Chechénia cria campo de concentração para homossexuais

Jens Buettner / EPA

O jornal russo Novoya Gazeta denunciou que as autoridades chechenas criaram vários campos de concentração onde os homossexuais estão a ser torturados, mortos ou forçados a abandonar a Chechénia.

“Há gays a serem presos e estamos a tentar evacuá-los dos campos. Alguns até já deixaram a região. Quem conseguiu fugir disse que chegou a estar em salas com mais 30 pessoas. Eram torturados com choques elétricos e agredidos. Por vezes, até à morte”, indicou a ativista russa Svetlana Zakharova.

Um homossexual que conseguiu fugir antes de ser preso explicou à Novoya Gazeta que foi forçado a subornar a polícia com milhares de rublos para poder sobreviver.

“Agora o regime checheno está a dar mais um passo contra os gays ao criar este tipo de campos de concentração”, disse o homem.

De acordo com o Daily Mail, que cita a imprensa russa, pelo menos 100 homens foram detidos e três terão sido mortos, na última semana. Um dos campos de concentração para homossexuais estará localizado num antigo campo militar, na cidade de Argun.

“Apenas podemos pedir às autoridades russas que investiguem estas alegações. Os homossexuais estão a ser maltratados e perseguidos diariamente e têm medo de falar sobre o assunto. Eles têm de se esconder ou abandonar a Chechénia”, adiantou Alexander Artmyev, da Amnistia Internacional russa.

“Temos estado em contacto com as associações LGBT para que os homossexuais arranjem abrigo. O problema é que essas pessoas não podem falar senão colocam a sua vida e a dos outros em risco”, destacou.

O presidente da Chechénia e aliado de Vladimir Putin, Ramzan Kadyrov, já foi acusado várias vezes de violação de direitos humanos.

Depois de ser questionado sobre o assunto, Kadyrov rejeitou que as informações fossem verdadeiras e afirmou que não existem homossexuais na Chechénia.

“Não se pode prender ou reprimir pessoas que não existem em público. Se essas pessoas existissem na Chechénia, as forças da lei não teriam de se preocupar com elas, porque os seus familiares se encarregariam de os enviar para um sítio de onde não pudessem voltar”, disse um porta-voz do presidente checheno, Alvi Karimov, citado pelo Independent.

Vários homens homossexuais até estão a apagar os seus perfis nas redes sociais, porque as autoridades estarão a prender gays depois de os atraírem para “encontros falsos”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …