Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

Paulo Novais / Lusa

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título “Voltar a Acreditar”, foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias.

A moção do líder Juventude Popular, obteve 671 votos (46,4%). A segunda mais votada foi a de João Almeida, com 562 votos (38,9%), e a terceira, a de Filipe Lobo d’Ávila, com 209 (14,45%), anunciou depois o secretário-geral do partido, Pedro Morais Soares.

A quarta moção que foi a votos, de José Ângelo da Costa Pinto, teve três votos (0,02%). Registaram-se três votos brancos e nulos. No total, votaram 1.449 delegados.

Com este resultado, e depois de João Almeida e Filipe Lobo d´Ávila terem reconhecido a vitória do líder da JP, Francisco Rodrigues dos Santos pode considerar-se futuro líder do CDS-PP. A eleição é formalizada neste domingo de manhã, quando forem a votos as listas da futura direção nacional centrista.

O semanário Expresso dá ainda conta que João Almeida e Filipe Lobo D’Ávila não vão a votos na manhã deste domingo. Tecnicamente, Rodrigues dos Santos é já o novo líder.

“Quero obviamente cumprimentar Francisco Rodrigues dos Santos, ganhou esta votação e tem todo o direito de apresentar as listas aos órgãos nacionais do partido”, disse João Almeida, em declarações aos jornalistas após serem divulgados os resultados da votação das moções de estratégia global, cerca das 03:40.

“Quero assinalar que foi a maior votação de sempre num congresso do CDS o que é importante, num momento difícil que o CDS vive ter tanta gente a votar num congresso e a pronunciar-se sobre qual é o caminho a seguir”, considerou.

Também Lobo d’Ávila saudou Francisco Rodrigues dos Santos, depois das 03:30, não dizendo se ficou desiludido com o resultado. “Foi o resultado que os congressistas quiseram dar”, admitiu, antes de “dar os parabéns ao vencedor”.

A mais votada pelo 28.º congresso centrista, Francisco Rodrigues dos Santos, propõe-se devolver a “coerência, previsibilidade e segurança à palavra do CDS-PP, recuperando o património conquistado sob cerco e debaixo de fogo: a âncora da direita no regime, a fronteira de todos os extremismos, o porto seguro dos valores da democracia cristã”, conta o jornal Público, dando conta que no documento os militantes são tratados por tu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Tambem acho, caro Eliascordeiro1958!
      Este é mais um produto “jotinha’, da escolinha do Portas. Pelo que ele diz, vamos voltar aos tempos da politica rasteira e trauliteira onde, tudo o que o governo fizer, é mau, mesmo que seja bem feito. O rapazinho ainda terá de aprender que as pessoas estão a ficar um bocado fartas da politiquice rasteira, do tudo mau, pois todos sabemos, que os governos, seja de que cor forem, fazem coisas bem feitas e coisas mal feitas, ora, dizer que é tudo mau, cheira sempre a oportunismo e descredibiliza quem o diz. Acho que foi exatamente por isso que, no psd, o Montenegro, outro cavalheiro da traulitice rasteira, do “tudo mau”, desejoso de alimentar vaidade pessoal e ter protagonismo, levou uma “pazada” e quem ganhou foi o Rio.
      Pessoalmente, acho Rio uma pessoa moralmente mais séria do que Montenegro, pois tem mostrado ser um personagem que se está nas tintas pro politicamente correcto e “casca” no governo quando entende que diverge mas tem a humildade de reconhecer mérito ao governo sempre que faz coisas bem feitas. Para mim, isto é ser moralmente correcto e sério.

RESPONDER

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …