Centeno e Governador do Banco de Portugal à beira da ruptura

Manuel de Almeida / Lusa

As declarações do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre as “tentações” do Governo de reduzir a independência dos bancos centrais, caíram mal no seio das Finanças que exigem a Governador que se “retrate”.

“A tentação de reduzir a independência dos bancos centrais não é só dos países do sul”, referiu o Governador Carlos Costa durante uma conferência do Banco de Portugal (BdP), conforme cita o jornal Público.

“Onde está o tesouro, há sempre tentações de o tirar”, terá dito ainda, segundo o Correio da Manhã.

Estas declarações surgem no rescaldo da proposta de reestruturação da supervisão financeira feita pelo ministério de Mário Centeno e que altera a forma de nomeação do Governador do BdP e determina a existência de um supervisor, nomeado pelo Executivo, com poderes reforçados, incluindo o da resolução bancária para entidades em dificuldades.

O actual Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, composto pelo Banco de Portugal (BdP), pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e pela Autoridade de Supervisão de Seguros, será, assim, substituído pelo Conselho de Supervisão e Estabilidade Financeira.

Carlos Costa parece reagir a essa mudança levada a cabo pelo Governo e uma fonte oficial das Finanças diz ao Eco.pt que a atitude do Governador “é lamentável”.

“Nunca foi essa a postura nem a forma como o Ministério das Finanças se relacionou com o Banco de Portugal. Esperamos que o senhor governador se retrate das declarações que fez em nome de um relacionamento institucional saudável“, acrescenta a mesma fonte das Finanças.

O Público lembra que o “ambiente de tensão entre Finanças e banco central não é uma novidade”, abordando o facto de ter havido outros casos, num passado recente, que ilustram “divergências e dificuldades de entendimento”, nomeadamente na resolução do BES e na distribuição dos dividendos do BdP.

E é precisamente este tema dos dividendos do BdP que está também na ordem do dia, quando o Governo está a preparar a proposta do Orçamento do Estado para 2018.

O Público nota que o Executivo tem que chegar a entendimento com o BdP quanto ao valor dos dividendos que serão entregues pelo banco central ao Estado, no próximo ano. Este ponto é fundamental para as contas do Governo, no sentido de cumprir as metas orçamentais.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …