Uma fenda no OE de João Leão: CGD pode abrir buraco de 160 milhões

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão, entrega ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o OE2021

O Orçamento do Estado para 2021, o primeiro de João Leão conta com 160 milhões em dividendo da Caixa Geral de Depósitos (CGD). No entanto, é provável que o Banco Central europeu (BCE) prolongue para 2021 a proibição de pagamento de dividendos na banca europeia.

O Orçamento do Estado para 2021 conta com 160 milhões em dividendo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas há uma grande probabilidade de o banco público não poder fazer essa distribuição de dividendo ao Estado, avança o Observador.

Acontece que os bancos europeus estão proibidos pelo BCE de pagar dividendos até ao final do ano e, em dezembro, será tomada uma decisão sobre esta proibição. Se a decisão for no sentido de um prolongamento da proibição – como acreditam fontes do setor financeiro consultadas pelo diário -, o ministro das Finanças fica com um “buraco” de 160 milhões de euros no OE.

“Não é um valor que ameace fundamentalmente a execução orçamental – ainda mais num ano como 2021 em que há elementos de incerteza ainda maiores em outras áreas – mas não deixa de ser uma inscrição muito questionável tendo em conta que um Orçamento do Estado deve procurar ser um exercício conservador, com previsões cautelosas”, disse uma fonte do setor financeiro ao matutino.

As fontes ouvidas pelo Observador concordam que, com a pandemia a abalar novamente a Europa, é muito provável que a proibição de dividendos seja prolongada por parte do supervisor europeu, o que poderá impedir a Caixa de entregar o valor ao Estado.

Uma das fontes realçou ainda que, num contexto em que devido à pandemia as taxas de juro deverão estar em mínimos históricos durante mais tempo, a prioridade da gestão da CGD não devia ser pagar dividendos ao Estado mas, sim, proteger ao máximo a margem financeira.

Conforme explica o diário, a margem financeira diz respeito à diferença entre aquilo que o banco público recebe dos créditos que concede e, por outro lado, aquilo que a CGD paga pelo financiamento que obtém.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. 160 milhões? O que é isso para essa gente? Não passa tudo de uns trocos. Este orçamento ainda não foi aprovado e o costa já fala num suplementar. Para que é que se anda a perder tempos com estas notícias???

      • A matraca fechas tu, aninhas. Donde é que me conheces? É mentira que a CGD foi delapidada de toda a maneira pelos do teu partido? Varas, Santos Ferreira & Cª. Lda? Que o Centeno desgovernou pela cartilha do Gaspar e ainda aumentou a carga de impostos sobre os contribuintes? Que ele cativava tudo o que lhe convinha e fazia tábua rasa dos orçamentos? Que o Zé Povo tem agora a maior carga de impostos de sempre? Quanto é que eles te pagam para vires para aqui abrir a matraca a defende-los??

  2. E o Zé a “aguentar” os bancos.
    Mas os bancos, quando o Zé precisa, fazem-lhe um manguito porque dão prioridade às necessidades dos grandes… caloteiros, que lhes dão calotes de milhões!

RESPONDER

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …

O maior navio de guerra americano disparou o seu primeiro míssil

O maior navio de guerra norte-americano, o USS Zumwalt, disparou pela primeira vez um míssil. O projétil disparado intercetou com sucesso o alvo de teste. Em 2015, o maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana …

Republicanos no Senado preparam-se para um possível "mundo pós-Trump"

Enquanto os republicanos enfrentam um eleição que pode trazer más notícias para o Presidente e o seu partido, alguns começam a se distanciar de Donald Trump, ao mesmo tempo que tentam não atrair a sua …

Dez curiosidades sobre o asteróide Bennu

A primeira missão da NASA a enviar uma amostra de um asteroide antigo chegou ao seu alvo, o asteroide Bennu, no dia 3 de dezembro de 2018. Esta missão, OSIRIS-REX (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith …