Conselho das Finanças Públicas. Governo tem margem para aumentar salários e contratar

Manuel De Almeida / Lusa

O primeiro-ministro António Costa e o ministro das Finanças Mário Centeno

O Conselho das Finanças Públicas projeta um excedente orçamental de 0,1% do PIB este ano, melhor do que o défice de 0,2% que o Ministério das Finanças ainda mantém como expectável.

O Governo português deverá conseguir aumentar salários na função pública, em linha com a inflação, e ainda contratar novos funcionários durante a próxima legislatura. Este é o cenário traçado pela mais recente análise do Conselho das Finanças Públicas (CFP), avança o Jornal de Negócios esta sexta-feira.

As projeções económicas e orçamentais do CFP para o período 2019-2023 são favoráveis. Mesmo com um aumento do emprego público em 1% e uma “atualização anual dos salários dos funcionários públicos de acordo com o Índice de Preços Consumidor”, o Governo de António Costa conseguirá reforçar o excedente orçamental nos próximos quatro anos.

O CFP projeta um excedente orçamental de 0,1% do PIB este ano, melhor do que o défice de 0,2% estimado pelo Ministério das Finanças. A diferença dá margem para o primeiro orçamento da legislatura, mas é também o “ponto de partida” para os próximos anos, aponta o organismo, citado pelo Negócios.

A partir de 2021, o Conselho das Finanças Públicas continua a prever saldos orçamentais positivos, ainda que inferiores aos previstos pelas Finanças, a rondar os 0,4 pontos percentuais.

No entanto, a diferença não é crítica, uma vez que o CFP afirma que os excedentes previstos “elevam a margem de segurança” em relação a duas regras europeias: de um défice de 3% e o Objetivo de Médio Prazo, de um saldo estrutural equilibrado a partir de 2020 e que se deve manter até ao final da proteção.

O Banco de Portugal também diz que a meta de Mário Centeno para este ano é “claramente alcançável“. O primeiro semestre, que é normalmente pior do que o segundo em termos de equilíbrio orçamental, registou um excedente de 0,3%, quando corrigido de efeitos extra.

CFP e BdP mais otimistas: “Esse dia chegou”

Esta quinta-feira, questionado sobre a projeções para o crescimento económico feitas por Banco de Portugal (BdP) e pelo Conselho de Finanças Públicas, António Costa respondeu que sempre esperou pelo dia em que essas instituições “seriam mais otimistas do que o Governo”. “Esse dia chegou.”

Desta vez fomos mais conservadores”, acrescentou o primeiro-ministro, citado pelo Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. «…Governo tem margem para aumentar salários…» – in ZAP aeiou

    De nada serve o aumento dos salários se não for efectuada a diminuição e congelamento dos preços das rendas, água, electricidade, telecomunicações, e bens essenciais de consumo; se isto não for feito os cidadãos continuarão a viver sem dignidade, no limiar da pobreza, e praticamente sem dinheiro após pagarem as despesas.

    Uma medida urgente, é a revogação da Lei das Rendas, criada pelo Centro Democrático Social (CDS) e o Partido Social Democrata (PSD), que para além de ser inconstitucional, está a pôr em causa o direito à habitação (Artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa) e o bem-estar dos cidadãos assim como o desenvolvimento e prática de actividades comerciais.

  2. Lá vai continuar o regabofe. Nós, privado, sustentamos tudo isto. A festa é por nossa conta. Viva o dinheiro dos nossos impostos que infelizmente dá para tudo.

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …