Centeno considera gravações de Varoufakis “politicamente lamentáveis”

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, “politicamente lamentável”.

“Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre isto. É algo que politicamente lamentamos, mas não comento”, limitou-se a responder Mário Centeno, quando questionado, na conferência de imprensa no final da reunião de hoje do Eurogrupo, sobre o facto de, na passada sexta-feira, o ex-ministro das Finanças grego ter fornecido ao presidente do Parlamento grego as polémicas gravações das reuniões do Eurogrupo durante o auge da crise grega, em 2015.

Atualmente deputado e líder do MeRA25, Yanis Varoufakis considerou que a gravação das sessões foi “completamente legítima” porque os representantes da troika de credores internacionais — União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional — “queriam humilhar não apenas a esquerda, mas todo o povo grego”, razão pela qual as entregou, num envelope, ao presidente do Parlamento grego, que as rejeitou, considerando a iniciativa “inadmissível”.

Também questionado sobre este episódio, o diretor-executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, que participou nesses encontros, considerou hoje igualmente que é de “lamentar esta quebra de confidencialidade”.

“Ao mesmo tempo, espero que tenha utilizado tudo aquilo que ele próprio achou interessante no livro que foi publicado”, acrescentou.

Apesar de o combate pela transparência que promoveu nas altas esferas institucionais ter sido decisiva para a sua afirmação como um “ícone” político, a revelação de que Varoufakis tinha gravado em segredo as reuniões do Eurogrupo provocou acesa polémica, na Grécia e a nível europeu.

As regras do Eurogrupo não impedem a gravação das reuniões, apesar de se considerar adquirido que os participantes mantêm a sua confidencialidade.

Num primeiro momento, Varoufakis negou ter gravado as sessões, mas depois reconheceu que registou o seu conteúdo numa entrada do seu blogue pessoal. Assegurou que tomou a decisão para informar “com frases exatas” o primeiro-ministro, a equipa governamental e o Parlamento grego.

A transcrição destas gravações serviu posteriormente de base para o seu livro Adults In The Room: My Battle With Europe’s Deep Establishment e ao filme de Costa-Gravas com o mesmo nome Adults in the Room.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O sr. Varoufakis é, claro, um desequilibrado, um daqueles lunáticos que se afirmam de esquerda para ganhar espaço mediático. Na verdade, não passa de um descompensado de estilo de vida burguês, como se ficou a saber pela forma desabrida como se expunha na sua mansão de férias. ele é homem para este tipo de procedimentos de baixo nível e mais, ao estilo dos seus amigos portugueses do BE.

RESPONDER

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …