O ministro das Finanças Mário Centeno diz que os coronabonds ainda podem ser uma solução para travar a crise económica causada pela pandemia de covid-19.
Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o presidente do Eurogrupo sugere que a mutualização da dívida entre os países da União Europeia através dos coronabonds ainda podem vir a fazer parte do plano de ação.
“Existe uma proposta para usar o orçamento europeu e outra para emitir dívida comum. E uma não exclui a outra”, disse Mário Centeno.
O Jornal Económico explica que a Europa está dividida no que toca a este assunto. Enquanto um bloco liderado por Espanha e Itália, no qual se integra Portugal, defende os coronabonds, outro bloco liderado pela Holanda, e com Alemanha, Áustria e Finlândia a favor, rejeita essa possibilidade.
Os líderes europeus reúnem-se dia 23 de abril, por videoconferência, para discutir um pacote económico que fomente o crescimento económico após a pandemia de covid-19. “Vai ser uma reunião importante, espero que nos dê alguma orientação”, reconheceu Mário Centeno.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe