/

Chega ultrapassa PAN e iguala CDU nas intenções de voto

52

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Chega, André Ventura

Uma nova sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã coloca o partido de André Ventura à frente do PAN e em ponto de igualdade com a CDU. PS cai pelo quarto mês consecutivo e aproxima-se do PSD.

Se as eleições legislativas fossem esta semana, o Chega obteria 6,2% dos votos, igualando a CDU, de acordo com uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã. Isto significaria que o partido de André Ventura ultrapassaria o PAN, que, muito provavelmente, não conseguira alcançar votos suficientes para conseguir formar um grupo parlamentar.

No barómetro da Intercampus, o PS está em queda – pelo quarto mês consecutivo -, com 32,8% das intenções de voto, permitindo assim a aproximação do principal adversário, o PSD, que conseguiu uma percentagem de 25,8%.

Apesar de André Ventura surpreender, o resultado geral seria o mesmo. O Barómetro da Intercampus indica que o PS venceria na mesma as eleições, mas com uma margem menor. Já o partido liderado por Rui Rio teria um resultado ainda pior: as intenções de voto situam-se agora em 25,8% contra os 27,9% nas eleições.

Em terceiro lugar na corrida partidária surge destacado o Bloco de Esquerda, que viu as intenções de voto subirem de 10,7% para 11,9%

O CDS também desceu, estando atrás da Iniciativa Liberal. O CM recorda, no entanto, que a sondagem foi feita antes da eleição do novo líder, Francisco Rodrigues dos Santos, no fim de semana passado.

Entretanto, o Livre recupera ligeiramente, apesar de o lugar de Joacine estar em risco.

ZAP //

52 Comments

    • Se queres uma direita conservadora junta-te aos nazis alemães… Hah, duvido que eles te aceitem, és apenas um pacóvio português com arrogância de uma barata tonta. E o novo lider do cds tem cara e banana não vai a lado nenhum.

      • mas o que tem o conservadorismo, os bons costumes e a família, sim a família tradicional e não as invenções da extrema-esquerda, a ver com os camaradas NAZIS, sim esses cromos são da vossa ala de colectivistas e não da direita.

      • Eu não sou da esquerda nem da direita! Mas Nazis são tendencialmente de direita, isso é um facto que todos conhecem. Agora se a direita é de bons costumes, eu não concordo de todo mas isso tb é outra história. Como te digo, não sou de esquerda nem de direita, sou do lado onde há coerência. E não existe nenhuma coerência no Chega. E o seu fundador é burro que nem uma porta, não sabe dialogar e discursa como se fosse uma criança mimada a comentar o futebol em que só vê um um dos lados… A vida e a sociedade é muito mais do que duas equipas a jogarem num campo. Se parares para refletir um pouco também chegas lá.

      • Burra és tu, extremista perigosa, mostra a cara cobarde…vai para Venezuela, Coreia do Norte, Sibéria… Metes-me nojo…

      • Tu tb me metes nojo… Logo, se alguém tem que sair és tu… ou achas que o andré ventura prefere um homem feio como tu a uma tipa como eu? Ah, se calhar prefere porque a extrema direita está cheia de gays recalcados lololol gays q não tiveram tomates para se assumirem e vingam-se nos que tiveram tomates p enfrentar a sociedade 😉

      • “é burro que nem uma porta, não sabe dialogar e discursa como se fosse uma criança mimada”, só porque diz algumas verdades??… desculpe lá,mas burra é vc a avaliar pelo seu discurso!! (e olhe que eu não sou do partido dele…)

      • comecemos por definir o que raio é o termo NAZI….

        Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

        portanto SOCIALISTA e tb era anti-capitalista, como tal sinceramente é preciso um enorme esforço para achar que estes senhores ou quem defende as suas ideias, sejam da direita conservadora e respeitadora das pessoas, das suas liberdades.

        ou seja na minha interpretação de direita, o Estado pode existir para servir as pessoas e não para se servir das pessoas, respeitando os seus direitos inalienáveis dados por Deus, liberdades e garantias inerentes ao ser humano desde a sua CONCEPÇÃO.

        não consigo ainda perceber e isso é muito típico da esquerda, a razão de achar que o líder do Chega é “burro que nem uma porta”, pq raio é que acham que são sempre mais inteligentes, mais cultos que os outros que não defendem as mesmas ideias que a esquerda?

        pq raio é que acham sempre que as vossas ideias é que são boas e as dos outros péssimas e sem legitimidade para sequer existirem ou serem exprimidas e discutidas?

        a única coisa que concordo consigo é que as coisas nem sempre são a preto e branco, tb há tonalidades, mas o problema da esquerda é só ver as tonalidades, deixando de lado o príncipio que permite a existência das mesmas.

      • Eu concordo com algumas coisas que dizes. E como te digo, não sendo eu de esq ou dir. posso garantir-te q n concordo com td q a esquerda diz nem com o q a direita diz… mas p ser franca, movimentos populistas estão longe de serem consensuais ou de apresentarem respostas que me convençam em votar neles. Não digo q Ventura seja burro só pq sim… já paraste p ouvi-lo falar? São raras as vezes que diz algo com algum conteúdo. (provavelmente, já disse uma ou outra) mas isso não faz dele o salvador da pátria – Longe disso. E por muito que queiras acreditar que todos os ciganos são subsidio dependentes, mesmo que a maioria fosse (e não é) não podemos generalizar. Há uns anos o Sarkozy tb disse que os “portugueses eram porcos”, p quem concorda com o Ventura de cá tb tem q dar razão aos Venturas dos outros países. logo são duas premissas que se contradizem. Os portugueses são como todos os outros povos, excelentes algumas vezes e vergonhosos em outras. Tal como há ciganos que são exemplares e outros q merecem ser corrigidos… daí a manda-los p outro país nem sequer vejo sentido algum…

        Vamos ser mais sensatos, sim? Tb n acho q adiante andar aqui a ofendermo-nos uns aos outros. Afinal de contas eu sou portuguesa e já me mandaram aqui p a venezuela ou Sibéria… eu não mandei nenhum de direita p sua terra ( a cristas é de direita e nasceu em luanda…)

      • Se calhar é igual à vaca da tua mãe! Não te esqueças q sempre que chamas vaca a uma mulher estás a chamar à tua mãe primeiro. porque essa foi a educação que ela te deu! São esses os valores que aprendeste na catequese? Chamar vaca às mulheres q n conheces? Cresce e aparece!

    • Eu tenho medo é da Extrema-Esquerda que tem destruído este país, ao pé deles os da Extrema-Direita são uns meninos de couro. Viu-se bem a destruição que o comunismo-socialista fez no mundo e continua a fazer.
      Até os EUA estão a sofrer com eles.
      A ver se partidos como o chega! finalmente dão Portugal aos Portugueses de volta, felizmente a Europa está a começar a acordar para a destruição que as esquerdas liberais estão a fazer sem autodominio. Despachem-se antes que seja tarde. Vê-se todo o tipo estrangeiros a invadir o país sem qualquer controlo e qualificações para melhorar o país só vem os sangue-sugas, de lá raramente vem o bom, vêm pelas razões mais absurdas e ficam cá com direito a benefícios de seguranças sociais e tudo. E as leis criadas pela esquerda dá mais força a eles, e nós é que somos obrigados a trocar a nossa cultura e costumes pelos deles. Até a Policia já não pode actuar porque os criminosos do SOS Racismo e extremas esquerdas chamam-lhes racistas e apoiam a subordinação e destruição de propriedade pública, e ataques a policias e civis desde que portugueses caucasianos.
      Mais, é que não se vê um único PALOP sem abrigo só Portugueses(estou a incluir portugueses de origem africana e etc) que nasceram cá. E a cidadania é concedida muito facilmente e rapidamente, devia levar 20 anos desde que com situação legal e com descontos para ser naturalizado.

      Vejam o Japão, exemplo a seguir, se queres entrar e trabalhar lá tem de ser com qualificações e dão sempre prioridade aos nacionais, tens de preencher um posto que não haja mesmo ninguém para fazer. E quando acabar o contrato ou a necessidade rua, volta para o teu pais.

  1. E ainda vai subir mais.. Enquanto os partidos do arco do poder não pararem de dar tiros nos próprios pés é isto que vai acontecer. O populismo é isso, aproveitar-se da fraqueza dos outros, mas em última análise a culpa disto acontecer são desses mesmos que envoltos em polémicas não conseguem dar respostas satisfatória em tempo útil e de acordo com os tempos que vivemos. Vamos ver muita mais disto, vejam o que o CDS está a preparar com este novo líder.

    • … e já agora… eu como sou um popular cidadão… epá, eu quero mesmo é um partido populista. Popular/populista 🙂 :)… rima bem, n’é???

  2. E ainda vai subir mais.. Enquanto os partidos do arco do poder não pararem de dar tiros nos próprios pés é isto que vai acontecer. O populismo é isso, aproveitar-se da fraqueza dos outros, mas em última análise a culpa disto acontecer são desses mesmos que envoltos em polémicas não conseguem dar respostas satisfatória em tempo útil e de acordo com os tempos que vivemos. Vamos ver muita mais disto, vejam o que o CDS está a preparar com este novo líder.

  3. é pena haver tão poucos a fizer o que pensa como ele, força continu assim pode ser que um dia seja uma alternativa, mas espero que se acontecer isso sejas mesmo o que fazes entender

  4. “É só FUMAÇA”! Quem encomenda este tipo de sondagens nesta altura? “Se a minha avó não morresse ainda hoje era viva”…E os milhares de pessoas que ainda não têm acesso à net? Têm conhecimento destas sondagens? E as que nem vêm TV ou fazem leitura de revistas e Jornais? Nem conhecem ou têm conhecimento da maioria dos nossos deputados e mesmo políticos…

    • Concordo, as pessoas que não têm acesso à Internet, não vêm TV, ou fazem leitura de jornais dificilmente vão votar no chega, alias são essas pessoas que têm votado e vão continuar a votar nos partidos de sempre, pessoas facilmente manipuladas, sem grande conhecimento do que é melhor ou pior para elas mesmas.

  5. Eu acho que a procissão ainda não chegou à praça. Quando chegar ao calvário é que deve ser bonito. Por isso, essas corjas, ditas “de esquerda”, andam com medo. Sim, tenham muito medo!!

    • “Corjas ditas de esquerda”? E à direita? Estão os bonzinhos? Os que cumprem na perfeiçao as obrigações familiares e vão à missa ao Domingo? Que treta de conversas… “Quem tem medo compra um cãozinho”! “Estes aprendizes nunca chegarão ao poder”! Saudosistas haverá sempre! Quem nos garante que a extrema direita não se vai afundar até às próximas eleições? No contexto político actual será muito difícil, quase impossível, “OS FACHISTAS chegarem ao poder em Portugal”!

  6. Concordo plenamente com o André Ventura, confesso que não tinha grande simpatia pelo chega, mas está a revelar-se um grande partido e um grande líder.
    Gostaria de ver uma coligação entre o CHEGA e o PNR, não faz sentido estarem afastados, afinando estratégias e limando arestas, tinha tudo para dar certo, é do que o nosso país precisa.
    FORÇA ANDRÉ VENTURA!!

  7. grande André, vais lá chegar de certeza se continuares com a postura que tens, os que andam a insinuar que és extrema direita, são os que estão com medo do chega conforme as intenções de voto dão nomes para vêr se não perdem o poleiro, já votei neles quase todos nada mudou desta vez o meu voto é CHEGA.

  8. Ele que fique a falar sózinho. Este imbecil pode representar o Movimento Zero, mas não representa os portugueses, nem os deputados da nação e muito menos o glorioso Benfica. Quem pode representar de facto o Benfica é o António Simões, o Chalana, o Shéu, o Humberto Coelho e tantos outros que “meteram a mão na massa”. Um sujeitinho que nem sabe dar um pontapé numa bola… Haja paciência.

  9. E a cada dia que passa vai aumentar nas intenções de voto. De cada vez que houver corrupção, crimes cometidos por imigrantes, falta de justiça sobre os políticos e poderosos e por aí fora, este partido estará sempre a aumentar nas intenções de voto. E pelo que vejo os atuais políticos têm contribuido e de que maneira para lhe criarem uma autoestrada para maiores voos. Depois queixem-se.

  10. Eu cá para mim digo se o André Ventura continuar a defender Portugal e os Portugueses vai conquistar mais 2 votos força Andrèèéé

  11. Força André Ventura, eu sou socialista mas apoio-te e irei votar no CHEGA… Eu quero Portugal limpo de abutres e hienas…

  12. A Estrema direita é opressora . A esquerda é libertadora.
    A extrema direita é conservadora, racista e exploradora. A esquerda é progressista , pugna pela dignidade do ser humano e igualdade de oportunidades.
    Chegados ao poder alguns que se dizem de esquerda, desvirtuam os conceitos e tornam-se corruptos e ditadores.
    Só que os de extrema direita (não são alguns) são todos criminosos quando o chegam ao poder.
    Ai de quem tente viver fora dos conceitos desses ditadores de mente tacanha, que só pela força se conseguem impor

    • És tu, Joacine?
      Que burrice de comentário!
      Vá lá explicar isso da esquerda ser essas coisas todas aos países do leste europeu que eles explicam-lhe o que é a esquerda.
      Idiota, qualquer ditadura é má mas ao menos nas ditaduras de direita deixam as pessoas ir embora, enquanto nas de esquerda, como se viu na Europa, as impedem de sair da pobreza em que estão metidas. E depois a esquerda é que é liberdade… Que cretinice!

      • O sr. é mal educado(extrema direita?) e não entende o que lê….. deixe lá os países de leste que ninguém falou deles, fale nas ideias da extrema direita em Portugal e na Europa, e na esquerda em Portugal e União Europeia. Tome por exemplos Portugal e Espanha, não precisa ir mais longe. Isto é uma chatice alguém não pensar como o sr Miguel!!!!!!!

      • Aquando do Pacto de Varsóvia, a Checoslováquia quis libertar-se (Primavera de Praga) da ditadura comunista soviética e foi logo invadida pela Rússia para impedir a sua libertação. E este artolas “Livre” diz que a esquerda é libertadora ! Uma autêntica patetice. A esquerda é a miséria do povo, é o oportunismo máximo pelo poder, é uma aberração e um ilusionismo total. É o descalabro e o perigo de uma nação.

    • “A esquerda é progressista , pugna pela dignidade do ser humano e igualdade de oportunidades”. Que miséria de pensamento, este ! Dignidade do ser humano como vê nos países dos ditadores esquerdalhos da Venezuela e da Coreia do Norte e outros ?! Tenho nojo e medo dos famintos do poder como são a esquerdalhada.

      • Todos esses que o sr. referiu devem ter personalidades muito idêntica à sua, já que não aceitam pensamentos diversos e impõem-se pela força.
        Mas isso não é ser de esquerda, isso são apenas ditadores oportunistas que em nome do povo praticam as maiores atrocidades.
        Ser de esquerda é ser Livre, é viver e deixar viver , é não impor o seu pensamento a ninguém, é ser honesto, solidário, combatente contra as injustiças, e totalmente despojado de preconceitos.
        Ah….. e ser educado

  13. André Ventura – uma voz forte, na luta contra os políticos corruptos que nos desgovernam. Só o André pode ser a nossa esperança para nos livrarmos da corja sanguessuga que nos domina.

  14. Os mesmos que dizem que no tempo de Salazar é que era são os mesmo que apoiam André Ventura, este senhor só ganha votos junto de retrógrados e ignorantes, o problema é que eles estão em todo o lado logo infelizmente o Chega ainda vai crescer mais.

    • O que este Hugo está a dizer é que retrógrados e ignorantes é tudo cheio deles, e que inteligentes, só ele e poucos mais ! Que figura tão triste, de certos artolas ! É com consciência política desta insignificância que se vão trilhando caminhos de bagatelas.

  15. Dificilmente chegará a ser um grande partido, há muita gente que nunca vai votar no chega como, ciganos, pedófilos, criminosos, etc… mas acredito que vai ser um grande partido da oposição.

    • Este “CA” deve estar a dormir em pé ! Diz ele: “Dificilmente chegará a ser um grande partido”…”mas acredito que vai ser um grande partido”. E depois insinua: ciganos, pedófilos, criminosos, não votam na extrema direita, isto é, devem votar na extrema esquerda !

  16. Mas que argumento tem esta gente para definir algo como ‘saudacao nazi’ ? que eu saiba em Portugal sempre houve saudações de braço esticado, nas forças armadas são frequentes e noutros lugares também. Idiotas acham que tudo é ‘nazi’ , acordem burros estamos em Portugal e não na Alemanha dos anos 30….nazismo foi uma política suicida e assassina e o problema nunca foi as saudações mas sim a atitude suicida e destrutiva.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.