Toyota regista patente de um carro voador

DenniS / 7 Themes

Conceito artístico de um carro voador com linhas futurísticas

Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos conseguidos nos últimos anos, a ideia de um carro voador ainda parece ser apenas viável nas histórias futurísticas de ficção científica com Tom Cruise ou Bruce Willis. Mas a patente que a Toyota acaba de registar parece querer dizer-nos que esse futuro está mais próximo do que pensamos.

A construtora automóvel japonesa Toyota registou um pedido de patente de um carro voador, com asas acondicionadas no tecto, que podem ser activadas e estendidas com um comando no volante da viatura.

Segundo o Daily Mail, a patente foi solicitada há mais de um ano, em março de 2014, e concedida no passado dia 3 de setembro.

A ilustração que acompanha o pedido de patente mostra um conjunto de 4 asas rotativas sobrepostas, que se estendem e podem ser operadas individualmente, num arranjo que faz lembrar o dos “multiplanos” dos primeiros tempos da aviação.

O conceito de um “aero-carro” é definido como um veículo capaz de circular na estrada e simultaneamente levantar voo, voar e aterrar como um aeroplano.

E é dessa forma que a Toyota apresenta o seu veículo: “a presente patente descreve um veículo que pode voar como um aeroplano de asa fixa, ou circular como um veículo terrestre”.

Toyota / United States Patent and Trademark Office

Esquema do carro voador patenteado pela Toyota

Esquema do carro voador patenteado pela Toyota

Um veículo com esta capacidade híbrida resolveria inúmeros problemas correntes e aumentaria a liberdade, conforto e capacidade de chegar rapidamente a qualquer destino, mas apresenta um problema notório: não é fácil estacionar um carro com asas.

A proposta da Toyota parece endereçar este problema colocando as asas empilhadas verticalmente no tecto do carro.

A demanda pelo carro voador não é uma novidade.

Nos últimos anos, várias empresas e visionários têm apresentado projectos, ideias ou protótipos de carros voadores, como o AeroMobil 3.0 apresentado em outubro ou o Terrafugia TF-X™ idealizado no vídeo abaixo.

Mas quando é uma marca como a Toyota a apresentar-se na corrida, de duas coisas podemos quase estar certos: vai mesmo acontecer, e vai ser mais cedo do que pensávamos.

AJB / ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …

Voto prévio no Senado aponta para absolvição de Trump

Na terça-feira, 45 dos 50 republicanos no Senado votaram contra a continuidade do julgamento ao ex-Presidente Donald Trump, considerando inconstitucional que um chefe de Estado que já terminou o mandato seja julgado no Congresso. De acordo …

Estudo revela que um terço dos inquiridos foi vítima de violência doméstica pela primeira vez na pandemia

Quinze por cento dos inquiridos num estudo sobre violência doméstica em tempos de covid-19 reportou a ocorrência deste crime na sua casa e um terço das vítimas disse ter sido agredida pela primeira vez durante …