O Chega anda a chamar “vaca” a deputadas, conta Isabel Moreira

10

Miguel A. Lopes / LUSA

O deputado do Chega, Pedro Pinto

Deputada do PS apresenta acusações graves – mas não inéditas. Sousa Real confirma. Ventura reage: “O mais ofendido sou eu”.

Isabel Moreira revelou que as deputadas são constantemente alvos de insultos por parte dos deputados do Chega, nos corredores da Assembleia da República.

Na rádio Observador, a deputada do PS falou num ambiente de “ofensa e injúria permanente, sobretudo em direcção às mulheres”.

E deu exemplos fortes: “Quando estamos a passar nos corredores da Assembleia da República ou nos corredores do hemiciclo para falar, eu já ouvi coisas como ‘vaca’, mugidos; ou nomes que normalmente chamam a deputadas que são assumidamente lésbicas, que não vou repetir aqui em voz alta”.

A socialista deu outro exemplo, noutro contexto: “Ao meio-dia dizem ‘boa noite’ a uma deputada negra. Que é uma coisa normal de se dizer ao meio dia a uma pessoa negra…”.

Segundo Isabel Moreira, todos estes insultos são feitos com o microfone fechado: “Para não serem ouvidos e para serem só ouvidos pela pessoa que estão a injuriar – sempre mulheres, ou quase sempre mulheres. Ou fazem nos corredores quando estamos sozinhas e ninguém está a ouvir. E dizem coisas absolutamente insuportáveis”.

Esta é a rotina no Palácio de São Bento, segundo a deputada do PS: “Um quotidiano infernal, ingerível”.

“Eu é que sou ofendido”

André Ventura não sabe do que Isabel Moreira está a falar: “Não sei de que racismo é que ela está a falar, nós somos a única bancada que tem negros no Parlamento”.

E avisa que, se a socialista não apresentar provas, o caso segue para tribunal: “Caso não apresente provas do que está a dizer, nós vamos avançar com um procedimento judicial contra ela”.

“Porque foi grave dizer que o Chega tem este tipo de comportamento quando ela sabe perfeitamente que os seus colegas de partido têm um comportamento igual ou pior connosco, e comigo em particular”, acrescentou.

Ventura contou que ele próprio é que deve ser o deputado mais ofendido no Parlamento. “Eu já ouvi, para além de ‘racista, porco, fascista’, este grupo parlamentar todo chamado de racista e de filhos de fascistas”.

O líder do Chega comentou com os jornalistas que cumprimentou várias vezes Isabel Moreira e não teve resposta.

E deixou outra perspectiva: “O ambiente no Parlamento é a expressão daquilo que os portugueses quiseram, é a fúria que os portugueses têm contra o sistema. Habituem-se, porque esta intensidade vai continuar a existir”.

Duas confirmações

Também nesta terça-feira, Catarina Martins e Inês de Sousa Real confirmaram os relatos de Isabel Moreira.

“Todas nós sabemos como a extrema-direita se comporta, não só no Parlamento: a intimidação é uma forma de estar”, comentou a cabeça-de-lista do BE às eleições europeias

Inês de Sousa Real, do PAN, contou à RTP que o Chega faz “vários insultos a deputadas e deputados, seja por causa da cor da pele, da altura, do peso, ou pelo simples facto de sermos mulheres. Quando nos levantamos para falar, isso acontece muitas vezes”.

Na larga maioria das vezes acontece com o microfone desligado, confirmou. “Escusam de nos ameaçar com difamação”, avisou a deputada.

“Boa noite”

E um dos casos relatos pela deputada do PS – a do “boa noite” a deputada negra – foi recuperado pela própria ex-deputada: Romualda Fernandes, que já tinha relatado este cenário à revista Sábado.

A antiga deputada do PS disse na SIC Notícias que sabe quem foi o protagonista desse momento: “Sou capaz de identificar o deputado que me dirigiu essas ofensas. Quando abro a porta [da sala das Comissões], em pleno dia, olha para mim e diz-me “Boa noite”. Eu tomei aquilo como uma ofensa e percebi do que se estava a tratar pelo tom, pela forma jocosa como o disse. [O deputado] prosseguiu rindo-se”.

Romualda apresentou o caso na reunião do grupo parlamentar do PS. Mas nada foi feito: “Na altura, disseram-me que esta questão seria levada à Comissão de Líderes. Mas não aconteceu nada“.

ZAP //

10 Comments

  1. Há mais que provas que o nível de Civismo e de Elevação nos debates , dentro do hemiciclo ( que por vezes parece ser mais un Circo) , envergonha qualquer Cidadão com un mínimo de Educação e Moderação . Sinto que cada vez mais , Portugal é visto do exterior como un País politicamente falando , á deriva !

    5
    3
  2. A política WOKE está a matar a democracia, espero que os Portugueses digam o que pensam disso nas próximas eleições.
    A Esquerda caviar, totalmente aburguesada, avençada, e 100% radical (como também este PS do PNS) pensa que os tugas vão continuar a “comer gelados com a testa” até quando?
    ACORDAI POVO de grandes feitos e muitos orgulhos, por Nós e pelos nossos filhos, jovens altamente qualificados que são o nosso Futuro!

    9
    7
  3. Quando se coloca uma claque de futebol no parlamento não se pode esperar que o ambiente na mesma seja o de um auditório onde se fazem recitais de música clássica.
    Já diz o ditado: :quem se mete com fedelhos amanhece c a g a d o”!

    9
    1
  4. Essa da Deputada Negra tem piada…, principalmente quando os unicos Deputados de cor negra sao do CHEGA, resumindo, quando se diz “boa noite” a um colega de cor branca, que apareceu bem depois da hora combinada, nao ha problema, mas se o colega for de cor Negra…, aos olhos da Esquerdalha, e mais um caso de Racismo praticado pelos Deputados do CHEGA!!!!!.

    3
    2
  5. Eu estou tão farto que aquele bando de pasteis de nata estejam sempre a debater na AR coisas assim sérias e importantes que acho que eles deviam todos fazer greve eterna.
    Já não os suporto e acho que até era capaz de ser possível que Portugal ficasse melhor sem ninguém a mandar.
    Imaginem se uma empresa fosse gerida desta forma, havia de durar uns bons minutos havia…
    Isto é assim porque o dinheiro vai dando para todos…

  6. Ainda me lembra de um sr deputado a fazer cornos, outros a chamar de ladrões e outros a chamar de racistas e fascistas…. quando proclamado pela extrema esquerda e amigos é democracia parlamentar, quando proclamado pela direita radical e amigos aqui del rei os deputados transformam-se em virgens ofendidas. Pena é o povo não poder eleger individualmente cada deputado muitas dessas falsas virgens ofendidas teriam de procurar outro trabalho em vez de andar a parasitar o parlamento.

    3
    2
  7. @justiceiro, é pena que na sua ignorância não se lembre que esse povo foi o primeiro a acabar com a escravatura, povo com as fronteiras mais antigas do mundo, povo que descobriu inúmeros povos desconhecidos que já eram escravos de outras tribos etc… E já agora leia um pouco sobre outros povo e ficará estupefacto como as adjetivações que utiliza se enquadram perfeitamente, provavelmente povos de onde é originário.

  8. Boa noite para pessoa negra = racismo
    bulyng em pessoa negra = racismo
    assédio em pessoa negra = racismo
    desentendimento com pessoa negra = racismo
    aos poucos a extrema esquerda resumiu tudo a racismo e o povo deixou-se manipular.

    2
    1
  9. Os brancos também sofrem racismo.
    As mulheres também agridem os homens.

    (Pensamentos desarticulados*.)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.