Centeno considera gravações de Varoufakis “politicamente lamentáveis”

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, “politicamente lamentável”.

“Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre isto. É algo que politicamente lamentamos, mas não comento”, limitou-se a responder Mário Centeno, quando questionado, na conferência de imprensa no final da reunião de hoje do Eurogrupo, sobre o facto de, na passada sexta-feira, o ex-ministro das Finanças grego ter fornecido ao presidente do Parlamento grego as polémicas gravações das reuniões do Eurogrupo durante o auge da crise grega, em 2015.

Atualmente deputado e líder do MeRA25, Yanis Varoufakis considerou que a gravação das sessões foi “completamente legítima” porque os representantes da troika de credores internacionais — União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional — “queriam humilhar não apenas a esquerda, mas todo o povo grego”, razão pela qual as entregou, num envelope, ao presidente do Parlamento grego, que as rejeitou, considerando a iniciativa “inadmissível”.

Também questionado sobre este episódio, o diretor-executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, que participou nesses encontros, considerou hoje igualmente que é de “lamentar esta quebra de confidencialidade”.

“Ao mesmo tempo, espero que tenha utilizado tudo aquilo que ele próprio achou interessante no livro que foi publicado”, acrescentou.

Apesar de o combate pela transparência que promoveu nas altas esferas institucionais ter sido decisiva para a sua afirmação como um “ícone” político, a revelação de que Varoufakis tinha gravado em segredo as reuniões do Eurogrupo provocou acesa polémica, na Grécia e a nível europeu.

As regras do Eurogrupo não impedem a gravação das reuniões, apesar de se considerar adquirido que os participantes mantêm a sua confidencialidade.

Num primeiro momento, Varoufakis negou ter gravado as sessões, mas depois reconheceu que registou o seu conteúdo numa entrada do seu blogue pessoal. Assegurou que tomou a decisão para informar “com frases exatas” o primeiro-ministro, a equipa governamental e o Parlamento grego.

A transcrição destas gravações serviu posteriormente de base para o seu livro Adults In The Room: My Battle With Europe’s Deep Establishment e ao filme de Costa-Gravas com o mesmo nome Adults in the Room.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O sr. Varoufakis é, claro, um desequilibrado, um daqueles lunáticos que se afirmam de esquerda para ganhar espaço mediático. Na verdade, não passa de um descompensado de estilo de vida burguês, como se ficou a saber pela forma desabrida como se expunha na sua mansão de férias. ele é homem para este tipo de procedimentos de baixo nível e mais, ao estilo dos seus amigos portugueses do BE.

RESPONDER

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …