Centenas na Nazaré para ver as ondas e McNamara

Garrett-McNamara / Facebook

-

Centenas de pessoas deslocaram-se hoje à Praia do Norte, na Nazaré, na expectativa de verem o surfista havaiano Garrett McNamara realizar mais uma proeza em ondas gigantes.

Ainda não eram 07:00 quando André Valentim, de 26 anos, e os amigos se posicionaram junto ao farol.

“Viemos ver se McNamara vai entrar e surfar”, disse à agência Lusa o jovem da Benedita, concelho de Alcobaça, também surfista, que já se aventurou na Praia do Norte, mas “não com ondas do tamanho” das que estavam hoje.

E perante a possibilidade de o surfista que colocou a Nazaré no mapa das ondas gigantes não dar espetáculo, André Valentim respondeu: “Há mais marés que marinheiros. Não fico dececionado”.

Também era noite quando o casal Ana e César Mendes, moradores na Nazaré, foi espreitar o mar da Praia do Norte.

“Esta publicidade toda é ótima para a Nazaré. As ondas para nós não são novidade, mas agora descobriram a pólvora. Faltavam vir os aventureiros”, considerou César Mendes, de 35 anos.

Indiferente ao frio que se fazia sentir, Marília Figueiredo, de 69 anos, residente em Pataias, Alcobaça, tinha expectativas elevadas: “Espero ver estes homens bravos a dominar este mar”.

Munidos de máquinas de filmar, fotografar e telemóveis, muitos curiosos, individualmente ou acompanhados pelas famílias, acorreram ao Sítio da Nazaré, como Tiago Pina, de 23 anos, açoriano a estudar no Porto.

“Estou meio satisfeito”, declarou, depois de ter visto “ondas grandes” e antes de McNamara e mais uma dezena de surfistas, nacionais e estrangeiros, se colocarem a postos para a “aventura”.

Já a meio da manhã, Luciana Gordinho, de 67 anos, desabafava: “Hoje esperava ver a ‘gigantinha’, mas já vi na Barra de Aveiro ondas maiores que estas”.

Garrett-McNamara / facebook

Garrett McNamara

Garrett McNamara

Aos jornalistas, Garrett McNamara explicou que “a onda não estava a quebrar no ponto certo”, referindo que no sábado à noite houve “muito vento” e a prancha saltava.

Ainda assim, mostrou-se satisfeito porque ter conseguido “apanhar” uma onda na qual conseguiu testar a nova prancha.

“A prancha é fantástica e eu consegui ir muito depressa”, afirmou, considerando que o dia de hoje foi um “teste perfeito” para o novo equipamento, esperando regressar ao mar na quarta-feira.

Reiterando que se “sente em casa”, o surfista afirmou-se muito satisfeito pela quantidade de pessoas que acorreram à praia: “Foi perfeito, regressámos em segurança e pude testar a minha prancha”.

Questionado sobre a eventualidade de a praia receber alguma competição no futuro, o surfista observou: “É preciso virem mais pessoas surfar e saber a opinião delas”.

“Se os portugueses quiserem uma competição aqui, eu farei o que os portugueses quiserem”, afirmou.

A 1 de Novembro de 2011, McNamara bateu pela primeira vez na Praia do Norte o recorde da maior onda surfada, com um registo certificado pela Guiness World Records. Esta mesma onda valeu-lhe o prémio de maior onda da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

(dr) Tó Mané

Em 1 de novembro de 2011, Garrett McNamara bateu pela primeira vez o recorde da maior onda surfada, na Nazaré, com esta onda.

Em 1 de novembro de 2011, Garrett McNamara bateu pela primeira vez o recorde da maior onda surfada, na Nazaré, com esta onda.

O havaiano continuou a tentar a sorte na Nazaré, tendo surfado, a 28 de Janeiro de 2013, uma onda que se acredita possa ter chegado aos 30 metros.

No entanto, McNamara retirou-a do concurso da Billabong, por ser “fortemente contra” o consumo de álcool e aquele ser patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico.

A 28 de Outubro de 2013, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton surfaram ondas que se consideram passíveis de ter superado a de McNamara.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …