Toyota regista patente de um carro voador

DenniS / 7 Themes

Conceito artístico de um carro voador com linhas futurísticas

Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos conseguidos nos últimos anos, a ideia de um carro voador ainda parece ser apenas viável nas histórias futurísticas de ficção científica com Tom Cruise ou Bruce Willis. Mas a patente que a Toyota acaba de registar parece querer dizer-nos que esse futuro está mais próximo do que pensamos.

A construtora automóvel japonesa Toyota registou um pedido de patente de um carro voador, com asas acondicionadas no tecto, que podem ser activadas e estendidas com um comando no volante da viatura.

Segundo o Daily Mail, a patente foi solicitada há mais de um ano, em março de 2014, e concedida no passado dia 3 de setembro.

A ilustração que acompanha o pedido de patente mostra um conjunto de 4 asas rotativas sobrepostas, que se estendem e podem ser operadas individualmente, num arranjo que faz lembrar o dos “multiplanos” dos primeiros tempos da aviação.

O conceito de um “aero-carro” é definido como um veículo capaz de circular na estrada e simultaneamente levantar voo, voar e aterrar como um aeroplano.

E é dessa forma que a Toyota apresenta o seu veículo: “a presente patente descreve um veículo que pode voar como um aeroplano de asa fixa, ou circular como um veículo terrestre”.

Toyota / United States Patent and Trademark Office

Esquema do carro voador patenteado pela Toyota

Esquema do carro voador patenteado pela Toyota

Um veículo com esta capacidade híbrida resolveria inúmeros problemas correntes e aumentaria a liberdade, conforto e capacidade de chegar rapidamente a qualquer destino, mas apresenta um problema notório: não é fácil estacionar um carro com asas.

A proposta da Toyota parece endereçar este problema colocando as asas empilhadas verticalmente no tecto do carro.

A demanda pelo carro voador não é uma novidade.

Nos últimos anos, várias empresas e visionários têm apresentado projectos, ideias ou protótipos de carros voadores, como o AeroMobil 3.0 apresentado em outubro ou o Terrafugia TF-X™ idealizado no vídeo abaixo.

Mas quando é uma marca como a Toyota a apresentar-se na corrida, de duas coisas podemos quase estar certos: vai mesmo acontecer, e vai ser mais cedo do que pensávamos.

AJB / ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …