CGD pode entrar como “remédio” no processo de consolidação do Novo Banco

Miguel A. Lopes / Lusa

Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O futuro do Novo Banco deve passar pela consolidação, numa fusão com outro Banco, num processo que só deverá avançar depois de 2021. E nesse cenário, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) pode entrar no processo, no âmbito da aplicação de “remédios”, para ficar com activos que fiquem fora do negócio.

O Dinheiro Vivo avança esta possibilidade, realçando que “a Caixa Geral de Depósitos (CGD) pode vir a fazer parte do futuro do Novo Banco“.

A norte-americana LoneStar, principal accionista do Novo Banco, já anunciou que até 2021 não pretende vender a instituição. Mas depois disso, a solução deverá passar pela consolidação com outro banco, como avança a publicação económica. Uma eventual “fusão com o Millennium BCP” pode ser viável, frisa o Dinheiro Vivo, antecipando que, para que aconteça, será provavelmente necessária “a aplicação de “remédios”, como a alienação a outros bancos de alguns negócios”.

É nesse âmbito que surge a CGD, como o Banco “favorito a poder ficar com esses activos” que sobrem no processo de consolidação.

“Num cenário de consolidação do Novo Banco, em que fiquem activos disponíveis, a CGD não pode ficar de fora“, aponta uma fonte do sector citada pelo Dinheiro Vivo.

O presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, já alertou que até 2020, o banco não pode fazer aquisições, no âmbito do Plano Estratégico que acordo com Bruxelas. Mas “depois de 2021, qualquer gestor tem de estar atento ao que se passa no mercado“, realçou, como lembra o Dinheiro Vivo.

O Ministério das Finanças negou nesta semana que o governo esteja a preparar uma nova injecção de capital no Novo Banco, depois de o Público ter noticiado que estaria a ser preparada uma nova ajuda estatal de 1400 milhões de euros, com vista a acelerar a sua venda.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se repararmos os bancos em Portugal são o maior problema, estamos sempre a injectar dinheiro e nunca funciona..então não precisamos dos bancos só dão prejuizo e é sempre na casa dos miles milhões não sei quê, está a levarnos a falênçia, chega de bancos.

  2. o Novo Banco nunca deveria ter nascido, o BES deveria por e simplesmente ter ido à falência assim como as outras palhaçadas do BANIF e outros.

    enquanto isso continua a esbanjar milhões dos contribuintes.

    • Exacto, tal como foi feito noutros países, resolvendo o problema. Claro que há investidores que perdem, mas pelo menos aí os contribuintes não foram saqueados. Neste caso do BES, perdemos todos: investidores e contribuintes, sem solução final à vista.

RESPONDER

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …