Marques Mendes: Centeno será candidato nas legislativas ao lado de Costa

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes disse este domingo no seu espaço habitual de comentário na SIC que o ministro das Finanças, Mário Centeno, será candidato às legislativas de 6 de outubro ao lado do primeiro-ministro, António Costa.

Segundo o antigo líder do PSD, que recordou que “o cenário agora é outro”, Mário Centeno vai ficar em Portugal, deixado uma eventual carreira internacional para depois de 2021.

“Acho que Centeno teve a ideia de ir para comissário, mas o cenário agora é outro. Centeno está mais para ficar do que para sair. Quer continuar a ser ministro das Finanças, pelo menos até 2021, quando Portugal recebe a presidência da Comissão Europeia“, disse Luís Marques Mendes no Jornal da Noite.

 

Portugal irá receber a presidência rotativa da Comissão Europeia na primeira metade de 2021. O atual ministro das Finanças deverá ser reconduzido no cargo, permitindo a sua continuidade como presidente do Eurogrupo, que integra os ministros da zona euro.

Segundo Marques Mendes, o líder das Finanças “vai ser candidato” e, caso o PS ganhe as eleições tal como apontam as sondagens mais recentes, Centeno “vai manter-se como ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo”.

Na sua opinião, terminada a presidência da Comissão Europeia, Centeno pode sair para uma carreira internacional na OCDE, Fundo Monetário Internacional ou Banco Mundial. “Não vai para o Banco de Portugal”, garantiu, dando conta que “Elisa Ferreira é a candidata mais séria” para substituir o atual líder Carlos Costa.

Marques Mendes comentou também a sondagem mais recente, na qual o PS surge a 15 pontos do PSD. Face aos resultados, que mostram também uma queda do CDS, o comentador considerou que “os partidos do centro direita estão numa crise séria”.

A “boa notícia” desta sondagem, completou, chega para os socialistas: “O Partido Socialista depende de si próprio para ter maioria absoluta”, considerou.

Quanto à popularidade do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, junto dos eleitores de todos os partidos, com exceção do Bloco de Esquerda, leva o comentador a defini-lo como “Marcelo superstar”. No entender de Marques Mendes, António Costa não deverá apresentar nenhum candidato socialista às próximas presidenciais para “não correr o risco de uma derrota humilhante”.

“O pacote de transparência é uma vergonha”

No mesmo espaço de cometário, Marques Mendes criticou ainda os deputados da Assembleia da República em geral por proporem uma Lei do Lóbi que “não é consistente nem rigorosa”, considerando o pacote da transparência como “uma vergonha”.

“O que se passa é uma vergonha, os deputados encobrem-se uns aos outros, decidem em causa própria, são cúmplices uns dos outros”, apontou.

“O país precisa de uma comissão de ética da Assembleia da República” para combater a corrupção e a falta de ética e acabar com a contínua “desculpabilização” e “conivência” dos próprios deputados, acrescentou, defendendo ainda que os autarcas e deputados acusados ou arguidos em processos crime “devem suspender funções”.

Quanto ao financiamento das campanhas eleitorais, o também ex-líder do PSD lembrou que “ninguém dá dinheiro para uma campanha eleitoral de forma inocente (…) estão sempre à espera de uma contrapartida, e isso condiciona os partidos”.

Marques Mendes falou do debate do Estado da Nação e, apesar de fazer uma balanço globalmente positivo da legislatura, considerou que a discussão deu-se em torno de um “debate em circuito fechado, descolado da realidade e só com chavões”.

O comentador, que disse que “estes debates não interessam a ninguém”, apontou ainda que António Costa não traçou um “cenário cor-de-rosa”, mas antes “azul celeste”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … queria fazer figura na Europa mas… fez foi papel de… devido à sua incompetência fica por cá a ver se come qualquer coisa do ZÉ povinho como até agora ele e os outros ASSALARIADOS e já agora os que deviam estar na cadeia também.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …