Toyota regista patente de um carro voador

DenniS / 7 Themes

Conceito artístico de um carro voador com linhas futurísticas

Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos conseguidos nos últimos anos, a ideia de um carro voador ainda parece ser apenas viável nas histórias futurísticas de ficção científica com Tom Cruise ou Bruce Willis. Mas a patente que a Toyota acaba de registar parece querer dizer-nos que esse futuro está mais próximo do que pensamos.

A construtora automóvel japonesa Toyota registou um pedido de patente de um carro voador, com asas acondicionadas no tecto, que podem ser activadas e estendidas com um comando no volante da viatura.

Segundo o Daily Mail, a patente foi solicitada há mais de um ano, em março de 2014, e concedida no passado dia 3 de setembro.

A ilustração que acompanha o pedido de patente mostra um conjunto de 4 asas rotativas sobrepostas, que se estendem e podem ser operadas individualmente, num arranjo que faz lembrar o dos “multiplanos” dos primeiros tempos da aviação.

O conceito de um “aero-carro” é definido como um veículo capaz de circular na estrada e simultaneamente levantar voo, voar e aterrar como um aeroplano.

E é dessa forma que a Toyota apresenta o seu veículo: “a presente patente descreve um veículo que pode voar como um aeroplano de asa fixa, ou circular como um veículo terrestre”.

Toyota / United States Patent and Trademark Office

Esquema do carro voador patenteado pela Toyota

Esquema do carro voador patenteado pela Toyota

Um veículo com esta capacidade híbrida resolveria inúmeros problemas correntes e aumentaria a liberdade, conforto e capacidade de chegar rapidamente a qualquer destino, mas apresenta um problema notório: não é fácil estacionar um carro com asas.

A proposta da Toyota parece endereçar este problema colocando as asas empilhadas verticalmente no tecto do carro.

A demanda pelo carro voador não é uma novidade.

Nos últimos anos, várias empresas e visionários têm apresentado projectos, ideias ou protótipos de carros voadores, como o AeroMobil 3.0 apresentado em outubro ou o Terrafugia TF-X™ idealizado no vídeo abaixo.

Mas quando é uma marca como a Toyota a apresentar-se na corrida, de duas coisas podemos quase estar certos: vai mesmo acontecer, e vai ser mais cedo do que pensávamos.

AJB / ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …