda bem que as vacas não têm asas e concedem monopólio de expelir excrementos às pombinhas que nos c….. na cabeça.

  2. Só para referir caro José Costa-Pereira que “conductores” não leva “C”… nem mesmo antes da entrada em vigor do novo acordo.

  3. acho muito bom,por exemplo morar em lisboa e trabalhar em paris, uma tecnologia capaz de mudar toda a dinâmica da sociedade ,para certas industrias como dos bens e serviços ,o turismo, irao ganhar muito.

RESPONDER

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …