Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

Paulo Novais / Lusa

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título “Voltar a Acreditar”, foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias.

A moção do líder Juventude Popular, obteve 671 votos (46,4%). A segunda mais votada foi a de João Almeida, com 562 votos (38,9%), e a terceira, a de Filipe Lobo d’Ávila, com 209 (14,45%), anunciou depois o secretário-geral do partido, Pedro Morais Soares.

A quarta moção que foi a votos, de José Ângelo da Costa Pinto, teve três votos (0,02%). Registaram-se três votos brancos e nulos. No total, votaram 1.449 delegados.

Com este resultado, e depois de João Almeida e Filipe Lobo d´Ávila terem reconhecido a vitória do líder da JP, Francisco Rodrigues dos Santos pode considerar-se futuro líder do CDS-PP. A eleição é formalizada neste domingo de manhã, quando forem a votos as listas da futura direção nacional centrista.

O semanário Expresso dá ainda conta que João Almeida e Filipe Lobo D’Ávila não vão a votos na manhã deste domingo. Tecnicamente, Rodrigues dos Santos é já o novo líder.

“Quero obviamente cumprimentar Francisco Rodrigues dos Santos, ganhou esta votação e tem todo o direito de apresentar as listas aos órgãos nacionais do partido”, disse João Almeida, em declarações aos jornalistas após serem divulgados os resultados da votação das moções de estratégia global, cerca das 03:40.

“Quero assinalar que foi a maior votação de sempre num congresso do CDS o que é importante, num momento difícil que o CDS vive ter tanta gente a votar num congresso e a pronunciar-se sobre qual é o caminho a seguir”, considerou.

Também Lobo d’Ávila saudou Francisco Rodrigues dos Santos, depois das 03:30, não dizendo se ficou desiludido com o resultado. “Foi o resultado que os congressistas quiseram dar”, admitiu, antes de “dar os parabéns ao vencedor”.

A mais votada pelo 28.º congresso centrista, Francisco Rodrigues dos Santos, propõe-se devolver a “coerência, previsibilidade e segurança à palavra do CDS-PP, recuperando o património conquistado sob cerco e debaixo de fogo: a âncora da direita no regime, a fronteira de todos os extremismos, o porto seguro dos valores da democracia cristã”, conta o jornal Público, dando conta que no documento os militantes são tratados por tu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Tambem acho, caro Eliascordeiro1958!
      Este é mais um produto “jotinha’, da escolinha do Portas. Pelo que ele diz, vamos voltar aos tempos da politica rasteira e trauliteira onde, tudo o que o governo fizer, é mau, mesmo que seja bem feito. O rapazinho ainda terá de aprender que as pessoas estão a ficar um bocado fartas da politiquice rasteira, do tudo mau, pois todos sabemos, que os governos, seja de que cor forem, fazem coisas bem feitas e coisas mal feitas, ora, dizer que é tudo mau, cheira sempre a oportunismo e descredibiliza quem o diz. Acho que foi exatamente por isso que, no psd, o Montenegro, outro cavalheiro da traulitice rasteira, do “tudo mau”, desejoso de alimentar vaidade pessoal e ter protagonismo, levou uma “pazada” e quem ganhou foi o Rio.
      Pessoalmente, acho Rio uma pessoa moralmente mais séria do que Montenegro, pois tem mostrado ser um personagem que se está nas tintas pro politicamente correcto e “casca” no governo quando entende que diverge mas tem a humildade de reconhecer mérito ao governo sempre que faz coisas bem feitas. Para mim, isto é ser moralmente correcto e sério.

RESPONDER

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …