Marques Mendes: Centeno será candidato nas legislativas ao lado de Costa

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes disse este domingo no seu espaço habitual de comentário na SIC que o ministro das Finanças, Mário Centeno, será candidato às legislativas de 6 de outubro ao lado do primeiro-ministro, António Costa.

Segundo o antigo líder do PSD, que recordou que “o cenário agora é outro”, Mário Centeno vai ficar em Portugal, deixado uma eventual carreira internacional para depois de 2021.

“Acho que Centeno teve a ideia de ir para comissário, mas o cenário agora é outro. Centeno está mais para ficar do que para sair. Quer continuar a ser ministro das Finanças, pelo menos até 2021, quando Portugal recebe a presidência da Comissão Europeia“, disse Luís Marques Mendes no Jornal da Noite.

 

Portugal irá receber a presidência rotativa da Comissão Europeia na primeira metade de 2021. O atual ministro das Finanças deverá ser reconduzido no cargo, permitindo a sua continuidade como presidente do Eurogrupo, que integra os ministros da zona euro.

Segundo Marques Mendes, o líder das Finanças “vai ser candidato” e, caso o PS ganhe as eleições tal como apontam as sondagens mais recentes, Centeno “vai manter-se como ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo”.

Na sua opinião, terminada a presidência da Comissão Europeia, Centeno pode sair para uma carreira internacional na OCDE, Fundo Monetário Internacional ou Banco Mundial. “Não vai para o Banco de Portugal”, garantiu, dando conta que “Elisa Ferreira é a candidata mais séria” para substituir o atual líder Carlos Costa.

Marques Mendes comentou também a sondagem mais recente, na qual o PS surge a 15 pontos do PSD. Face aos resultados, que mostram também uma queda do CDS, o comentador considerou que “os partidos do centro direita estão numa crise séria”.

A “boa notícia” desta sondagem, completou, chega para os socialistas: “O Partido Socialista depende de si próprio para ter maioria absoluta”, considerou.

Quanto à popularidade do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, junto dos eleitores de todos os partidos, com exceção do Bloco de Esquerda, leva o comentador a defini-lo como “Marcelo superstar”. No entender de Marques Mendes, António Costa não deverá apresentar nenhum candidato socialista às próximas presidenciais para “não correr o risco de uma derrota humilhante”.

“O pacote de transparência é uma vergonha”

No mesmo espaço de cometário, Marques Mendes criticou ainda os deputados da Assembleia da República em geral por proporem uma Lei do Lóbi que “não é consistente nem rigorosa”, considerando o pacote da transparência como “uma vergonha”.

“O que se passa é uma vergonha, os deputados encobrem-se uns aos outros, decidem em causa própria, são cúmplices uns dos outros”, apontou.

“O país precisa de uma comissão de ética da Assembleia da República” para combater a corrupção e a falta de ética e acabar com a contínua “desculpabilização” e “conivência” dos próprios deputados, acrescentou, defendendo ainda que os autarcas e deputados acusados ou arguidos em processos crime “devem suspender funções”.

Quanto ao financiamento das campanhas eleitorais, o também ex-líder do PSD lembrou que “ninguém dá dinheiro para uma campanha eleitoral de forma inocente (…) estão sempre à espera de uma contrapartida, e isso condiciona os partidos”.

Marques Mendes falou do debate do Estado da Nação e, apesar de fazer uma balanço globalmente positivo da legislatura, considerou que a discussão deu-se em torno de um “debate em circuito fechado, descolado da realidade e só com chavões”.

O comentador, que disse que “estes debates não interessam a ninguém”, apontou ainda que António Costa não traçou um “cenário cor-de-rosa”, mas antes “azul celeste”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … queria fazer figura na Europa mas… fez foi papel de… devido à sua incompetência fica por cá a ver se come qualquer coisa do ZÉ povinho como até agora ele e os outros ASSALARIADOS e já agora os que deviam estar na cadeia também.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …