/

Centeno diz que coronabonds podem ser uma solução para travar a crise

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo, Mario Centeno

O ministro das Finanças Mário Centeno diz que os coronabonds ainda podem ser uma solução para travar a crise económica causada pela pandemia de covid-19.

Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o presidente do Eurogrupo sugere que a mutualização da dívida entre os países da União Europeia através dos coronabonds ainda podem vir a fazer parte do plano de ação.

“Existe uma proposta para usar o orçamento europeu e outra para emitir dívida comum. E uma não exclui a outra”, disse Mário Centeno.

O Jornal Económico explica que a Europa está dividida no que toca a este assunto. Enquanto um bloco liderado por Espanha e Itália, no qual se integra Portugal, defende os coronabonds, outro bloco liderado pela Holanda, e com Alemanha, Áustria e Finlândia a favor, rejeita essa possibilidade.

Os líderes europeus reúnem-se dia 23 de abril, por videoconferência, para discutir um pacote económico que fomente o crescimento económico após a pandemia de covid-19. “Vai ser uma reunião importante, espero que nos dê alguma orientação”, reconheceu Mário Centeno.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.