Uma fenda no OE de João Leão: CGD pode abrir buraco de 160 milhões

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão, entrega ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o OE2021

O Orçamento do Estado para 2021, o primeiro de João Leão conta com 160 milhões em dividendo da Caixa Geral de Depósitos (CGD). No entanto, é provável que o Banco Central europeu (BCE) prolongue para 2021 a proibição de pagamento de dividendos na banca europeia.

O Orçamento do Estado para 2021 conta com 160 milhões em dividendo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas há uma grande probabilidade de o banco público não poder fazer essa distribuição de dividendo ao Estado, avança o Observador.

Acontece que os bancos europeus estão proibidos pelo BCE de pagar dividendos até ao final do ano e, em dezembro, será tomada uma decisão sobre esta proibição. Se a decisão for no sentido de um prolongamento da proibição – como acreditam fontes do setor financeiro consultadas pelo diário -, o ministro das Finanças fica com um “buraco” de 160 milhões de euros no OE.

“Não é um valor que ameace fundamentalmente a execução orçamental – ainda mais num ano como 2021 em que há elementos de incerteza ainda maiores em outras áreas – mas não deixa de ser uma inscrição muito questionável tendo em conta que um Orçamento do Estado deve procurar ser um exercício conservador, com previsões cautelosas”, disse uma fonte do setor financeiro ao matutino.

As fontes ouvidas pelo Observador concordam que, com a pandemia a abalar novamente a Europa, é muito provável que a proibição de dividendos seja prolongada por parte do supervisor europeu, o que poderá impedir a Caixa de entregar o valor ao Estado.

Uma das fontes realçou ainda que, num contexto em que devido à pandemia as taxas de juro deverão estar em mínimos históricos durante mais tempo, a prioridade da gestão da CGD não devia ser pagar dividendos ao Estado mas, sim, proteger ao máximo a margem financeira.

Conforme explica o diário, a margem financeira diz respeito à diferença entre aquilo que o banco público recebe dos créditos que concede e, por outro lado, aquilo que a CGD paga pelo financiamento que obtém.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. 160 milhões? O que é isso para essa gente? Não passa tudo de uns trocos. Este orçamento ainda não foi aprovado e o costa já fala num suplementar. Para que é que se anda a perder tempos com estas notícias???

      • A matraca fechas tu, aninhas. Donde é que me conheces? É mentira que a CGD foi delapidada de toda a maneira pelos do teu partido? Varas, Santos Ferreira & Cª. Lda? Que o Centeno desgovernou pela cartilha do Gaspar e ainda aumentou a carga de impostos sobre os contribuintes? Que ele cativava tudo o que lhe convinha e fazia tábua rasa dos orçamentos? Que o Zé Povo tem agora a maior carga de impostos de sempre? Quanto é que eles te pagam para vires para aqui abrir a matraca a defende-los??

  2. E o Zé a “aguentar” os bancos.
    Mas os bancos, quando o Zé precisa, fazem-lhe um manguito porque dão prioridade às necessidades dos grandes… caloteiros, que lhes dão calotes de milhões!

RESPONDER

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Inflação aumenta para 1,5% em julho

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Tendo por base a …

Autoridades israelitas investigam empresa que criou programa Pegasus

Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, foi a Paris conversar com a sua homóloga francesa, Florence Parly. Em Telavive, as autoridades israelitas inspecionaram, esta quarta-feira, os escritórios da NSO. O Expresso escreve que, esta quarta-feira, …

PS e PAN discordam da decisão de Marcelo de enviar Carta dos Direitos na Era Digital para o TC

O artigo 6.º da Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital tem sido polémico, por prever a existência de entidades certificadas para atribuir selos de qualidade a órgãos de comunicação social que produzam informação …

Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens. Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar …

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …