Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram “hereges”

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos.

Depois de terem sido encontradas pelos conquistadores espanhóis, foram necessários vários anos para que os botânicos criassem variedades de batatas que crescessem bem na Europa. Porém, valeu a pena porque as batatas produziam duas a quatro vezes mais calorias por acre (cerca de 4.000 metros quadrados) do que as colheitas de cereais. Além disso, cresciam muito mais rápido e na maioria dos tipos de solo. Assim, as batatas eram um alimento eficiente e confiável.

Por outro lado, conta o The Economist, nem todos ficaram convencidos com a chegada das batatas a terras europeias. Os clérigos alertaram, na época, que, como a bíblia não mencionava batatas, Deus não queria que as pessoas as comessem. Já os herbalistas acreditavam que a semelhança das batatas com as mãos retorcidas de um leproso sugeria que provocavam lepra.

As atitudes começaram a mudar quando Antoine-Augustin Parmentier, um cientista francês, promoveu a batata numa série de acrobacias publicitárias. Num banquete em 1785, o cientista presenteou o rei e a rainha de França com um ramo de flores de batata. O rei prendeu uma flor na lapela e Maria Antonieta colocou uma grinalda nos cabelos. O episódio fez com que comer batatas se tornasse moda entre a aristocracia.

Hoje já se comem batatas, mas os ocidentais estão a contemplar outra opção de comida exótica: insetos. Nutricionistas e ambientalistas consideram que os gafanhotos e as larvas são alimentos sustentáveis, ricos em proteínas e com uma pegada ambiental mais pequena do que frango, porco ou carne bovina. Aliás, dois mil milhões de pessoas já os comem. Mas muitos outros são céticos e consideram os insetos pouco higiénicos, uma vez que as moscas domésticas e os mosquitos podem espalhar doenças.

Para fazer com que as pessoas mudem de ideias, argumentos ambientais podem influenciar algumas pessoas. Os fãs de insetos observam que os ocidentais comem outros artrópodes, como camarões e lagostas. Além disso, os insetos podem ser transformados em barras energéticas ou adicionados a molhos.

Pelo menos desta vez, este potencial novo alimento aparece na bíblia: o livro do Levítico aprova explicitamente o consumo de gafanhotos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …