Chechénia cria campo de concentração para homossexuais

Jens Buettner / EPA

O jornal russo Novoya Gazeta denunciou que as autoridades chechenas criaram vários campos de concentração onde os homossexuais estão a ser torturados, mortos ou forçados a abandonar a Chechénia.

“Há gays a serem presos e estamos a tentar evacuá-los dos campos. Alguns até já deixaram a região. Quem conseguiu fugir disse que chegou a estar em salas com mais 30 pessoas. Eram torturados com choques elétricos e agredidos. Por vezes, até à morte”, indicou a ativista russa Svetlana Zakharova.

Um homossexual que conseguiu fugir antes de ser preso explicou à Novoya Gazeta que foi forçado a subornar a polícia com milhares de rublos para poder sobreviver.

“Agora o regime checheno está a dar mais um passo contra os gays ao criar este tipo de campos de concentração”, disse o homem.

De acordo com o Daily Mail, que cita a imprensa russa, pelo menos 100 homens foram detidos e três terão sido mortos, na última semana. Um dos campos de concentração para homossexuais estará localizado num antigo campo militar, na cidade de Argun.

“Apenas podemos pedir às autoridades russas que investiguem estas alegações. Os homossexuais estão a ser maltratados e perseguidos diariamente e têm medo de falar sobre o assunto. Eles têm de se esconder ou abandonar a Chechénia”, adiantou Alexander Artmyev, da Amnistia Internacional russa.

“Temos estado em contacto com as associações LGBT para que os homossexuais arranjem abrigo. O problema é que essas pessoas não podem falar senão colocam a sua vida e a dos outros em risco”, destacou.

O presidente da Chechénia e aliado de Vladimir Putin, Ramzan Kadyrov, já foi acusado várias vezes de violação de direitos humanos.

Depois de ser questionado sobre o assunto, Kadyrov rejeitou que as informações fossem verdadeiras e afirmou que não existem homossexuais na Chechénia.

“Não se pode prender ou reprimir pessoas que não existem em público. Se essas pessoas existissem na Chechénia, as forças da lei não teriam de se preocupar com elas, porque os seus familiares se encarregariam de os enviar para um sítio de onde não pudessem voltar”, disse um porta-voz do presidente checheno, Alvi Karimov, citado pelo Independent.

Vários homens homossexuais até estão a apagar os seus perfis nas redes sociais, porque as autoridades estarão a prender gays depois de os atraírem para “encontros falsos”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descoberto em Roma o luxuoso palácio do imperador Calígula

Uma equipa de arqueólogos descobriu em Roma os vestígios de um luxuoso palácio, repleto de frescos e jardins exóticos, que pertenceu imperador romano Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como "Calígula". Os vestígios foram encontrados …

"Torno-me um alvo fácil no Barcelona". Griezmann quebra silêncio e sai em defesa de Messi

O jogador do FC Barcelona Antoine Griezmann respondeu, em entrevista, às críticas de que tem sido alvo na equipa catalã, esclarecendo ainda a sua relação com o argentino Lionel Messi e comentando as declarações do …

PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais. Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a …

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …