Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões.

O Fundo de Resolução e o fundo Lone Star, principal acionista do Novo Banco, começaram a estudar uma forma de acelerar o processo de saneamento completo da instituição, revela o jornal Público esta sexta-feira. Recorde-se que desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros.

De acordo com o diário, a solução envolve a injeção já este ano, de uma só vez, de mais 1,4 mil milhões de euros, ou seja, um valor que fica acima dos 600 milhões já contabilizados na proposta de Orçamento do Estado (OE) e dos 850 milhões autorizados no mesmo documento.

Com esta operação, o dossiê da recapitalização pública ficaria fechado abaixo do valor máximo definido na venda — 3,89 mil milhões de euros — e antes do prazo do mecanismo de capital contingente que enquadra esta solução e que pode durar mais seis anos, escreve o matutino.

Se todas as partes concordarem com esta medida, o Estado vai libertar 3,3 mil milhões de euros, valor que o Fundo de Resolução estima ser adequado para responder às necessidades do Novo Banco, adianta o Público, acrescentando que isso significaria uma poupança de quase 600 milhões.

Entretanto, refere o site Dinheiro Vivo, o ministério das Finanças emitiu uma nota em que garante que não está a estudar qualquer injeção de capital no Novo Banco. “O Governo não está a estudar qualquer injeção de capital no Novo Banco para ‘acelerar o processo de saneamento completo da instituição financeira'”.

“Não está prevista no Orçamento do Estado para 2020 uma verba no valor de 1,4 mil milhões para o Novo Banco; O Governo não tem nenhuma proposta para análise relativa à ‘estratégia de limpeza dos créditos problemáticos do banco'”.

Na mesma nota, o ministério nota ainda que “continuará a cumprir os termos do contrato de financiamento com o Fundo de Resolução, contemplando o Orçamento do Estado para 2020, tal como nos anteriores, os recursos orçamentais necessários para essa finalidade”.

A resolução, em agosto de 2014, e a venda do Novo Banco já consumiram ao Estado português cerca de 5,8 mil milhões de euros. Os mais recentes resultados do banco mostram um agravamento das perdas, revelando prejuízos de 572,3 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. estes jornalistas têm que ter mais atençao ao que escrevem
    “Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco”
    nao é o governo, sao os contribuintes
    um banco que foi vendido e ainda temos que colocar la dinheiro
    assim nao custa nada fazer negocios da china
    mais valis fecharem o benco, pagar as indiminizaçoes e ainda sobrava dinheiro
    o dinheiro que ja metamos no banco, dava para pagar aos lesados e aposto que ainda sobrava dinheiro

RESPONDER

Madjer diz adeus ao futebol de praia

O internacional português, eleito cinco vezes melhor jogador mundial de futebol de praia, anunciou, esta quinta-feira, o fim de carreira e prepara-se para assumir o cargo de coordenador para a modalidade da Federação Portuguesa de …

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …