Marques Mendes: Centeno será candidato nas legislativas ao lado de Costa

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luís Marques Mendes disse este domingo no seu espaço habitual de comentário na SIC que o ministro das Finanças, Mário Centeno, será candidato às legislativas de 6 de outubro ao lado do primeiro-ministro, António Costa.

Segundo o antigo líder do PSD, que recordou que “o cenário agora é outro”, Mário Centeno vai ficar em Portugal, deixado uma eventual carreira internacional para depois de 2021.

“Acho que Centeno teve a ideia de ir para comissário, mas o cenário agora é outro. Centeno está mais para ficar do que para sair. Quer continuar a ser ministro das Finanças, pelo menos até 2021, quando Portugal recebe a presidência da Comissão Europeia“, disse Luís Marques Mendes no Jornal da Noite.

 

Portugal irá receber a presidência rotativa da Comissão Europeia na primeira metade de 2021. O atual ministro das Finanças deverá ser reconduzido no cargo, permitindo a sua continuidade como presidente do Eurogrupo, que integra os ministros da zona euro.

Segundo Marques Mendes, o líder das Finanças “vai ser candidato” e, caso o PS ganhe as eleições tal como apontam as sondagens mais recentes, Centeno “vai manter-se como ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo”.

Na sua opinião, terminada a presidência da Comissão Europeia, Centeno pode sair para uma carreira internacional na OCDE, Fundo Monetário Internacional ou Banco Mundial. “Não vai para o Banco de Portugal”, garantiu, dando conta que “Elisa Ferreira é a candidata mais séria” para substituir o atual líder Carlos Costa.

Marques Mendes comentou também a sondagem mais recente, na qual o PS surge a 15 pontos do PSD. Face aos resultados, que mostram também uma queda do CDS, o comentador considerou que “os partidos do centro direita estão numa crise séria”.

A “boa notícia” desta sondagem, completou, chega para os socialistas: “O Partido Socialista depende de si próprio para ter maioria absoluta”, considerou.

Quanto à popularidade do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, junto dos eleitores de todos os partidos, com exceção do Bloco de Esquerda, leva o comentador a defini-lo como “Marcelo superstar”. No entender de Marques Mendes, António Costa não deverá apresentar nenhum candidato socialista às próximas presidenciais para “não correr o risco de uma derrota humilhante”.

“O pacote de transparência é uma vergonha”

No mesmo espaço de cometário, Marques Mendes criticou ainda os deputados da Assembleia da República em geral por proporem uma Lei do Lóbi que “não é consistente nem rigorosa”, considerando o pacote da transparência como “uma vergonha”.

“O que se passa é uma vergonha, os deputados encobrem-se uns aos outros, decidem em causa própria, são cúmplices uns dos outros”, apontou.

“O país precisa de uma comissão de ética da Assembleia da República” para combater a corrupção e a falta de ética e acabar com a contínua “desculpabilização” e “conivência” dos próprios deputados, acrescentou, defendendo ainda que os autarcas e deputados acusados ou arguidos em processos crime “devem suspender funções”.

Quanto ao financiamento das campanhas eleitorais, o também ex-líder do PSD lembrou que “ninguém dá dinheiro para uma campanha eleitoral de forma inocente (…) estão sempre à espera de uma contrapartida, e isso condiciona os partidos”.

Marques Mendes falou do debate do Estado da Nação e, apesar de fazer uma balanço globalmente positivo da legislatura, considerou que a discussão deu-se em torno de um “debate em circuito fechado, descolado da realidade e só com chavões”.

O comentador, que disse que “estes debates não interessam a ninguém”, apontou ainda que António Costa não traçou um “cenário cor-de-rosa”, mas antes “azul celeste”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … queria fazer figura na Europa mas… fez foi papel de… devido à sua incompetência fica por cá a ver se come qualquer coisa do ZÉ povinho como até agora ele e os outros ASSALARIADOS e já agora os que deviam estar na cadeia também.

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …