Toyota regista patente de um carro voador

DenniS / 7 Themes

Conceito artístico de um carro voador com linhas futurísticas

Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos conseguidos nos últimos anos, a ideia de um carro voador ainda parece ser apenas viável nas histórias futurísticas de ficção científica com Tom Cruise ou Bruce Willis. Mas a patente que a Toyota acaba de registar parece querer dizer-nos que esse futuro está mais próximo do que pensamos.

A construtora automóvel japonesa Toyota registou um pedido de patente de um carro voador, com asas acondicionadas no tecto, que podem ser activadas e estendidas com um comando no volante da viatura.

Segundo o Daily Mail, a patente foi solicitada há mais de um ano, em março de 2014, e concedida no passado dia 3 de setembro.

A ilustração que acompanha o pedido de patente mostra um conjunto de 4 asas rotativas sobrepostas, que se estendem e podem ser operadas individualmente, num arranjo que faz lembrar o dos “multiplanos” dos primeiros tempos da aviação.

O conceito de um “aero-carro” é definido como um veículo capaz de circular na estrada e simultaneamente levantar voo, voar e aterrar como um aeroplano.

E é dessa forma que a Toyota apresenta o seu veículo: “a presente patente descreve um veículo que pode voar como um aeroplano de asa fixa, ou circular como um veículo terrestre”.

Toyota / United States Patent and Trademark Office

Esquema do carro voador patenteado pela Toyota

Esquema do carro voador patenteado pela Toyota

Um veículo com esta capacidade híbrida resolveria inúmeros problemas correntes e aumentaria a liberdade, conforto e capacidade de chegar rapidamente a qualquer destino, mas apresenta um problema notório: não é fácil estacionar um carro com asas.

A proposta da Toyota parece endereçar este problema colocando as asas empilhadas verticalmente no tecto do carro.

A demanda pelo carro voador não é uma novidade.

Nos últimos anos, várias empresas e visionários têm apresentado projectos, ideias ou protótipos de carros voadores, como o AeroMobil 3.0 apresentado em outubro ou o Terrafugia TF-X™ idealizado no vídeo abaixo.

Mas quando é uma marca como a Toyota a apresentar-se na corrida, de duas coisas podemos quase estar certos: vai mesmo acontecer, e vai ser mais cedo do que pensávamos.

AJB / ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …