Marques Mendes: Centeno será candidato nas legislativas ao lado de Costa

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes disse este domingo no seu espaço habitual de comentário na SIC que o ministro das Finanças, Mário Centeno, será candidato às legislativas de 6 de outubro ao lado do primeiro-ministro, António Costa.

Segundo o antigo líder do PSD, que recordou que “o cenário agora é outro”, Mário Centeno vai ficar em Portugal, deixado uma eventual carreira internacional para depois de 2021.

“Acho que Centeno teve a ideia de ir para comissário, mas o cenário agora é outro. Centeno está mais para ficar do que para sair. Quer continuar a ser ministro das Finanças, pelo menos até 2021, quando Portugal recebe a presidência da Comissão Europeia“, disse Luís Marques Mendes no Jornal da Noite.

 

Portugal irá receber a presidência rotativa da Comissão Europeia na primeira metade de 2021. O atual ministro das Finanças deverá ser reconduzido no cargo, permitindo a sua continuidade como presidente do Eurogrupo, que integra os ministros da zona euro.

Segundo Marques Mendes, o líder das Finanças “vai ser candidato” e, caso o PS ganhe as eleições tal como apontam as sondagens mais recentes, Centeno “vai manter-se como ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo”.

Na sua opinião, terminada a presidência da Comissão Europeia, Centeno pode sair para uma carreira internacional na OCDE, Fundo Monetário Internacional ou Banco Mundial. “Não vai para o Banco de Portugal”, garantiu, dando conta que “Elisa Ferreira é a candidata mais séria” para substituir o atual líder Carlos Costa.

Marques Mendes comentou também a sondagem mais recente, na qual o PS surge a 15 pontos do PSD. Face aos resultados, que mostram também uma queda do CDS, o comentador considerou que “os partidos do centro direita estão numa crise séria”.

A “boa notícia” desta sondagem, completou, chega para os socialistas: “O Partido Socialista depende de si próprio para ter maioria absoluta”, considerou.

Quanto à popularidade do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, junto dos eleitores de todos os partidos, com exceção do Bloco de Esquerda, leva o comentador a defini-lo como “Marcelo superstar”. No entender de Marques Mendes, António Costa não deverá apresentar nenhum candidato socialista às próximas presidenciais para “não correr o risco de uma derrota humilhante”.

“O pacote de transparência é uma vergonha”

No mesmo espaço de cometário, Marques Mendes criticou ainda os deputados da Assembleia da República em geral por proporem uma Lei do Lóbi que “não é consistente nem rigorosa”, considerando o pacote da transparência como “uma vergonha”.

“O que se passa é uma vergonha, os deputados encobrem-se uns aos outros, decidem em causa própria, são cúmplices uns dos outros”, apontou.

“O país precisa de uma comissão de ética da Assembleia da República” para combater a corrupção e a falta de ética e acabar com a contínua “desculpabilização” e “conivência” dos próprios deputados, acrescentou, defendendo ainda que os autarcas e deputados acusados ou arguidos em processos crime “devem suspender funções”.

Quanto ao financiamento das campanhas eleitorais, o também ex-líder do PSD lembrou que “ninguém dá dinheiro para uma campanha eleitoral de forma inocente (…) estão sempre à espera de uma contrapartida, e isso condiciona os partidos”.

Marques Mendes falou do debate do Estado da Nação e, apesar de fazer uma balanço globalmente positivo da legislatura, considerou que a discussão deu-se em torno de um “debate em circuito fechado, descolado da realidade e só com chavões”.

O comentador, que disse que “estes debates não interessam a ninguém”, apontou ainda que António Costa não traçou um “cenário cor-de-rosa”, mas antes “azul celeste”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … queria fazer figura na Europa mas… fez foi papel de… devido à sua incompetência fica por cá a ver se come qualquer coisa do ZÉ povinho como até agora ele e os outros ASSALARIADOS e já agora os que deviam estar na cadeia também.

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …