Chegou o futuro, e vem a voar de automóvel

A FAA, Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, acaba de autorizar o início dos testes em espaço aéreo norte-americano do Terrafugia TF-X, o revolucionário carro voador que vai tornar realidade o mundo de ficção de Os Jetsons.

Chama-se TF-X, e é a realização do sonho de todos os que há décadas imaginam um mundo em que a viagem pelo ar é um meio de transporte pessoal.

Foi desenvolvido pela Terrafugia, empresa fundada por Carl Dietrich, Samuel Schweighart, Alex Min e Anna Mracek Dietrich, engenheiros aero-espaciais do departamento de Aeronáutica do MiT – Massachusetts Institute of Techonology.

Tem capacidade para transportar até quatro pessoas, dois motores híbridos de 600CV, não precisa de pista para levantar voo, e quando recolhe as asas cabe numa garagem normal.

O Terrafugia TF-X ainda está na fase inicial de desenvolvimento, e só deve chegar aos stands dentro de 8 anos, com um preço “semelhante ao de um carro de luxo”, mas a autorização da FAA para o início dos testes é o primeiro dia do resto da história do carro voador.

“Este é um passo muito importante no desenvolvimento do programa TF-X e estamos muito excitados por poder dá-lo”, diz à R&D Magazine o porta-voz da Terrafugia, Dagny Dukach.

Os testes vão realizar-se para já com um protótipo não tripulado, a uma escala 1/10 do automóvel real, que será muito mais do que apenas mais um drone no céu.

O modelo de testes irá voar a mais de 120 metros de altura, a velocidades que poderão atingir os 160 km/h.

A versão final do TF-X deve ser ainda mais rápida, com velocidades até 320 km/h e uma autonomia de 850 km de distância num só voo.

O carro voador mudará o conceito de transporte pessoal no futuro, e pode tornar-se uma opção para pequenas viagens e deslocações regulares, principalmente em países onde a infra-estrutura rodoviária não seja boa.

Mas, depois de recentemente a Toyota ter registado patentes para o seu projecto de carro voador, e de em outubro do ano passado ter sido apresentado o AeroMobil 3.0, o sonho do carro voador parece cada vez mais perto de deixar de ser um sonho.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Agora para povos sempre de cabeça no ar e maus conductores das suas vidas é que o desastre vai ser completo.Ainda bem que as vacas não têm asas e concedem monopólio de expelir excrementos às pombinhas que nos c….. na cabeça.

  2. Só para referir caro José Costa-Pereira que “conductores” não leva “C”… nem mesmo antes da entrada em vigor do novo acordo.

  3. acho muito bom,por exemplo morar em lisboa e trabalhar em paris, uma tecnologia capaz de mudar toda a dinâmica da sociedade ,para certas industrias como dos bens e serviços ,o turismo, irao ganhar muito.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …