Chefe do Governo Hong Kong revela ter “pilhas de dinheiro” em casa por causa das sanções norte-americanas

Jerome Favre / EPA

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, revelou esta semana ter “pilhas de dinheiro” em casa por causa das sanções norte-americanas.

Em declarações à International Business Channel, a líder do Executivo de Hong Kong disse que o Governo está a pagar o seu salário em numerário depois de as sanções aplicadas pelos Estados Unidos impedirem instituições financeiras de fazerem negócios consigo e com outras 14 autoridades acusadas de minar a autonomia de Hong Kong.

Tenho muito dinheiro em casa. O Governo está a pagar-me em dinheiro porque não tenho uma conta bancária (…) Estou a usar dinheiro em numerário para todas as coisas”, disse Carrie Lam em declarações à emissora local, citada pela revista Vice.

A líder de Hong Kong é um dos políticos mais bem pagos do mundo, recebendo um salário anual de 672.000 dólares, cerca de 562.601 euros. A título de comparação, o Presidente norte-americano aufere anualmente 400.000 dólares, cerca de 334.882 euros.

A antiga colónia britânica prometeu um elevado grau de autonomia quando voltou ao domínio chinês em 1997, mas Pequim apertou drasticamente o seu controlo sobre a cidade depois dos distúrbios anti-governamentais do ano passado.

Ao sancionar Carrie Lam, o Tesouro norte-americano acusou a líder de ser “diretamente responsável” pela implementação de “políticas de supressão de liberdade e dos processos democráticos de Pequim” na cidade.

Em junho, Pequim implementou uma dura lei de segurança nacional, que permite que agentes da China continental operem na cidade e dá aos agentes locais largos poderes de vigilância e detenção. Vários livros foram retirados das bibliotecas de Hong Kong.

Temendo serem presos, alguns ativistas pró-democracia fugiram de Hong Kong e procuraram refúgio em democracias desde Taiwan ao Canadá.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …