Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram “hereges”

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos.

Depois de terem sido encontradas pelos conquistadores espanhóis, foram necessários vários anos para que os botânicos criassem variedades de batatas que crescessem bem na Europa. Porém, valeu a pena porque as batatas produziam duas a quatro vezes mais calorias por acre (cerca de 4.000 metros quadrados) do que as colheitas de cereais. Além disso, cresciam muito mais rápido e na maioria dos tipos de solo. Assim, as batatas eram um alimento eficiente e confiável.

Por outro lado, conta o The Economist, nem todos ficaram convencidos com a chegada das batatas a terras europeias. Os clérigos alertaram, na época, que, como a bíblia não mencionava batatas, Deus não queria que as pessoas as comessem. Já os herbalistas acreditavam que a semelhança das batatas com as mãos retorcidas de um leproso sugeria que provocavam lepra.

As atitudes começaram a mudar quando Antoine-Augustin Parmentier, um cientista francês, promoveu a batata numa série de acrobacias publicitárias. Num banquete em 1785, o cientista presenteou o rei e a rainha de França com um ramo de flores de batata. O rei prendeu uma flor na lapela e Maria Antonieta colocou uma grinalda nos cabelos. O episódio fez com que comer batatas se tornasse moda entre a aristocracia.

Hoje já se comem batatas, mas os ocidentais estão a contemplar outra opção de comida exótica: insetos. Nutricionistas e ambientalistas consideram que os gafanhotos e as larvas são alimentos sustentáveis, ricos em proteínas e com uma pegada ambiental mais pequena do que frango, porco ou carne bovina. Aliás, dois mil milhões de pessoas já os comem. Mas muitos outros são céticos e consideram os insetos pouco higiénicos, uma vez que as moscas domésticas e os mosquitos podem espalhar doenças.

Para fazer com que as pessoas mudem de ideias, argumentos ambientais podem influenciar algumas pessoas. Os fãs de insetos observam que os ocidentais comem outros artrópodes, como camarões e lagostas. Além disso, os insetos podem ser transformados em barras energéticas ou adicionados a molhos.

Pelo menos desta vez, este potencial novo alimento aparece na bíblia: o livro do Levítico aprova explicitamente o consumo de gafanhotos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …