Centenas na Nazaré para ver as ondas e McNamara

Garrett-McNamara / Facebook

-

Centenas de pessoas deslocaram-se hoje à Praia do Norte, na Nazaré, na expectativa de verem o surfista havaiano Garrett McNamara realizar mais uma proeza em ondas gigantes.

Ainda não eram 07:00 quando André Valentim, de 26 anos, e os amigos se posicionaram junto ao farol.

“Viemos ver se McNamara vai entrar e surfar”, disse à agência Lusa o jovem da Benedita, concelho de Alcobaça, também surfista, que já se aventurou na Praia do Norte, mas “não com ondas do tamanho” das que estavam hoje.

E perante a possibilidade de o surfista que colocou a Nazaré no mapa das ondas gigantes não dar espetáculo, André Valentim respondeu: “Há mais marés que marinheiros. Não fico dececionado”.

Também era noite quando o casal Ana e César Mendes, moradores na Nazaré, foi espreitar o mar da Praia do Norte.

“Esta publicidade toda é ótima para a Nazaré. As ondas para nós não são novidade, mas agora descobriram a pólvora. Faltavam vir os aventureiros”, considerou César Mendes, de 35 anos.

Indiferente ao frio que se fazia sentir, Marília Figueiredo, de 69 anos, residente em Pataias, Alcobaça, tinha expectativas elevadas: “Espero ver estes homens bravos a dominar este mar”.

Munidos de máquinas de filmar, fotografar e telemóveis, muitos curiosos, individualmente ou acompanhados pelas famílias, acorreram ao Sítio da Nazaré, como Tiago Pina, de 23 anos, açoriano a estudar no Porto.

“Estou meio satisfeito”, declarou, depois de ter visto “ondas grandes” e antes de McNamara e mais uma dezena de surfistas, nacionais e estrangeiros, se colocarem a postos para a “aventura”.

Já a meio da manhã, Luciana Gordinho, de 67 anos, desabafava: “Hoje esperava ver a ‘gigantinha’, mas já vi na Barra de Aveiro ondas maiores que estas”.

Garrett-McNamara / facebook

Garrett McNamara

Garrett McNamara

Aos jornalistas, Garrett McNamara explicou que “a onda não estava a quebrar no ponto certo”, referindo que no sábado à noite houve “muito vento” e a prancha saltava.

Ainda assim, mostrou-se satisfeito porque ter conseguido “apanhar” uma onda na qual conseguiu testar a nova prancha.

“A prancha é fantástica e eu consegui ir muito depressa”, afirmou, considerando que o dia de hoje foi um “teste perfeito” para o novo equipamento, esperando regressar ao mar na quarta-feira.

Reiterando que se “sente em casa”, o surfista afirmou-se muito satisfeito pela quantidade de pessoas que acorreram à praia: “Foi perfeito, regressámos em segurança e pude testar a minha prancha”.

Questionado sobre a eventualidade de a praia receber alguma competição no futuro, o surfista observou: “É preciso virem mais pessoas surfar e saber a opinião delas”.

“Se os portugueses quiserem uma competição aqui, eu farei o que os portugueses quiserem”, afirmou.

A 1 de Novembro de 2011, McNamara bateu pela primeira vez na Praia do Norte o recorde da maior onda surfada, com um registo certificado pela Guiness World Records. Esta mesma onda valeu-lhe o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

(dr) Tó Mané

Em 1 de novembro de 2011, Garrett McNamara bateu pela primeira vez o recorde da maior onda surfada, na Nazaré, com esta onda.

Em 1 de novembro de 2011, Garrett McNamara bateu pela primeira vez o recorde da maior onda surfada, na Nazaré, com esta onda.

O havaiano continuou a tentar a sorte na Nazaré, tendo surfado, a 28 de Janeiro de 2013, uma onda que se acredita possa ter chegado aos 30 metros.

No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong, por ser “fortemente contra” o consumo de álcool e aquele ser patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.

A 28 de Outubro de 2013, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton surfaram ondas que se consideram passíveis de ter superado a de McNamara.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …