Há cinco anos, PSD arrasou o milagre dos números de Centeno. Agora, Centeno arrasa contas de Rio

António Cotrim / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Em 2015, as propostas do cenário de Mário Centeno tinham sido reprovadas pelos sociais-democratas. Agora, em 2019, o ministro das Finanças critica a redução da despesa do cenário macroeconómico do PSD.

Em 2015, António Costa pediu a um grupo de peritos, liderado por Mário Centeno, para preparar uma agenda, designada Uma Década para Portugal, que serviria de base ao programa do Partido Socialista nas eleições que teriam lugar em outubro. O PSD criticou, considerando-o irrealista, fez 29 perguntas e queria, inclusivamente, que a UTAO avaliasse aquelas contas.

Quatro anos depois, com o PSD na oposição, o cenário repete-se (mas invertido). O líder social-democrata, Rui Rio, apresentou o seu cenário macroeconómico que estará na raiz do seu programa eleitoral. Mário Centeno criticou-o.

Este sábado, em entrevista ao jornal Público, o ministro das Finanças afirmou que as medidas do PSD não são razoáveis. “Não vejo uma dificuldade significativa no cenário macro apresentado pelo PSD desse ponto de vista. Já a mesma coisa não penso em relação à sua razoabilidade orçamental, onde, do pouco que sabemos daquele programa, me parece que falha ali quase tudo.”

“Sabemos que a receita fiscal vai cair quando comparando com todos os outros cenários. E depois há ali o habitual milagre do corte da despesa que levanta algumas dúvidas, em particular no que diz respeito aos consumos intermédios. Aquelas despesas que estão previstas no programa do PSD não me parece que cheguem para dar resposta a essas obrigações”, considera.

Em 2015, as despesas do programa de Centeno foram, da mesma forma, criticadas pelo PSD, uma vez que, segundo a oposição, eram tais que não permitiriam respeitar as regras orçamentais europeias.

Segundo o Expresso, o então porta-voz do partido quis respostas, e decidiu enviar 29 perguntas ao PS. Devolver os cortes salariais na Função Pública de forma mais acelerada e eliminar a sobretaxa do IRS, a par da descida do IVA na restauração para 13% faziam parte do leque de propostas apresentado pelos peritos chamados pelo PS. Antecipava-se um crescimento médio de 2,6% ao ano, com a chegada a um défice de 0,9% em 2019.

Na altura, o líder Pedro Passos Coelho queria que a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) fizesse uma avaliação às propostas do PS. ““Gastar o que não temos porque, no futuro, outros pagarão a conta”, reprovou o deputado José Matos Correia, na altura vice-presidente do PSD. “Não é uma alternativa real, é uma pseudo-alternativa.”

O próprio primeiro-ministro de então deixou críticas à política proposta. “É correr o risco de ainda ter mais défice e mais dívida, porque milagrosamente o que nunca ninguém resolveu em parte nenhuma do mundo, o PS vai aqui resolver, que é pôr a economia a crescer sem criar dívida, distribuindo dinheiro por toda a gente. Quem é que acredita nisto?.”

Naquele ano, numa entrevista ao Jornal de Negócios, Centeno afirmou que não há milagres. “Nada do que aqui está tenta transformar milagrosamente a economia portuguesa. Não há aqui nenhuma promessa vã nesse sentido.”

Agora, em 2019, o cenário inverte-se: Mário Centeno considera que é do PSD que vêm milagres – “o habitual milagre do corte da despesa”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Promessa do kostinha, igual à do RR:

    Costa promete cortes nos impostos e não chantageia portugueses para pedir maioria absoluta
    Resposta chega? Ou é preciso mais?

    • É preciso é menos. A comparação é entre os comentários do PSD Às contas do programa do PS de 2015 e os comentários de Centeno ao programa de 2019 do PSD. Ir buscar que o Costa pediu (sem rodeios) maioria absoluta, nem vem a propósito. Não tem nada a ver com críticas a contas.

      • Mas lá que o Costa (entre muitas outras promessas nunca cumpridas) disse que desceria o ISP no caso do preço do barril subir no mercado internacional, lá isso disse!

RESPONDER

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …