Uma fenda no OE de João Leão: CGD pode abrir buraco de 160 milhões

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão, entrega ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o OE2021

O Orçamento do Estado para 2021, o primeiro de João Leão conta com 160 milhões em dividendo da Caixa Geral de Depósitos (CGD). No entanto, é provável que o Banco Central europeu (BCE) prolongue para 2021 a proibição de pagamento de dividendos na banca europeia.

O Orçamento do Estado para 2021 conta com 160 milhões em dividendo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas há uma grande probabilidade de o banco público não poder fazer essa distribuição de dividendo ao Estado, avança o Observador.

Acontece que os bancos europeus estão proibidos pelo BCE de pagar dividendos até ao final do ano e, em dezembro, será tomada uma decisão sobre esta proibição. Se a decisão for no sentido de um prolongamento da proibição – como acreditam fontes do setor financeiro consultadas pelo diário -, o ministro das Finanças fica com um “buraco” de 160 milhões de euros no OE.

“Não é um valor que ameace fundamentalmente a execução orçamental – ainda mais num ano como 2021 em que há elementos de incerteza ainda maiores em outras áreas – mas não deixa de ser uma inscrição muito questionável tendo em conta que um Orçamento do Estado deve procurar ser um exercício conservador, com previsões cautelosas”, disse uma fonte do setor financeiro ao matutino.

As fontes ouvidas pelo Observador concordam que, com a pandemia a abalar novamente a Europa, é muito provável que a proibição de dividendos seja prolongada por parte do supervisor europeu, o que poderá impedir a Caixa de entregar o valor ao Estado.

Uma das fontes realçou ainda que, num contexto em que devido à pandemia as taxas de juro deverão estar em mínimos históricos durante mais tempo, a prioridade da gestão da CGD não devia ser pagar dividendos ao Estado mas, sim, proteger ao máximo a margem financeira.

Conforme explica o diário, a margem financeira diz respeito à diferença entre aquilo que o banco público recebe dos créditos que concede e, por outro lado, aquilo que a CGD paga pelo financiamento que obtém.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. 160 milhões? O que é isso para essa gente? Não passa tudo de uns trocos. Este orçamento ainda não foi aprovado e o costa já fala num suplementar. Para que é que se anda a perder tempos com estas notícias???

      • A matraca fechas tu, aninhas. Donde é que me conheces? É mentira que a CGD foi delapidada de toda a maneira pelos do teu partido? Varas, Santos Ferreira & Cª. Lda? Que o Centeno desgovernou pela cartilha do Gaspar e ainda aumentou a carga de impostos sobre os contribuintes? Que ele cativava tudo o que lhe convinha e fazia tábua rasa dos orçamentos? Que o Zé Povo tem agora a maior carga de impostos de sempre? Quanto é que eles te pagam para vires para aqui abrir a matraca a defende-los??

  2. E o Zé a “aguentar” os bancos.
    Mas os bancos, quando o Zé precisa, fazem-lhe um manguito porque dão prioridade às necessidades dos grandes… caloteiros, que lhes dão calotes de milhões!

RESPONDER

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …