CGD avisou Governo em 2016 para risco de acordo com Berardo

Manuel de Almeida / Lusa

Joe Berardo

Depois de o Governo ter renovado o protocolo com Berardo para manter as obras de arte no CCB por mais seis anos, a CGD enviou uma carta ao executivo a explicar que o acordo fragilizava o banco.

Em 2016, a Caixa Geral de Depósitos alertou o Governo para o risco de ter renovado o acordo com o empresário madeirense para que a Coleção Berardo continuasse no Centro Cultural de Belém por mais seis anos. O protocolo tinha ainda uma cláusula de renovação automática caso não houvesse denúncia de nenhuma das partes.

Na altura, a CGD não foi consultada previamente e apenas teve conhecimento do acordo pela comunicação social. O problema com este negócio é que alegadamente afetou a relação entre o banco público e Joe Berardo, cujas garantias do empréstimo assentavam sobre a coleção de arte.

Prontamente, a Caixa escreveu uma carta ao Governo a alertar para os riscos desta decisão, condenando o facto de o executivo não ter consultado os credores antes de fechar o acordo. Segundo o Público, face a isto, a Caixa teve de subir o nível das imparidades associadas a Berardo — que era um dos maiores devedores do banco.

Além disto, outra razão levou o banco público a escrever a carta ao Governo. Semanas antes de o protocolo com Berardo ter sido revelado, a CGD ficou também a saber que os estatutos da Associação do empresário tinham sido alterados, sem que tivesse sido devidamente participado aos credores. Isto levou a que tenham sido retirados aos bancos os direitos estatutários e o poder de decisão a Berardo, o então presidente da ACB.

A mudança dos estatutos da Associação e renovação do acordo com o CCB fizeram os alarmes disparar na CGD. A carta enviada ao secretário de Estado Ricardo Mourinho Félix explicava que o banco ficaria enfraquecido e teria de aumentar as imparidades.

“O Estado podia ter exercido a opção de compra das obras, pois havia um preço pré-estabelecido da ordem dos 300 milhões, se a memória não me falta, e depois renegociava-as com os bancos; ou podia ter sido substituído pelos credores, evitando ter no imediato de desembolsar fundos e, chegando ao final de um prazo estabelecido, poderia assumir as obras”, realçaram os responsáveis da CGD, na altura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …