Cerveja é o novo chá. “Hard Brexit” vai mudar os menus dos britânicos

Produtos como bananas, bacalhau e chá vão deixar de ser consumidos se o Governo, o Parlamento e a União Europeia não conseguirem chegar a acordo para o Brexit.

Cerca de 60% dos alimentos consumidos pelos britânicos são produzidos dentro do país, mas existem muitos produtos muito populares que vêm de fora, explica o Bloomberg.

Os frescos seriam os mais afetadas. O Reino Unido importa a maioria da sua fruta e vegetais. Abacates, bananas e outras frutas tropicais desapareceriam das prateleiras. Devido à sazonalidade, os brócolos passariam a estar disponíveis apenas seis meses por ano, enquanto os tomates passariam a ser um alimento apenas para dias de festa.

No talho, diminuiria a quantidade de carne de frango, vaca e porco disponível, sendo que a cada habitante passaria a corresponder entre 22 a 13 quilos anuais – aquilo que é produzido dentro do país. Lombos e pernas, populares nos talhos e supermercados, apresentariam-se na mesma proporção que os fígados ou as cabeças.

O famoso prato de fish and chips teria de sofrer uma atualização. Como o bacalhau fresco utilizado nesta iguaria vem da Noruega e da Islândia, este teria de ser substituído pelo produto que mais chega às redes dos pescadores: o marisco.

Não deve haver muita escassez de pão, porque bastante trigo é cultivado para a maior parte da produção de farinha do Reino Unido. O grão é cultivado no país há milhares de anos e é considerado a maior cultura arável por área. Os produtos com massa mais firme, como as crostas de pizza, usam variedades de trigo com alto teor de proteína que normalmente se desenvolvem noutros climas.

Os copos e chávenas dos britânicos também ficariam menos diversos. Primeiro, a tradição de tomar o chá das cinco iria desaparecer, visto que toda a matéria-prima vem de fora. O mesmo acontece com o café.

Mas leite não faltaria. As vacas do Reino Unido produzem o suficiente para cerca de 3,7 litoros por pessoa a cada semana. Ovos também são amplamente domésticos.

Produtos como manteiga irlandesa ou cheddar podem desaparecer. Os agricultores da Irlanda do Norte não poderiam enviar leite para o processamento e os adeptos do queijo deveriam despedir-se do queijo francês e do queijo parmesão italiano.

Por outro lado, nos supermercados não iriam faltar as ervilhas, as cenouras, as beterrabas e as batatas. Para acompanhar: carne de borrego. Como bebida, muitos milhões de litros de whisky da Escócia e a cerveja dos grandes campos de centeio.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …