Conselho das Finanças Públicas. Governo tem margem para aumentar salários e contratar

Manuel De Almeida / Lusa

O primeiro-ministro António Costa e o ministro das Finanças Mário Centeno

O Conselho das Finanças Públicas projeta um excedente orçamental de 0,1% do PIB este ano, melhor do que o défice de 0,2% que o Ministério das Finanças ainda mantém como expectável.

O Governo português deverá conseguir aumentar salários na função pública, em linha com a inflação, e ainda contratar novos funcionários durante a próxima legislatura. Este é o cenário traçado pela mais recente análise do Conselho das Finanças Públicas (CFP), avança o Jornal de Negócios esta sexta-feira.

As projeções económicas e orçamentais do CFP para o período 2019-2023 são favoráveis. Mesmo com um aumento do emprego público em 1% e uma “atualização anual dos salários dos funcionários públicos de acordo com o Índice de Preços Consumidor”, o Governo de António Costa conseguirá reforçar o excedente orçamental nos próximos quatro anos.

O CFP projeta um excedente orçamental de 0,1% do PIB este ano, melhor do que o défice de 0,2% estimado pelo Ministério das Finanças. A diferença dá margem para o primeiro orçamento da legislatura, mas é também o “ponto de partida” para os próximos anos, aponta o organismo, citado pelo Negócios.

A partir de 2021, o Conselho das Finanças Públicas continua a prever saldos orçamentais positivos, ainda que inferiores aos previstos pelas Finanças, a rondar os 0,4 pontos percentuais.

No entanto, a diferença não é crítica, uma vez que o CFP afirma que os excedentes previstos “elevam a margem de segurança” em relação a duas regras europeias: de um défice de 3% e o Objetivo de Médio Prazo, de um saldo estrutural equilibrado a partir de 2020 e que se deve manter até ao final da proteção.

O Banco de Portugal também diz que a meta de Mário Centeno para este ano é “claramente alcançável“. O primeiro semestre, que é normalmente pior do que o segundo em termos de equilíbrio orçamental, registou um excedente de 0,3%, quando corrigido de efeitos extra.

CFP e BdP mais otimistas: “Esse dia chegou”

Esta quinta-feira, questionado sobre a projeções para o crescimento económico feitas por Banco de Portugal (BdP) e pelo Conselho de Finanças Públicas, António Costa respondeu que sempre esperou pelo dia em que essas instituições “seriam mais otimistas do que o Governo”. “Esse dia chegou.”

Desta vez fomos mais conservadores”, acrescentou o primeiro-ministro, citado pelo Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. «…Governo tem margem para aumentar salários…» – in ZAP aeiou

    De nada serve o aumento dos salários se não for efectuada a diminuição e congelamento dos preços das rendas, água, electricidade, telecomunicações, e bens essenciais de consumo; se isto não for feito os cidadãos continuarão a viver sem dignidade, no limiar da pobreza, e praticamente sem dinheiro após pagarem as despesas.

    Uma medida urgente, é a revogação da Lei das Rendas, criada pelo Centro Democrático Social (CDS) e o Partido Social Democrata (PSD), que para além de ser inconstitucional, está a pôr em causa o direito à habitação (Artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa) e o bem-estar dos cidadãos assim como o desenvolvimento e prática de actividades comerciais.

  2. Lá vai continuar o regabofe. Nós, privado, sustentamos tudo isto. A festa é por nossa conta. Viva o dinheiro dos nossos impostos que infelizmente dá para tudo.

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …