Centenas na Nazaré para ver as ondas e McNamara

Garrett-McNamara / Facebook

-

Centenas de pessoas deslocaram-se hoje à Praia do Norte, na Nazaré, na expectativa de verem o surfista havaiano Garrett McNamara realizar mais uma proeza em ondas gigantes.

Ainda não eram 07:00 quando André Valentim, de 26 anos, e os amigos se posicionaram junto ao farol.

“Viemos ver se McNamara vai entrar e surfar”, disse à agência Lusa o jovem da Benedita, concelho de Alcobaça, também surfista, que já se aventurou na Praia do Norte, mas “não com ondas do tamanho” das que estavam hoje.

E perante a possibilidade de o surfista que colocou a Nazaré no mapa das ondas gigantes não dar espetáculo, André Valentim respondeu: “Há mais marés que marinheiros. Não fico dececionado”.

Também era noite quando o casal Ana e César Mendes, moradores na Nazaré, foi espreitar o mar da Praia do Norte.

“Esta publicidade toda é ótima para a Nazaré. As ondas para nós não são novidade, mas agora descobriram a pólvora. Faltavam vir os aventureiros”, considerou César Mendes, de 35 anos.

Indiferente ao frio que se fazia sentir, Marília Figueiredo, de 69 anos, residente em Pataias, Alcobaça, tinha expectativas elevadas: “Espero ver estes homens bravos a dominar este mar”.

Munidos de máquinas de filmar, fotografar e telemóveis, muitos curiosos, individualmente ou acompanhados pelas famílias, acorreram ao Sítio da Nazaré, como Tiago Pina, de 23 anos, açoriano a estudar no Porto.

“Estou meio satisfeito”, declarou, depois de ter visto “ondas grandes” e antes de McNamara e mais uma dezena de surfistas, nacionais e estrangeiros, se colocarem a postos para a “aventura”.

Já a meio da manhã, Luciana Gordinho, de 67 anos, desabafava: “Hoje esperava ver a ‘gigantinha’, mas já vi na Barra de Aveiro ondas maiores que estas”.

Garrett-McNamara / facebook

Garrett McNamara

Garrett McNamara

Aos jornalistas, Garrett McNamara explicou que “a onda não estava a quebrar no ponto certo”, referindo que no sábado à noite houve “muito vento” e a prancha saltava.

Ainda assim, mostrou-se satisfeito porque ter conseguido “apanhar” uma onda na qual conseguiu testar a nova prancha.

“A prancha é fantástica e eu consegui ir muito depressa”, afirmou, considerando que o dia de hoje foi um “teste perfeito” para o novo equipamento, esperando regressar ao mar na quarta-feira.

Reiterando que se “sente em casa”, o surfista afirmou-se muito satisfeito pela quantidade de pessoas que acorreram à praia: “Foi perfeito, regressámos em segurança e pude testar a minha prancha”.

Questionado sobre a eventualidade de a praia receber alguma competição no futuro, o surfista observou: “É preciso virem mais pessoas surfar e saber a opinião delas”.

“Se os portugueses quiserem uma competição aqui, eu farei o que os portugueses quiserem”, afirmou.

A 1 de Novembro de 2011, McNamara bateu pela primeira vez na Praia do Norte o recorde da maior onda surfada, com um registo certificado pela Guiness World Records. Esta mesma onda valeu-lhe o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

(dr) Tó Mané

Em 1 de novembro de 2011, Garrett McNamara bateu pela primeira vez o recorde da maior onda surfada, na Nazaré, com esta onda.

Em 1 de novembro de 2011, Garrett McNamara bateu pela primeira vez o recorde da maior onda surfada, na Nazaré, com esta onda.

O havaiano continuou a tentar a sorte na Nazaré, tendo surfado, a 28 de Janeiro de 2013, uma onda que se acredita possa ter chegado aos 30 metros.

No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong, por ser “fortemente contra” o consumo de álcool e aquele ser patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.

A 28 de Outubro de 2013, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton surfaram ondas que se consideram passíveis de ter superado a de McNamara.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …