Charlie Hebdo suspende publicação por tempo indeterminado

A redação do jornal satírico francês Charlie Hebdo confirmou que a equipa foi de férias por tempo indeterminado e não vai publicar o próximo número em fevereiro.

“Não temos data para a saída do próximo número”, contou ao Le Parisien a porta-voz Anne Hommel, a responsável de relações públicas do Charlie Hebdo, referindo-se ao próximo exemplar da revista cuja data de chegada aos quiosques estava prevista para 11 de fevereiro. “Neste momento a equipa não está preparada”, acrescentou.

No site da publicação, lê-se o seguinte anúncio:

Caras leitoras, caros leitores,

A redação, fortemente comovida e apoiada pela vossa formidável onda de solidariedade, não vos esquece e tem encontro marcado convosco dentro de poucas semanas nos quiosques.

A redação

De acordo com Anne Hommel, a decisão não significa o fracasso da publicação ou medo de retaliações por parte dos extremistas, mas acontece devido ao stress que os membros sobreviventes da equipa têm sofrido após o atentado de 7 de janeiro.

“Não é uma renúncia ou um recuo perante as ameaças islâmicas, mas um simples problema de stress e fadiga da redação”, declarou Hommel.

O número 1179 do Charlie Hebdo, o primeiro depois do ataque à sede da redação, preparado e impresso com o apoio do jornal Libération, teve sete milhões de cópias, um número recorde não só para esta publicação, mas para a imprensa periódica francesa em geral.

O ataque à sede do jornal Charlie Hebdo ocorreu por volta do meio-dia de 7 de janeiro. Dois homens armados entraram na sala da redação, onde a equipa estava a discutir o conteúdo do número seguinte, e abriram fogo, matando 12 pessoas. O jornal satírico tem publicado, por diversas vezes, caricaturas do Islão e do profeta Maomé.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …